1. Exemplos de currículo
  2. Trabalhador Rural
Escrito por Susan ShorSusan Shor

Exemplo de currículo para Trabalhador Rural e guia de redação

Um exemplo comprovado de currículo específico para a vaga + guia de redação para conseguir seu próximo emprego em 2024. Você pode editar este exemplo de currículo de Trabalhador Rural para obter um início rápido e criar facilmente um currículo perfeito em apenas alguns minutos. Basta preencher seus dados, baixar o novo currículo e candidatar-se a seu próximo emprego hoje mesmo!
4.2
Avaliação média
26 pessoas já avaliaram
Exemplo de currículo para Trabalhador Rural e guia de redação
Editar este currículo

O trabalho em uma fazenda pode até ser exigente fisicamente, mas é gratificante. Dependendo do tipo de fazenda, suas responsabilidades no dia a dia de trabalho podem ser bem diferentes. Além disso, você vivencia mudanças sazonais e condições climáticas que podem alterar o cronograma de trabalho. Tudo isso pode até tornar o seu trabalho mais interessante, mas também significa que você precisa ter um conjunto de diferentes habilidades.

Se você está pronto para plantar as sementes de um novo desafio, a Onlinecurriculo.com.br está aqui para ajudar!

Oferecemos um criador de currículos online,com  modelos de currículo projetados por especialistas, além deste guia que vai abranger os seguintes tópicos:

  • Como escrever um currículo de trabalhador rural.
  • Qual é o melhor formato para um currículo de trabalhador rural.
  • Dicas para cada seção do seu currículo (introdução, experiência profissional, formação acadêmica, competências).
  • Dicas profissionais de layout e design de currículos.

Em apenas 15 minutos, você terá em mãos todas as ferramentas necessárias para criar um currículo vencedor de trabalhador rural!

Continue sua leitura para aprender as melhores dicas e as regras mais úteis sobre o assunto.

Como escrever um currículo de trabalhador rural

Antes de começar a escrever o seu currículo de trabalhador rural, é preciso saber quais seções ele terá. Seu currículo precisa ter os seguintes elementos:

  • Cabeçalho do currículo
  • Introdução (também chamado de perfil ou declaração pessoal)
  • Seção de experiência profissional
  • Seção de competências
  • Seção de formação acadêmica

Escolhendo o melhor formato de currículo para um trabalhador rural

Se você começou sua carreira como trabalhador rural e continuou trabalhando na área, sua melhor escolha é o formato de currículo cronológico reverso. Nele, a seção de experiência profissional é organizada da sua experiência mais recente até suas experiências passadas (no máximo 10 anos).

Recomendamos fortemente que você utilize este formato, porque é o modelo mais aceito pela equipe de RH (é a opção que torna mais fácil encontrar as informações procuradas).

Ele também ajuda você, em casos de candidaturas online a uma vaga de emprego que utilize um Sistema de Rastreamento de Candidatos (ATS), que faz a digitalização e o upload do seu currículo em um software. O ATS é geralmente configurado em ordem cronológica reversa.

Se você teve uma carreira diferente anteriormente ou está no emprego há muito tempo, talvez seja uma boa opção considerar criar o seu currículo em um formato híbrido ou alternativo.

Exemplo de introdução de currículo

Deve incluir o meu objetivo? Preciso mesmo criar uma introdução para o meu currículo?

Em resposta à primeira pergunta: os empregadores sabem que seu objetivo é ser contratado, ou você não estaria se candidatando! Contudo, é importante usar esse espaço para escrever uma breve apresentação sobre seu perfil profissional. 

Já a resposta para a segunda pergunta é: mais ou menos. A seção “Introdução” é, em parte, um resumo profissional, mas também não deixa de ser uma chance de promover suas realizações durante a sua carreira e dar algum nível de personalidade ao seu currículo.

Escolha um ou dois pontos altos de sua experiência de trabalho, melhorias que você fez no trabalho e seus resultados, ou compartilhe informações sobre o aumento de eficiência gerado na execução de algum processo, como o de ordenha, por exemplo. Depois, descreva sua filosofia de cuidados com animais, cultivo/colheita de plantas e seu estilo de se relacionar com outros trabalhadores rurais e seu supervisor.

Se você adora trabalhar com animais de fazenda e tem experiência nisso, é aqui que essa experiência deve ser citada. Se, no entanto, seus talentos estão na operação segura de equipamentos pesados, foque nessa informação e assim por diante, sempre com base nessa lógica.

Como as habilidades agrícolas vão de operação de empilhadeira à criação de animais, você deve destacar a experiência que possui em áreas específicas, bem como suas habilidades gerais importantes para o trabalho.

A seção de introdução ou perfil do currículo não deve ter mais de quatro ou cinco frases (100 a 200 palavras), a menos que você esteja começando e sua experiência profissional seja pequena. Se você tem mais a dizer, sua carta de apresentação é um ótimo lugar para fazer isso. Você pode ler mais sobre como as cartas de apresentação podem ajudar os candidatos a empregos no nosso guia.

Modelo editável de introdução de currículo

Trabalhador rural experiente, com conhecimento e motivação para auxiliar nas tarefas diárias e projetos de longo prazo em fazendas. Habilidoso no uso de equipamentos e maquinário agrícola, além de vasto conhecimento em diversas práticas agrícolas. Competente em preparação do solo, processos de irrigação e poda de culturas. Comprometido em ser um membro engajado, flexível e parceiro da equipe.

Copiado!

Exemplo de experiência profissional

Sua seção de experiência profissional deve listar todos os cargos e empregadores que você teve anteriormente. Entretanto, suas descrições devem ser mais do que uma lista de responsabilidades. Como em sua introdução, enfatize cada item em tópicos que representem seu sucesso no trabalho.

Se você trabalhou em uma fazenda de laticínios e ajudou a aumentar a produção de leite, conte a história de como fez isso e ofereça dados que comprovem sua atuação e contribuição. Se você é habilidoso em reparar celeiros ou equipamentos agrícolas, dê um exemplo do que já fez.

Existem dois pontos principais na criação de uma seção de experiência profissional de sucesso:

  1. Aproveite cada atividade que já executou na fazenda para mostrar que aprendeu e cresceu. Não há necessidade de repetir que você colheu safras para cada trabalho que lista. Após incluir a habilidade em seu currículo, siga para os próximos tópicos listando outras realizações;
  2. Foque no trabalho exato para o qual está se candidatando. Personalizar seu currículo para cada vaga é talvez o fator MAIS importante na sua busca por emprego. Isso significa examinar minuciosamente a oferta de trabalho para a qual você está se candidatando e usar cada tópico da descrição da vaga para mostrar que já tem alguma experiência naquela função. Isso permitirá que os recrutadores vejam que você tem as habilidades necessárias para fazer o trabalho. Também te ajudará a passar pelo ATS, que classifica seu currículo parcialmente com base em palavras-chave e frases que aparecem na oferta de trabalho.

Liste sua experiência profissional de maneira geral, a menos que tenha crescido trabalhando em uma fazenda. Se você trabalhou em empregos com habilidades compatíveis, como manutenção de equipamentos mecânicos, inclua-os nessa área também. Use palavras de ação fortes que mostrem que você é destemido.

Modelo editável de experiência profissional em currículo

Trabalhador Rural na Fazenda Dois Irmãos, Sul de Minas Gerais
Junho 2016 - Fevereiro 2019

  • Gerenciei as operações diárias da fazenda, incluindo o plantio, cultivo e processamento de culturas de frutas e vegetais.
  • Trabalhei com diversas máquinas agrícolas na preparação do solo para diferentes processos.
  • Realizei a desrama, desbaste e a poda de diversas culturas.
  • Demonstrei ótima ética profissional e compromisso com o trabalho em equipe.

 

Ajudante na Fazenda Sete Nascentes, Goiás
Abril 2014 - Abril 2016

  • Atuei como uma excelente fonte de apoio para os agricultores, cumprindo as tarefas a mim atribuídas.
  • Me comuniquei de forma profissional e positiva com os outros membros da equipe.
  • Operei, cuidei e realizei reparos básicos em equipamentos agrícolas.
  • Lidei com a preparação da pré-ordenha seguindo as melhores e mais seguras práticas do setor.
  • Segui todos os procedimentos de sanitários conforme as especificações.
Copiado!

Exemplo de competências em um currículo de trabalhador rural

Esta seção lhe dá a oportunidade de demonstrar o seu conhecimento sobre processos rurais, procedimentos de colheita e conhecimento sobre equipamentos e máquinas agrícolas. Essas são as habilidades técnicas que você deve ter aprendido trabalhando em uma fazenda. Mas você também deve chamar a atenção para sua capacidade de ouvir e adquirir novas habilidades, pois seguir as orientações do gerente da fazenda é uma parte importante do seu trabalho. Você também precisa destacar a sua capacidade de trabalhar tanto em equipe quanto de forma independente. É importante chamar a atenção para sua aptidão física, níveis de resistência e sua ética de trabalho.

Personalize esta seção para cada vaga, trocando uma de suas habilidades por outra que o gestor de contratação tenha listado como importante no anúncio da vaga.

Modelo editável de seção de competências em currículo
  • Ética Profissional
  • Conhecimento no Cultivo de Culturas
  • Habilidades de Gestão de Equipe
  • Excelente Comunicação
  • Conhecimento Técnico de Solo
  • Experiência com Máquinas e Equipamentos Agrícolas
Copiado!

Exemplo de formação acadêmica em currículo

Um diploma universitário não é um requisito para a maioria dos empregos de trabalhadores rurais. No entanto, empregadores que buscam habilidades específicas podem querer alguém com um diploma em Agronomia, Botânica, curso sobre técnicas de criação de animais, ou outro campo relacionado. Em suma, liste todos os diplomas e certificações nessa área. Quaisquer honrarias ou distinções também devem ser colocadas aqui. Você pode também pode adicionar cursos ou criar uma seção separada para eles.

Modelo editável de formação acadêmica em currículo

Agricultura e sustentabilidade, CEFET, Goiânia 
2013 

Diploma do Ensino Médio na Escola Bento José, Goiânia 
Setembro 2009 - Maio 2013

Copiado!

O layout e o design do currículo

Agora que você aprendeu como montar a história da sua carreira, é hora do toque final: a maneira como o seu currículo se aparenta e a primeira impressão que ele gera. Os recrutadores têm muito trabalho e precisam ser capazes de encontrar rapidamente os seus dados pessoais, seu último emprego, cargo e empregador. Isso significa que estas informações precisam estar facilmente à vista, com fontes legíveis, espaço em branco e títulos de seção que se destaquem.

Oferecemos modelos de currículo profissional projetados a partir de quatro categorias diferentes. Confira e depois use um criador de currículos online profissional, como o nosso, para ajudá-lo a evitar possíveis erros de formatação.

Você pode personalizar o design, mas mantenha esses pontos em mente:

  • um pouco de cor é suficiente, afinal, ela está lá apenas para chamar a atenção à primeira vista;
  • não diminua as margens, muito texto dificulta a leitura;
  • use fontes legíveis e não diminua o tamanho em relação ao modelo escolhido. lembre-se que a legibilidade é fundamental;
  • cabeçalhos e rodapés podem não ser digitalizáveis pelo ATS, então não coloque informações vitais (como dados de contato ou detalhes profissionais) neles. A única exceção a essa regra são modelos especificamente projetados (como o do Onlinecurriculo.com.br) que evitam essas armadilhas técnicas.

Uma última coisa: revise e/ou use um construtor de currículos online com recurso de verificação ortográfica (na Onlinecurrículo.com.br oferecemos esse recurso incluso). Afinal, você não quer que um erro de digitação elimine sua chance de emprego, não é mesmo?!

Principais pontos de um currículo de trabalhador rural

  1. O formato cronológico reverso de currículo é quase sempre a sua melhor escolha
  2. Destaque a sua principal função logo na introdução
  3. Como o trabalho rural é muito variado, você precisa adaptar o seu currículo para cada nova candidatura
  4. Use o construtor de currículos para eliminar a dor de cabeça da formatação e poder se concentrar na elaboração do seu conteúdo.

Você tem todas as ferramentas que precisa para colher os frutos do seu trabalho árduo e conseguir esse novo emprego!

Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
4.2
Editar este currículo
Compartilhar este artigo

Lindos modelos de currículos prontos para usar

Conquiste empregadores e recrutadores usando um dos nossos modelos de currículo elegantes e elaborados profissionalmente. Baixe em Word ou PDF.
4.5 de 5
com base em 16 avaliações no Trustpilot
Usar este modeloEstocolmo resume template
Estocolmo
Mais de 8.900.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloNova Iorque resume template
Nova Iorque
Mais de 4.100.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloViena resume template
Viena
Mais de 2.300.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSydney resume template
Sydney
Mais de 1.900.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloLondres resume template
Londres
Mais de 3.900.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloDublin resume template
Dublin
Mais de 4.100.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMoscou resume template
Moscou
Mais de 750.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloAmsterdã resume template
Amsterdã
Mais de 1.800.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMadri resume template
Madri
Mais de 1.600.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSantiago resume template
Santiago
Mais de 1.300.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSingapura resume template
Singapura
Mais de 740.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloOslo resume template
Oslo
Mais de 600.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloCidade do Cabo resume template
Cidade do Cabo
Mais de 60.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloParis resume template
Paris
Mais de 570.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBerlim resume template
Berlim
Mais de 1.500.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloGenebra resume template
Genebra
Mais de 35.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloVancouver resume template
Vancouver
Mais de 520.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloTóquio resume template
Tóquio
Mais de 360.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMilão resume template
Milão
Mais de 940.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloLisboa resume template
Lisboa
Mais de 240.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBarcelona resume template
Barcelona
Mais de 500.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloCopenhague resume template
Copenhague
Mais de 100.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloChicago resume template
Chicago
Mais de 160.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRio resume template
Rio
Mais de 210.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRoma resume template
Roma
Mais de 210.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBoston resume template
Boston
Mais de 120.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRirekisho resume template
Rirekisho
Mais de 60.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloShokumukeirekisho resume template
Shokumukeirekisho
Mais de 4.400 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloAthens resume template
Athens
Mais de 140.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBrussels resume template
Brussels
Mais de 82.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloPrague resume template
Prague
Mais de 28.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloXangai resume template
Xangai
Mais de 50.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloToronto resume template
Toronto
Mais de 2.100.000 usuários escolheram este modelo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies