1. Exemplos de currículo
  2. Marinheiro
Escrito por Susan ShorSusan Shor

Exemplo de currículo para Marinheiro e guia de redação

Um exemplo comprovado de currículo específico para a vaga + guia de redação para conseguir seu próximo emprego em 2024. Você pode editar este exemplo de currículo de Marinheiro para obter um início rápido e criar facilmente um currículo perfeito em apenas alguns minutos. Basta preencher seus dados, baixar o novo currículo e candidatar-se a seu próximo emprego hoje mesmo!
4.0
Avaliação média
38 pessoas já avaliaram
Exemplo de currículo para Marinheiro e guia de redação
Editar este currículo

Um marinheiro é o típico profissional que sabe como manter as coisas em ordem. Afinal, isso é parte do seu trabalho! Mas, agora é hora de traçar um novo rumo em sua carreira. Talvez você tenha terminado seu período de treinamento e formação com a Marinha e esteja procurando um trabalho civil em um estaleiro ou em um navio comercial ou de passageiros. O motivo não é o importante aqui.

Sua experiência pode estar na reparação, manutenção ou operação de navios. Seja você um profissional experiente ou esteja apenas começando, é importante ser notado para conquistar aquela entrevista. Como? Com este guia e nosso exemplo editável de currículo de marinheiro.

O Onlinecurriculo.com.br tem as ferramentas que você precisa para apresentar a melhor imagem de si mesmo. Nossos exemplos editáveis de currículo de marinheiro, modelos e este guia ensinarão você a:

  • Escolher o melhor layout para destacar o seu profissionalismo
  • Escrever um perfil que atenda aos requisitos dos contratantes
  • Elevar sua experiência profissional além do comum
  • Concentrar-se nas habilidades que mostram que você conhece o ofício.

O que um marinheiro ou navegante faz?

Um marinheiro ou navegante é uma pessoa que trabalha com embarcações e pode ser empregado pela como marinheiro por uma empresa privada. É um trabalho que necessita habilidades específicas, e que demanda que o profissional seja capaz de auxiliar na navegação durante viagens.

Como marinheiro, você pode trabalhar em navios que transportam passageiros ou cargas de um lugar para outro. Os marinheiros podem ter uma combinação de viagens curtas e longas, dependendo da natureza do seu trabalho. Eles podem operar navios de lazer, comércio ou negócios.

O principal objetivo de um marinheiro é transportar passageiros ou cargas de maneira segura. Para isso, precisam verificar os padrões climáticos e se comunicar com profissionais de segurança para garantir uma navegação segura. Além disso, alguns marinheiros escolhem posições baseadas em terra.

Dica do especialista

Postos de marinheiros/Trabalhadores marítimos

Cada um desses títulos possui diferentes responsabilidades. Todos se reportam ao Comandante, que, por sua vez, se reporta ao proprietário do navio.

  • Imediato (também chamado de Primeiro Oficial), Segundo Imediato (também chamado de Segundo Oficial), Terceiro Imediato (também chamado de Terceiro Oficial)
  • Aspirante de Convés
  • Chefe de Máquinas, Segundo Oficial de Máquinas
  • Oficial de Máquinas
  • Oficial Eletrotécnico
  • Mestre de convés (também chamado de Contramestre ou Capataz de Convés)
  • Bombeiro
  • Marinheiro de Convés (AB) (também chamado de Mestre)
  • Marinheiro (OS)
  • Caldeiro
  • Oleiro
  • Motorista (também chamado de Limpador)
  • Cozinheiro Chefe e Mordomo

Compreendendo o mercado de trabalho

O mercado de trabalho para aqueles que anseiam pelos mares abertos é restrito. A eficiência da cadeia de suprimentos e a demanda por produtos que devem ser transportados em contêineres de carga, como minério de ferro, grãos e produtos de petróleo, têm grande influência sobre os empregos, tanto no oceano quanto em estaleiros.

Suas perspectivas provavelmente virão de trabalhadores marítimos aposentados ou aqueles que decidem mudar de carreira. A boa notícia aqui é que, se você é qualificado, você faz parte de um grupo seleto apto a desempenhar o trabalho. 

Certifique-se de que seu currículo prove, sem sombra de dúvida, que você é a melhor pessoa para ocupar a vaga.

Com a indústria de cruzeiros fechada, suas perspectivas podem ser limitadas por enquanto, mas à medida que as viagens se expandirem, você encontrará mais oportunidades.

Como escrever um currículo de marinheiro

Seu currículo de marinheiro precisa seguir um formato padrão com as seguintes seções:

  • O cabeçalho do currículo
  • A introdução (também conhecido como perfil ou declaração pessoal)
  • A seção de experiência profissional
  • A seção de competências
  • A seção de formação acadêmica

Seu trabalho é convencer os gestores de contratação de que você é a pessoa certa para o trabalho. Seu conhecimento sobre o mar e os navios é profundo e você quer mostrar isso. Usar uma linguagem descritiva forte, sem exageros, fará com que seu currículo de marinheiro seja convincente.

Escolhendo o melhor formato de currículo para um marinheiro

A maioria dos currículos segue o formato padrão de ordem cronológica inversa. Por quê? Por facilitar a vida dos recrutadores na busca pelas informações relevantes. Contudo, se este for o seu primeiro emprego ou você estiver mudando de carreira, considere formatos híbridos de currículo.

O formato funcional é mais indicado para profissionais altamente técnicos ou especialistas, pois enfatiza habilidades específicas e complexas.

Exemplo de introdução de currículo

A introdução no currículo de marinheiro é o espaço ideal para mostrar sua verdadeira essência. Você trabalhará em espaços apertados com diferentes tipos de pessoas, portanto, ter facilidade para o trabalho em equipe é crucial, mas é claro que você também precisa destacar suas maiores realizações.

Você tem cerca de quatro linhas para falar sobre sua filosofia de trabalho, como colabora com outros companheiros e se gabar um pouco sobre suas realizações no mar. Não se esqueça de mencionar seu amor pelos mares. Leia este exemplo de introdução de currículo de marinheiro para começar a criar o seu ou clique em nossos modelos de currículos de transporte para mais ideias.

Modelo editável de introdução de currículo

Sou um marinheiro experiente com um histórico comprovado de operação e supervisão de excursões marítimas. Tenho experiência em conduzir navios que transportam matérias-primas e mercadorias, assim como navios que transportam passageiros. Estou comprometido em garantir a segurança da tripulação e dos passageiro e sou habilidoso em monitorar e manter o funcionamento adequado dos navios. Sou determinado e apaixonado pela vida no mar.

Copiado!

Superando o Sistema de Rastreamento de Candidatos 

O software ATS é usado para classificar e analisar currículos. Além de inserir seus dados no sistema de recursos humanos, o ATS classifica o currículo digitalizando palavras-chave e frases relacionadas ao trabalho que será executado.

Aumente as suas chances de passar pelo obstáculo do ATS analisando a descrição do trabalho e observando quaisquer habilidades e requisitos apresentados ali. Depois, inclua essas palavras e termos em seu currículo. Certifique-se de que quaisquer habilidades que você possua e que estejam mencionadas na descrição do cargo, também apareça no documento. Use as mesmas frases que estiverem na descrição da vaga, sempre que possível. Em seguida, use os nomes completos de empresas para as quais trabalha (inclua possíveis acrônimos também) e insira o nome e a descrição de certificados etc. Dessa forma, você aumenta as chances que o ATS os identifique.

Uma última dica: não deixe informações importantes para a sua carta de apresentação (mas confira nossos modelos e exemplos de carta de apresentação aqui). O ATS pode não analisá-la ou pode não classificá-la tão bem.

Exemplo de experiência profissional: o seu histórico conta

Sua seção de experiência profissional é a área mais importante do currículo. É aqui que você vai demonstrar seus trabalhos, realizações, assim como suas responsabilidades anteriores (ou atuais). Use verbos de ação poderosos e lembre-se de inserir dados e detalhes que fortaleçam a sua narrativa. 

Se você concluiu um aprendizado, também pode listá-lo aqui.

Dica do especialista

Seu objetivo nessa área é mostrar um padrão de crescimento de responsabilidade e conhecimento.

Use o conteúdo do modelo de currículo de marinheiro abaixo como guia.

Modelo editável de seção de experiência profissional do currículo

Marinheiro na AB Cargo, Santos/SP
Outubro 2017 - Julho 2021 

  • Trabalhei como marinheiro transportando cargas em um raio de 100 milhas.
  • Inspecionei e realizei manutenção básica em barcos quando necessário.
    Colaborei de forma eficaz com outros membros da tripulação seguindo as normas de segurança.
  • Lidei com a documentação e coletei pagamentos e recibos durante as entregas.
  • Me mantive informado sobre padrões climáticos e planejei as viagens de acordo com as condições meteorologicas.

 

Marinheiro na Braz Transportes, Santos/SP
Junho 2014 - Setembro 2017

  • Atuei como marinheiro de convés em todas as embarcações e rotas da companhia.
  • Realizei diversas tarefas de acordo com as instruções do Capitão.
  • Carreguei e descarreguei embarcações.
  • Segui as orientações do Capitão o tempo todo para executar as tarefas adequadamente.
Copiado!

Exemplo de competências do currículo: foque na vaga desejada

A seção de competências do seu currículo de marinheiro dependerá fortemente do cargo que você busca. Todos os marinheiros precisam de conhecimentos gerais sobre embarcações marítimas, força física, resistência e habilidades de comunicação, mas você também precisa combinar suas habilidades e atributos do seu currículo com o cargo desejado.

Por exemplo, um marinheiro de convés habilitado conduz embarcações, atraca e desatraca, e atua como assistente geral do chefe de convés, de acordo com o Maritide. Com experiência, é possível assumir um papel de supervisão. Se você está procurando um cargo de nível inicial, experimente se candidatar a uma vaga de marinheiro auxiliar. As habilidades necessárias para esse cargo incluem manutenção do navio, atuar como vigia e ajudar a carregar e prender a carga, de acordo com o Maritime Professional.

Confira essa seção do nosso modelo de currículo de marinheiro abaixo.

Modelo editável de seção de competências do currículo
  • Resolução Criativa de Problemas
  • Comunicação
  • Liderança
  • Matemática e Engenharia
  • Pensamento Analítico
  • Conhecimento Avançado de Embarcações Marítimas
  • Resistência Física
Copiado!

Seção de formação acadêmica do currículo de marinheiro

Sua seção de formação acadêmica é uma lista direta de sua educação acadêmica e profissional. Existem muitos caminhos para se tornar um marinheiro. O principal deles, aqui no Brasil, é o ingresso por meio de concurso para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Mas, se você possui outras formações, cursos ou mesmo honrarias e distinções, essa é a área do currículo em que você deve colocá-las. Caso alguma de suas formações sejam de nível superior, não será preciso mencionar o diploma do ensino médio.

Use nosso modelo de currículo de marinheiro abaixo para formatar a sua seção de formação acadêmica.

Modelo editável de seção de formação acadêmica do currículo

Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), Rio de Janeiro
Agosto 2010 - Setembro 2014

Copiado!

O layout e o design do currículo

Um layout e design simples é uma das melhores coisas que você pode fazer para causar uma ótima primeira impressão nessa indústria tão competitiva. Para um currículo de marinheiro, não é necessário incluir muitas cores, gráficos ou imagens. Um cabeçalho simples, mas chamativo, e uma paleta de cores neutra farão de você um candidato polido e profissional.

Se precisar de ajuda para criação de um design, experimente um de nossos modelos de currículo, que permitem formatar um documento profissional em apenas alguns cliques.

O formato de currículo de marinheiro deve ser nítido e clean. Como o seu currículo de marinheiro é a primeira impressão que seu futuro empregador terá de você, o layout e o design também devem acompanhar a imagem que deseja passar. Confira nossos exemplos e modelos de currículo de marinheiro para ter ideias.

Os recrutadores vão buscar primeiramente alguns dados-chave:

  • Suas informações de contato (incluindo o seu perfil no LinkedIn, se estiver atualizado).
  • Seu emprego e cargo atuais.
  • Seus empregos e cargos anteriores.

Por isso, é importante que você se certifique que esses itens se destaquem. Use os títulos padrão que você encontrará em nossos modelos de currículo para que os recrutadores não tenham que adivinhar o que cada seção representa e deixe bastante espaço em branco para mantê-lo legível.

O que fazer
  • Utilize fontes clássicas e de fácil leitura
  • Certifique-se de que um amigo ou colega revise antes de enviar.
O que não fazer
  • Incluir foto ou elementos gráficos
  • Exagerar nas cores ou elementos de design

Pontos importantes para um currículo de marinheiro

  1. Sua introdução mostra o seu valor
  2. Use palavras-chave e frases de forma estratégica para vencer o ATS
  3. Sua experiência profissional deve descrever sua carreira de proa a popa
  4. Alinhe a seção de competências com a descrição da vaga
  5. Confira nosso exemplo de currículo de marinheiro para ter acesso a mais ideias sobre como criar um excelente layout e design.
Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
4.0
Editar este currículo
Compartilhar este artigo

Lindos modelos de currículos prontos para usar

Conquiste empregadores e recrutadores usando um dos nossos modelos de currículo elegantes e elaborados profissionalmente. Baixe em Word ou PDF.
4.5 de 5
com base em 16 avaliações no Trustpilot
Usar este modeloEstocolmo resume template
Estocolmo
Mais de 8.900.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloNova Iorque resume template
Nova Iorque
Mais de 4.100.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloViena resume template
Viena
Mais de 2.300.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSydney resume template
Sydney
Mais de 1.900.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloLondres resume template
Londres
Mais de 3.900.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloDublin resume template
Dublin
Mais de 4.100.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMoscou resume template
Moscou
Mais de 750.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloAmsterdã resume template
Amsterdã
Mais de 1.800.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMadri resume template
Madri
Mais de 1.600.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSantiago resume template
Santiago
Mais de 1.300.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSingapura resume template
Singapura
Mais de 740.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloOslo resume template
Oslo
Mais de 600.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloCidade do Cabo resume template
Cidade do Cabo
Mais de 60.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloParis resume template
Paris
Mais de 570.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBerlim resume template
Berlim
Mais de 1.500.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloGenebra resume template
Genebra
Mais de 35.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloVancouver resume template
Vancouver
Mais de 520.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloTóquio resume template
Tóquio
Mais de 360.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMilão resume template
Milão
Mais de 940.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloLisboa resume template
Lisboa
Mais de 240.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBarcelona resume template
Barcelona
Mais de 500.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloCopenhague resume template
Copenhague
Mais de 100.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloChicago resume template
Chicago
Mais de 160.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRio resume template
Rio
Mais de 210.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRoma resume template
Roma
Mais de 210.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBoston resume template
Boston
Mais de 120.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRirekisho resume template
Rirekisho
Mais de 60.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloShokumukeirekisho resume template
Shokumukeirekisho
Mais de 4.400 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloAthens resume template
Athens
Mais de 140.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBrussels resume template
Brussels
Mais de 82.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloPrague resume template
Prague
Mais de 28.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloXangai resume template
Xangai
Mais de 50.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloToronto resume template
Toronto
Mais de 2.100.000 usuários escolheram este modelo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies