Mudança de carreira: é a hora certa? Como fazer essa transição?

Uma mudança de carreira é uma decisão importante que requer reflexão cuidadosa, mas também pode ser a melhor coisa que você vai fazer da sua vida! Te ajudamos a entender se é a hora certa para fazer essa transição e compartilhamos um passo a passo para fazer isso de forma segura. 
Anna Muckerman
Redatora de Conteúdo para o Resume.io
Atualizado em 10 dezembro 2024

Se você está cansado, entediado ou insatisfeito no trabalho, pode ser hora de fazer uma mudança de carreira. Este post vai ajudar você a decidir se o tempo acabou no seu emprego atual e como fazer uma mudança positiva de carreira.

A primeira pergunta: É hora de mudar de carreira?

Quando estamos crescendo, muitas das grandes coisas que devemos fazer na vida podem esperar. Com quem você irá se casar, se terá filhos, onde quer morar, todas as coisas que você tem um passe livre... pelo menos por um tempo. 

Mas, quando o assunto é a sua carreira? Essa é uma resposta que você deve responder muito cedo, com cerca de 18 anos. Então, como determinar, mais tarde na vida, que é hora de fazer uma mudança?

Quando adolescentes, nos fazem uma pergunta assustadora: O que você quer ser para RESTO DA SUA VIDA?

Com ​​a pressão para traçar um caminho de carreira quando ainda estamos na escola, não é de se admirar que muitos de nós acabem na carreira errada.

Na verdade, de acordo com um estudo da Universidade de Phoenix, 58% dos adultos estão interessados ​​em uma mudança de carreira, e 86% deles estão na faixa dos 20 anos. 

É normal se sentir em conflito sobre o que você quer fazer com sua vida. E não há vergonha em dar as costas para uma carreira que não é a certa para você.

Neste guia, vamos te ajudar neste momento da sua vida, respondendo a perguntas que provavelmente estão passando pela sua cabeça, como: 

  • O que significa fazer uma mudança de carreira?
  • Como decidir se é o momento certo?
  • Quais são os benefícios?
  • É tarde demais para tentar algo novo?

Antes de entrarmos em todos esses detalhes como como fazer uma transição de carreira, vamos começar com um pequeno teste.

O teste ‘Devo mudar de emprego?’

Altos e baixos são comuns no trabalho. Haverá dias em que você estará estressado ou desinteressado, ou apenas com vontade de ficar na cama e assistir Netflix o dia todo (já passei por isso!). 

Mas, quando os baixos começarem a superar os altos, lembre-se de que você passa mais tempo trabalhando do que qualquer outra coisa, provavelmente mais do que dormindo. 

E quando o problema com o seu trabalho vai além do cansaço natural, você deve se perguntar: É hora de um novo começo? 

A pergunta é difícil, mas você deve isso ao seu eu futuro e à sua saúde mental.

Uma boa notícia é que existe um teste, em formato de quiz, que vai te ajudar a entender se é a hora de uma mudança de carreira, ou não. Minha recomendação é que você faça!

Este é um bom momento para mudar de carreira?

A pandemia foi um catalisador para muitos trabalhadores repensarem suas carreiras, segundo uma pesquisa da CNBC e da Catalyst

Na verdade, em vários meses de 2021, mais de 4 milhões de pessoas se despediram de seus empregos. Esse movimento foi chamado de “The Great Resignation”.

Ano depois, a pergunta volta: é um bom ou mau momento para fazer a temida migração de carreira?

Achamos que é um bom momento. A taxa de desemprego é baixa; a demanda por trabalhadores é alta. 

Muitas pessoas mostraram que estão dispostas a abandonar empregos com os quais estão insatisfeitas. Isso significa que os empregadores terão que fazer mais para atrair e reter trabalhadores.

Como saber que é hora para a mudança de carreira?

Se você está sentindo que já chega do seu emprego atual, o próximo passo é decidir se é hora de procurar uma nova função no mesmo setor ou seguir uma nova carreira.

Para te ajudar, separamos algumas situações e sentimentos que pessoas que estão no momento de mudança de carreira, geralmente, sentem. 

Por isso, se algum dos indicadores abaixo levantar uma bandeira vermelha para você, é sinal de que uma mudança de carreira pode ser uma boa ideia. 

E se todos esses indicadores se aplicam a você, você certamente está na profissão errada.

Você está entediado

A pessoa média passa 90.000 horas em sua vida no trabalho. Isso é muita hora para ser gasta entediado.

O trabalho não precisa ser monótono — ele pode ser envolvente, interessante e gratificante. 

Se você estiver desempenhando as mesmas tarefas, semana após semana, todo ano, pelo mesmo salário e com muito pouco em termos de desafio, você pode se arrepender de como gastou tanto do seu tempo quando se aposentar.

Você não está progredindo

Quando foi a última vez que você foi promovido? E quanto a novas habilidades — você aprende coisas novas regularmente? 

Considerando que a taxa de progresso tecnológico está mais rápida agora do que nunca, se você falhou em adicionar habilidades práticas ou qualificações que poderiam ser listadas em seu currículo, você provavelmente não está progredindo tão rápido quanto poderia.

Seu salário não aumentou

Dinheiro não é tudo, mas você deve ser compensado de forma justa pelo trabalho que faz. 

Um aumento para atender às leis do salário mínimo é garantido, mas você deve esperar que seu aumento salarial esteja de acordo com sua função na empresa e tempo de serviço. 

Se você não consegue se lembrar da última vez que seu salário aumentou, há uma boa chance de você não estar ganhando o que vale.

Lembre-se, a inflação aumenta a cada ano, então se você não está recebendo aumentos anuais, você está tecnicamente sofrendo um corte de salário!

Para ter uma ideia de quanto você deve receber com base em seu cargo, local e tempo de serviço, acesse o artigo; Quanto ganha? Descubra os salários mais buscados pelos brasileiros na internet”. 

Você está sobrecarregado

Fazer tarefas extras ou trabalhar horas extras com pouco reconhecimento em troca é um sinal de que seu empregador não lhe dá valor. 

De vez em quando, ficar até mais tarde ou trabalhar nos fins de semana é OK, especialmente se você está recebendo horas extras ou se você é realmente apaixonado pelo seu trabalho. 

Se você está trabalhando mais de 40 horas por semana, fique de olho, porque trabalhar demais é uma maneira rápida de perder o amor pelo seu trabalho.

Você não está utilizando suas habilidades

Se você é um desenvolvedor web treinado e está por aí embalando caixas para viver, você está desperdiçando seu talento.

Claro, aquilo em que você é treinado nem sempre é o que você quer fazer com sua vida. Mas se você tem um conjunto específico de habilidades que gosta de usar e não tem expectativas de usá-las em seu trabalho atual, encontre uma carreira onde elas sejam procuradas.

Dica do especialista

Você sente que está desperdiçando seu talento? Faça um teste de aptidão profissional e descubra no que você é realmente bom.

Sua organização está em dificuldades

Se a empresa em que você trabalha está em dificuldades, haverá sinais disso no local. Se os funcionários estão sendo demitidos ou as operações estão sendo simplificadas, isso pode ser um sinal de que é hora de seguir em frente com a sua mudança de carreira.

Algumas empresas têm sucesso, enquanto outras fracassam. Isso não é culpa sua (ou pelo menos esperamos que não).

Seu setor está em dificuldades

Se a empresa em que você trabalha está em dificuldades porque o setor em que você está entrou em crise, agora pode ser o momento perfeito para a mudança de carreira. Isso é e sempre será parte do mundo em que vivemos. 

Você odeia seu chefe

Muitas pessoas não pedem demissão da empresa, elas pedem demissão de chefes horríveis.

Se você não gosta do seu chefe e o sentimento parece ser mútuo, você acabará odiando seu trabalho e não terá o desempenho que poderia.

A vida é curta demais para ficar com raiva e frustrado no trabalho. Há muitos chefes maravilhosos só esperando que você goste deles para que eles possam gostar de você também.

Artigo relacionado
44% dos brasileiros já sofreram bullying no ambiente de trabalho
Principal forma de ataque são as piadas por características físicas, conforme 71% dos entrevistados. No home office, 45% dos entrevistados admite que a prática do bullying apenas se modificou, passando a se apresentar de outras formas.

Você está sofrendo de burnout?

O esgotamento profissional, ou burnout, é algo real. E é muito mais do que "Urgh. Não estou a fim de trabalhar hoje". Ele pode afetar seriamente seu bem-estar emocional, físico e mental.

De acordo com David Ballard, PsyD da American Psychological Association, o esgotamento é "um longo período de tempo em que alguém experimenta exaustão e falta de interesse nas coisas, resultando em um declínio em seu desempenho no trabalho".

Em um artigo para a Forbes, o Dr. Ballard também lista 10 sinais que mostram que você pode estar sofrendo burnout:

  • Exaustão
  • Falta de motivação
  • Frustração, cinismo e outras emoções negativas
  • Problemas cognitivos
  • Desempenho no trabalho em queda
  • Problemas interpessoais em casa e no trabalho
  • Não cuidar de si mesmo
  • Estar preocupado com o trabalho... quando você não está no trabalho
  • Geralmente diminuição da satisfação
  • Problemas de saúde

Se você reconhece esses sintomas em si mesmo, uma mudança de carreira pode ser uma solução.

O que causa o esgotamento (burnout)?

O esgotamento profissional pode ser causado por vários fatores, incluindo:

  • Expectativas de trabalho pouco claras: não saber o que os chefes esperam de você no trabalho ou tentar atingir metas móveis
  • Valores diferentes: a maneira como a empresa faz negócios não corresponde aos seus próprios valores
  • Falta de interesse no trabalho: estar entediado ou desinteressado ou sentir que suas habilidades não estão sendo utilizadas
  • Isolamento: trabalhar sem apoio social, feedback ou reconhecimento
  • Desequilíbrio entre vida profissional e pessoal: trabalhar com tanta frequência que você perde tempo com a família e os amigos
  • Colegas disfuncionais: intimidação, minar ou microgerenciamento de chefes ou outros membros da sua equipe.

Se você está lendo isso e sente que pode estar sofrendo de esgotamento, aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

  • Tire um ou dois dias de folga e realmente se desconecte. Não pense demais em tirar um tempo de folga convencendo-se de que precisa planejar e tirar grandes férias. Um ou dois dias de folga em casa para se recompor podem fazer maravilhas.
  • Anote todas as coisas que contribuem para o seu esgotamento e faça um plano de ação para resolver os problemas.
  • Procure ajuda profissional. Quer isso signifique consultar um terapeuta ou entrar em contato com um coach de carreira, há profissionais treinados que podem ajudar você a lidar com seu esgotamento e apoiá-lo a encontrar mais equilíbrio.
  • Considere seriamente que um novo emprego ou uma mudança drástica de carreira pode ser a única maneira de evitar danos mentais e físicos sérios.

É possível superar o burnout com apoio, exercícios, melhores hábitos de sono, boa alimentação e equilíbrio mais flexível entre vida pessoal e profissional. 

No entanto, se você perceber que todos na sua empresa ou em sua equipe específica lutam contra o esgotamento, é provável que o problema não seja você. É mais provável que a cultura da sua empresa ou setor não esteja alinhada com o ambiente de trabalho desejado.

Quando é tarde demais para a mudança de carreira?

Nunca é tarde demais para mudar de carreira! Não importa se você tem 30, 40, 50 ou 60 anos, ninguém pode lhe dizer que é tarde demais para uma mudança de carreira.

Não importa há quanto tempo você está em um emprego do qual não gosta mais, quem vai lhe dizer que você está preso a ele pelo resto da vida?

Os benefícios de mudar de carreira

Até agora, focamos apenas nas razões pelas quais você pode querer se afastar o máximo possível da sua carreira atual... ou não, conforme o caso.

Mas, e aí?

Mudar de carreira não é como trocar de roupa. É algo grande. Uma mudança de carreira é como mudar seu status de relacionamento no Facebook, mas é ainda mais assustador.

É uma mudança de vida. Felizmente, os benefícios fazem a decisão valer a pena. 

Sua carreira é algo que vale a pena ser intencional. Sem ser intencional sobre sua escolha de carreira, você pode se vender barato, perder centenas de milhares de Reais ao longo do tempo e desperdiçar anos de experiência profissional positiva que nunca poderá recuperar.

Como fazer uma transição de carreira?

A seguir, compartilhamos dicas práticas de como fazer a transição de carreira, de maneira menos sofrida e mais prazerosa. Curtiu? Então continue lendo!

Perceba seu potencial

Ao contrário do que algumas pessoas querem que você acredite, é possível gostar do que você faz para viver. E muito desse prazer vem da percepção do seu potencial. 

Talvez você seja um líder nato que não teve a chance de mostrá-lo. Ou você tem um olho para design que está esperando por uma oportunidade para florescer.

Uma mudança de carreira lhe dá a chance de realizar suas ambições — ambições que foram deixadas de lado devido às circunstâncias ou à falta de oportunidade.

Pesquise quais setores estarão em demanda em 5 anos

Se você está em processo de mudança de carreira porque o seu setor está em crise, você tem a chance de entrar em um setor onde a demanda é abundante. Se você está se perguntando onde está essa demanda, o Bureau of Labor Statistics analisou os números:

Taxa de ocupação e crescimento, 2020-30

Use bem suas habilidades atuais

Sua primeira carreira nem sempre é a que melhor se adapta às suas habilidades. De acordo com o Guardian, cerca de um em cada três graduados acaba sendo incompatível com os empregos que encontra depois de deixar a universidade.

Muitas vezes, no entanto, as pessoas não percebem que uma carreira não é a certa até que já estejam comprometidas com ela.

Por isso, em um processo de mudança de carreira, reserve um tempo para avaliar adequadamente suas habilidades. 

Em que você é treinado? 

Que tipo de trabalho você quer fazer? 

O que é fácil para você que é mais difícil para a maioria das pessoas?

Identifique a carreira que você realmente deseja com base em seu conjunto de habilidades e use-a para orientar sua busca de emprego. 

Em seguida, pegue suas habilidades e apresente-as de uma forma que mostre aos empregadores que você é o candidato ideal.

Artigo relacionado
Estudo: motivações e receios dos brasileiros diante da transição de carreira
Você já pensou em mudar de carreira? Saiba que não está sozinho. De acordo com uma pesquisa realizada pela Online Currículo, mais de 80% dos entrevistados já cogitaram mudar de área profissional. O estudo investigou as percepções de diferentes gerações (Z, Millennials e Boomers) sobre a transição de carreira e revelou interessantes conclusões sobre motivações e receios. Descubra mais sobre o apoio familiar, salário, resistência das empresas e outras tendências no mercado de trabalho.

Aprenda novas habilidades

Aprender novas habilidades é um dos maiores benefícios de uma mudança de carreira. 

Embora a troca de emprego possa dificultar a construção do seu currículo, as habilidades que você adquiriu por meio de diferentes tipos de trabalho ficam.

Independentemente do que você faça, você acumulará uma coleção de habilidades sociais que podem ser aplicadas à sua nova carreira, entre essas competências transferíveis estão: habilidades de comunicação, pontualidade, ética de trabalho, resolução de problemas, trabalho em equipe e flexibilidade.

Você também adquirirá uma variedade de habilidades técnicas — coisas que lhe são ensinadas para fazer o trabalho, como:

  • programação de computadores;
  • operação de máquinas;
  • língua estrangeira;
  • análise de dados;
  • habilidades de marketing digital, por exemplo.

Aprender coisas novas aumenta a confiança e promove a inovação.

Expanda sua rede

Conseguir um novo emprego significa conhecer novas pessoas — pessoas que inspiram, apoiam, orientam e ensinam você.

Trabalhar em uma nova equipe também ajuda você a crescer pessoal e profissionalmente, libertando-o da estagnação de trabalhar entre colegas que não compartilham as mesmas ambições de carreira que você.

Ganhe mais dinheiro

Mudar de carreira apenas por razões monetárias provavelmente não é a melhor receita para o sucesso, mas é sempre bom receber mais.

De acordo com dados do Bureau of Labor Statistics, uma mudança de emprego pode gerar para um funcionário médio um aumento de salário de cerca de 20%

Compare isso com permanecer no mesmo emprego, onde os trabalhadores veem apenas um aumento de 3%, e terá uma boa razão para fazer a migração de carreira. 

Transição de carreira: como fazer com pouca ou nenhuma experiência

Uma das barreiras mais comuns entre querer uma nova carreira e conseguir uma é criar um currículo sem experiência, que seja atrativo.

O que você faz quando a carreira que deseja seguir pede uma experiência que você não tem?

Primeiro de tudo, não perca a esperança.

Christine Chun, designer de produtos e criadora de conteúdo do YouTube, conseguiu o emprego dos sonhos em design de UX sem nenhum diploma em design ou experiência de qualquer tipo. 

Na verdade, antes de conseguir o emprego, ela se formou na faculdade com um diploma em Química e trabalhou em uma empresa de cuidados com a pele como gerente de comunidade.

Ela documentou o que funcionou para ela em um ótimo post no Medium, que vale a pena ler. 

A mensagem importante é que experiência não é tudo. Há coisas que você pode fazer para se vender aos empregadores, mesmo que não pareça ser exatamente o que eles estão procurando.

1. Reformule a experiência que você tem

Isso nos remete ao que falamos antes: mostre as habilidades que você tem.

Para voltar ao nosso exemplo anterior: se você está deixando um emprego em vendas para trabalhar em desenvolvimento global, considere como sua experiência em vendas lhe ensinou a arte da negociação e da comunicação. Você provavelmente também é habilidoso com números.

Sua tarefa agora é quantificar essas habilidades de uma forma que chama a alteração em seu currículo de mudança de carreira

Use números concretos e conquistas. Se você negociou alguns dos principais negócios de vendas que valem muito dinheiro, fale sobre eles. 

Se treinou outras pessoas na arte da comunicação de vendas, destaque isso para mostrar seu talento e habilidades de liderança.

Se você não tem experiência de trabalho em geral, priorize sua educação. 

Concentre-se em seus diplomas e qualquer outro treinamento relevante que você tenha.

Dê uma olhada em nosso guia sobre como escrever um currículo funcional.

Artigo relacionado
Como montar um currículo sem experiência
Todo mundo em algum momento procura empregos sem experiência profissional, então não se preocupe! Existem várias maneiras de mostrar do que você é capaz!

2. Melhore seu currículo com cursos online

Os cursos online são uma ótima maneira de reforçar seu currículo com habilidades relevantes. 

Existem centenas de cursos que você pode fazer no seu próprio tempo, com uma certificação reconhecida para mostrar no final. Isso não apenas aumenta seu conjunto de habilidades, mas também mostra aos empregadores que você está interessado em aprender coisas novas.

3. Seja voluntário

O voluntariado é uma maneira rápida de ganhar experiência de trabalho na indústria em que você está querendo entrar.

O voluntariado também pode ser uma maneira de se convencer ou se motivar a fazer uma grande mudança de carreira. 

Se você está em dúvida sobre fazer uma mudança de carreira, muitas vezes o medo do desconhecido torna essa decisão ainda mais difícil. O voluntariado é uma maneira de ver por si mesmo como seria uma carreira diferente.

Digamos que você esteja trabalhando atualmente em marketing, mas realmente quer trabalhar em uma clínica veterinária. O voluntariado em um abrigo de animais lhe dará uma visão de como é trabalhar no setor.

Além disso, diz aos empregadores: "Sou alguém que se importa o suficiente com os animais para abrir mão do meu tempo livre".

4. Mergulhe na sua rede

Quem você conhece que pode responder às suas perguntas sobre uma nova carreira ou até mesmo ajudar a encontrar uma posição?

Entre em contato com sua família, amigos, ex-colegas, aquele cara para quem você enviou uma solicitação de amizade no Facebook depois de bater um papo na festa de um amigo daquela vez — há uma boa chance de alguém conhecer outra pessoa que pode colocá-lo em contato com a pessoa certa.

5. Esteja preparado para começar de novo

Mudar de carreira sem experiência provavelmente significará dar um passo para trás. Você pode ter uma posição mais baixa do que em seu emprego atual e provavelmente precisará aceitar um corte de salário.

Mas sabe de uma coisa? Por mais cafona que pareça, dar um passo para trás às vezes é a melhor maneira de seguir em frente. 

Sim, você precisará provar a si mesmo, talvez até com coisas que parecem básicas ou triviais no começo. No entanto, o avanço na carreira pode ser mais rápido ou mais fácil em uma carreira que você está escolhendo seguir intencionalmente.

Então, está na hora de mudar de carreira?

  1. Se você está se sentindo deprimido, desinteressado ou insatisfeito com sua profissão atual, uma mudança de carreira pode ser a cura, mas isso não acontecerá sem planejamento cuidadoso, risco e trabalho duro.
  2. Você pode estar farto do seu emprego atual e achar que está na hora de começar a pensar mais estrategicamente sobre sua carreira. Os sinais de alerta incluem tédio, falta de progresso, excesso de trabalho, não se conectar com seu setor ou sofrer sinais de esgotamento. Tudo isso é indicação de que, no mínimo, você precisa dar um passo para trás e analisar sua situação.
  3. Tire alguns dias de folga, faça uma pesquisa on-line, faça o teste acima, tire a poeira do seu currículo e considere seriamente seus objetivos e ambições na vida. Eles se alinham com sua carreira ou emprego atual? Talvez você só precise de um novo emprego em seu setor em vez de uma mudança de carreira.
  4. Se você está buscando dar um salto na carreira, use os modelos de currículo e carta de apresentação da Onlinecurrículo para destacar suas habilidades e conquistar a sonhada vaga em menos tempo.
  5. Considere fazer cursos ou se voluntariar para ganhar experiência no setor em que deseja trabalhar.
  6. Mais importante, não tenha medo de dar um passo para trás — pode ser a melhor coisa a fazer. Afinal, esta é uma decisão que muda a vida.

Esperamos ter te ajudado a dar um passo mais seguro e definitivo rumo à mudança de carreira e à sua felicidade. Mas, não para por aí! Oferecemos modelos de currículo especialmente para mudanças de carreira, com layout especial, dicas profissionais e exemplos prontos para você seguir. 

Acesse a Onlinecurrículo e use o melhor gerador de currículo como seu guia.

Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo