Criar um currículo de jornalista deve ser algo natural para qualquer pessoa que trabalhe neste campo: rle precisa contar uma história interessante com base em uma estrutura simples, cobrindo os principais fatos rapidamente, sem detalhes irrelevantes. Em outras palavras, é muito parecido com a primeira vez que você contou uma história.
Porém, embora você possa ter uma vantagem como profissional em um campo que depende muito da escrita, descobrir os detalhes de como escrever um bom currículo de jornalista pode ser complicado. Além de ser bem escrito e bem desenhado, ele precisa seguir um formato específico para garantir que inclua tudo o que deve e nada que não deve.
Como fazer um currículo de jornalista
Em primeiro lugar, ao escrever um currículo de jornalista, você não pode escrever nada errado. Seu currículo de jornalista deve mostrar sua capacidade de fazer o trabalho corretamente, e isso começa com uma página bem escrita, bem projetada e sem erros.
E basta um erro para causar má impressão. Mesmo se você for o William Bonner ou o Roberto Cabrini, ainda precisará de apenas uma página.
Aqui estão os cinco componentes básicos que todo currículo precisa:
- Cabeçalho do currículo com informações de contato
- Resumo/perfil
- Experiência profissional
- Formação
- Competências
Exemplo de resumo no currículo de jornalista: por que me contratar?
O resumo no currículo é o seu discurso de vendas para novos empregadores em potencial. Deve ser uma explicação curta, mas bem escrita, sobre o que você faz, por que você é bom nisso e por que esse empregador deveria contratá-lo.
Experiência profissional, formação e competências podem ser apropriadas para mencionar em seu resumo — embora haja seções separadas abaixo abordando cada uma delas. Ele se chama “resumo” por um motivo, permitindo que você escolha suas conquistas mais impressionantes. E enquanto quase tudo em um currículo aparece na forma de lista, o resumo, não. Aqui você tem liberdade para falar diretamente com o gerente de contratação em suas próprias palavras.
Aqui está o resumo de nossa amostra de currículo de jornalista:
Jornalista apaixonado e dinâmico comprometido em trazer informações honestas e poderosas para o público. Empenhado em investigar rigorosamente eventos e histórias para entregar o conteúdo mais preciso e envolvente possível.
Exemplo de experiência profissional: onde eu trabalhei
A seção de experiência profissional do seu currículo pode ser a mais lida, então você precisa escrevê-la corretamente. Se você tiver experiência profissional no jornalismo, liste seus empregadores anteriores aqui em ordem cronológica inversa (último emprego primeiro, primeiro emprego por último).
Liste o nome do empregador, onde ele está localizado, seu cargo e os anos em que trabalhou lá. Mas também inclua pontos abaixo de cada trabalho indicando o que você fez e tente ser específico, usando fatos e números sempre que possível.
Jornalista na Mídia Empire, São Paulo, SP
Fevereiro 2017 — Julho 2021
- Desenvolveu artigos e editoriais interessantes, relevantes e autênticos.
- Avaliou eventos e acompanhou notícias para entregar as mais importantes histórias possíveis.
- Sempre atualizado sobre eventos, opinião pública e mídia social para garantir a entrega do jornalismo mais envolvente.
- Comunicou-se efetivamente com outros redatores e membros da equipe para realizar um trabalho completo.
Repórter na A Tribuna, São Paulo, SP
Setembro 2014 — Janeiro 2017
- Pesquisou e analisou potenciais notícias.
- Acompanhou histórias em desenvolvimento que despertavam interesse on-line.
- Colaborou com os redatores da equipe para planejar e desenvolver histórias.
- Cobriu uma variedade de conteúdo de vídeo, incluindo manchetes de notícias de última hora.
- Permaneceu focado em fornecer as notícias oportunas de que os leitores precisavam.
Exemplo de formação no currículo de jornalista: onde eu estudei
A seção de formação de um currículo lista os locais em que você estudou, com seu grau de escolaridade mais alto listado primeiro. Você provavelmente precisará de um diploma para conseguir um emprego como jornalista; portanto, se tiver um, liste-o primeiro. Se você tiver um diploma universitário, não precisa listar onde cursou o ensino médio.
Se tiver sido um aluno excelente que se formou com honras ou se destacou de outras maneiras enquanto estava na escola, também pode mencionar isso aqui. Confira nosso exemplo de currículo de jornalista para ter uma ideia de como formatar a seção de formação.
Graduação em Comunicação, UNIP, São Paulo,
SP Setembro 2009 — Maio 2013
Exemplo de competências no currículo: o que eu posso fazer
Cada amostra de currículo de jornalista deve incluir uma pequena lista das competências especiais do candidato. Normalmente, inclui-se competências técnicas (habilidades técnicas necessárias para realizar o trabalho), bem como competências interpessoais (habilidades pessoais que permitem que você trabalhe bem com os outros).
Suas competências técnicas podem ser reportagem investigativa, talento para fotografia impressionante, domínio de edição de vídeo, entre outros. Suas competências interpessoais podem envolver comunicação eficaz, liderança de equipe ou talento para obter fontes que se abram para você.
Confira a seção de competências de nosso exemplo de currículo de jornalista abaixo:
- Reportagem investigativa
- Pesquisa e análise
- Multitarefas
- Pensamento crítico
- Pensamento criativo
- Comunicação avançada