Exemplo de resumo no currículo: um retrato positivo
Se você não tiver muita experiência de trabalho, não tem problema. O resumo, às vezes conhecido como uma declaração pessoal, fornece uma imagem positiva, descreve suas qualificações e dá ao leitor uma noção de sua determinação e motivação. A menos que você seja um veterano em uma determinada profissão ou indústria, o resumo/perfil é a melhor ferramenta do currículo para transmitir as qualidades que você pode ter para a vaga. É por isso que é duplamente importante elaborar seu resumo com cuidado em um currículo de estudante. Evite clichês e declarações vagas. Quando tiver criado a seção de perfil, pergunte a si mesmo: se eu ler este currículo, contrataria a pessoa descrita aqui?
Adapte sua descrição com base no tipo de vaga para a qual está se candidatando. Se você estiver procurando emprego no ramo de serviços (restaurantes, mercearias, etc.), use o currículo para enfatizar a parte social do seu caráter. Se estiver se candidatando a um emprego em um escritório, mencione como a escola/projeto ajudou você a adquirir competências aplicáveis a um ambiente de escritório.
Como criar currículos para Sistemas de Rastreamento de Candidatos (ATS)
Então, o que é um sistema ATS e por que ele é relevante para o currículo de estudante? Os sistemas de rastreamento de candidatos são programas/ambientes de software que processam e analisam currículos antes que qualquer gerente humano tenha a chance de vê-los. Isso é feito pelas empresas para simplificar a contratação e filtrar os candidatos que não possuem as qualificações básicas que estão procurando. A lição aqui (especialmente para um estudante) é que não importa quão boa pessoa você seja ou quão bem se encaixe em um emprego, como seu currículo é criado e formatado pode ser muito mais importante.
Exemplo de formação: o núcleo do currículo
Estudantes que procuram empregos iniciais (ou de meio período) são bastante comuns. Como a seção de formação pode fornecer sua melhor realização até agora na vida, deve ser o ponto de destaque.
O truque para fazer esta seção ficar bem escrita no currículo é encarar a formação como um trabalho com seus próprios resultados. Por exemplo, você teve uma boa nota em alguma disciplina específica? Você fez parte de um curso avançado? Você participou de um concurso acadêmico? Todos eles são exemplos de fatos que você deve compartilhar ao mencionar uma experiência educacional em um currículo de estudante.
Universidade de São Paulo, Graduação em Comunicação, São Paulo
Aug, 2016 - Presente
Escola São Domingos, Ensino médio, São Paulo
Sep, 2012 - May, 2016
- Graduated with High Honors
Seção de trabalho ou experiência profissional: uma joia esquecida
Muitos estudantes que escrevem o primeiro currículo não se preocupam com nada, exceto a seção de formação. Sem experiência de trabalho, ela parece inútil. Mas mesmo se você for jovem, tem muito a compartilhar e oferecer. Se você tiver experiência de trabalho, no entanto, poderá chamar essa seção de “Experiência profissional”, mas, se quiser, pode chamá-la apenas de "Experiência". Se criada corretamente, esta seção pode fazer você parecer mais vibrante, ativo e criativo.
Independentemente do que você escolher, certifique-se de usar a mesma abordagem da seção de formação: forneça descrições detalhadas de suas funções, resultados, projetos, interações e qualquer informação pertinente. Mesmo que não pareça tão impressionante para você, seu currículo mostra que você realizou atividades reais e/ou obteve experiências de trabalho.
Vendedor, Livraria Livro Azul, São Paulo
Sep, 2015 - Jun, 2018
- Cumprimentava e auxiliava os clientes a encontrar livros.
- Oferecia sugestões literárias baseadas nas necessidades e desejos do cliente.
- Seguia as instruções do Supervisor e gerenciava projetos com precisão.
- Organizava livros e cumpria as políticas e missão da livraria.
Escolhendo o formato correto de CV e modelo de currículo
Formatação de CV
Se você decidir usar um modelo, verifique se ele corresponde ao estilo e ao tom da empresa para qual está se candidatando. Na dúvida, escolha um modelo mais reservado, como essas opções simples do Onlinecurriculo. Esses tipos de modelos funcionam muito bem para uma variedade de cargos de nível básico.
Exemplo de seção de competências: suas melhores ferramentas e qualidades.
Esta é a seção de currículo que mais depende do cargo para o qual você está se candidatando. Diferentes empresas procuram diferentes competências em seus funcionários. Você tem certeza de que tem algumas competências excelentes. É só escolhê-las bem. Há duas coisas principais que você precisa saber para esta seção do currículo de estudante:
O método da lista mestra envolve o brainstorming de todas as habilidades possíveis que você acha que pode ter naturalmente ou que aprendeu na escola, com projetos ou em empregos temporários. Anote todas elas, mesmo que pareçam improváveis ou você não tenha certeza de que se encaixam.
As competências técnicas estão relacionadas a tarefas específicas, conhecimento concreto, objetos físicos, ciências ou ferramentas. Saber usar planilhas do Excel ou Microsoft Word são competências técnicas. As competências interpessoais têm a ver com interações sociais, autoorganização, qualidades intelectuais e emocionais e assim por diante.
- Comunicação avançada
- Tecnologias de escritório
- Atitude motivada
- Plataformas de mídia social