Os esteticistas gastam tempo criando o visual perfeito para seus clientes e devem ter a mesma atenção para criar um currículo de esteticista que seja nada menos que uma obra de arte.
Neste guia de currículo, juntamente com os exemplos de currículos correspondentes, abordaremos os seguintes tópicos:
- O que faz um esteticista
- Como escrever seu currículo de esteticista, com dicas e truques de especialistas
- O formato mais benéfico para usar em seu currículo de esteticista
- Compreensão de cada seção do currículo e como maximizar a eficácia
- Design e layout — como acertar na mosca
O que faz um esteticista?
Os esteticistas podem se especializar em uma área ou oferecer uma variedade de serviços. Por exemplo, podem fazer penteados, aplicar maquiagem ou unhas ou fornecer serviços de cuidados com a pele. A maioria dos esteticistas cobre uma ou duas dessas áreas. O papel de um esteticista é usar habilidades e experiência para fazer com que os clientes se sintam confiantes, enaltecendo as características de cada um deles. As pessoas costumam marcar um horário com esteticistas antes de eventos especiais, como casamentos ou aparições na televisão.
Como escrever um currículo de esteticista
O primeiro passo para escrever seu currículo de esteticista é entender as seções que ele deve conter. Ao seguir esta sequência, você abrangerá os elementos principais e mais essenciais para o seu currículo. Quais sejam:
- Cabeçalho;
- Resumo;
- Experiência;
- Competências;
- Formação.
Escolhendo o melhor formato de currículo para esteticista
A maioria dos candidatos a emprego usará a ordem cronológica inversa ao criar o currículo. Com este formato, a experiência profissional é a seção principal, e o trabalho mais recente estará situado no topo, descendo até o mais antigo.
Se você não tiver experiência, essa seção não será utilizada. Nesse caso, torne a seção de formação a mais proeminente.
Exemplo de resumo no currículo: monte o cenário
Como esteticista, você deve montar o cenário correto antes de atender seu cliente e, com seu currículo, isso também se aplica. O resumo é sua introdução — uma breve sinopse informando ao gerente de contratação quais são suas competências e atributos essenciais que o tornam a pessoa certa para o trabalho.
Você só precisa usar duas ou três declarações impactantes, incluindo verbos de ação como “gerenciou”, “aprimorou” ou “demonstrou”.
Esteticista experiente e apaixonada com mais de 8 anos de experiência no setor. Especialista em penteados e coloração, tratamentos de pele e aplicação de maquiagem. Sempre antenada nos tratamentos e processos de beleza mais atualizados e eficazes para ajudar os clientes a alcançar seus objetivos desejados.
Exemplo de histórico profissional: a jornada
A seção de experiência profissional deve levar o leitor a uma jornada. Lá, é onde ele obterá algumas informações sobre quais competências relevantes para função você tem e qual valor você pode oferecer à organização.
Você deve começar com a mais recente e pode usar marcadores para listar as principais responsabilidades da função. Os verbos de ação são favoráveis ao descrever sua experiência, e quaisquer resultados tangíveis também são úteis. Por exemplo, você pode ter clientes recorrentes, prazos, número de clientes atendidos em um determinado dia, etc. Quantificar sua experiência tornará seu currículo de esteticista muito mais atraente para o leitor. Use nosso exemplo de currículo abaixo como inspiração para escrever sua seção de experiência profissional.
Esteticista na Garagem dos Cabelos, Belo Horizonte, MG
Maio 2018 — Maio 2020
- Realização de serviços de penteado e aplicação de maquiagem.
- Habilidades técnicas avançadas aplicadas durante a coloração, modelagem e secagem.
- Utilização das mais recentes técnicas de maquiagem e produtos.
- Estabeleci uma clientela fiel e frequente, que aumentou gradualmente por meio de indicação.
Recepcionista na Salão Beauty, Belo Horizonte, MG
Outubro 2015 — Abril 2018
- Agendava de mais de 15 novos horários por dia e dava as boas-vindas aos clientes no salão.
- Cuidava do estoque e fazia pedidos de suprimentos para cabeleireiros.
- Aplicava excelentes habilidades de escuta para alcançar a satisfação do cliente.
- Colaborava com outros cabeleireiros e profissionais de salão para promover um ambiente de trabalho feliz e produtivo.
Exemplo de competências no CV: seu ponto de venda
Ao se anunciar como esteticista, você se concentra nos atributos que tem e que serão atraentes para um possível empregador ou cliente. Em seu currículo, a seção de competências deve ser sobre as principais competências que você tem, as quais atuarão como um ponto de venda para os empregadores. Também é possível destacar palavras-chave que ajudarão você a passar pelo sistema de rastreamento de candidatos.
Use uma mistura de competências interpessoais e técnicas. Por exemplo, para um esteticista, é necessário ter competências técnicas na área de beleza de atuação, mas também é necessário ter competências interpessoais, como se comunicar bem, criar um relacionamento com os clientes e gerenciar vários compromissos ao mesmo tempo. Confira abaixo nossa amostra de currículo sob medida.
Exemplo de formação no currículo
Quer a formação seja relevante para a função ou não, você ainda deve ter uma seção dedicada a ela. Qualquer treinamento que tenha realizado será útil, especialmente se for diretamente relevante para a função de esteticista. Os empregadores estão sempre interessados em candidatos que mantêm as qualificações atualizadas e estão comprometidos com o desenvolvimento contínuo. Consulte nossos exemplos de currículos para obter orientação sobre como escrever sua seção de formação.