Como escrever um currículo de analista financeiro
Escrever um currículo para analista financeiro segue o mesmo princípio da estrutura aplicada aos currículos em outras ocupações. Com base nas principais seções mencionadas abaixo:
- Cabeçalho
- Perfil (às vezes chamado de introdução ou apresentação pessoal)
- Histórico de empregos
- Educação
- Habilidades
Todas essas informações juntas precisam estar em uma única página. E sempre que você se candidatar a uma posição diferente, seu currículo deve ser personalizado e diferente para cada uma delas. De forma que o seu conteúdo seja diretamente relevante para as necessidades e expectativas do empregador.
Verifique atentamente a descrição do emprego publicado para que você possa planejar sua abordagem e direcioná-la de forma efetiva.
Cabeçalho do currículo
Faça com que seu currículo se destaque entre os concorrentes com um cabeçalho distinto e atraente, de forma que ele seja convidativo à leitura. Harmonizar os elementos visuais do seu currículo e da carta de apresentação fará com que eles tenham o dobro do impacto.
O destaque que seu nome, profissão e informações de contato possuem no cabeçalho ajudará a criar uma primeira impressão positiva. Posteriormente, ficará mais fácil para seus recrutadores encontrarem e identificarem seu currículo em meio a tantos outros, e assim, entrar em contato para uma entrevista.
Exemplo de perfil em currículo: seja um pouco pessoal
Por que pessoal? É claro que seus novos empregadores estão preocupados com as habilidades analíticas financeiras que você tem. Mas, eles também querem saber como você se encaixa com colegas e clientes. Adicionar um pouco da sua personalidade profissional na seção de introdução ou apresentação pessoal vai permitir que seus recrutadores tenham uma ideia de quem você é, antes mesmo da entrevista.
Além disso, pense em suas maiores realizações profissionais e certifique-se de descrevê-las em seu perfil.
Exemplo de histórico de empregos: construindo sua carreira
Antes de começar a listar seus empregos anteriores, pense no caminho que você trilhou. Seu histórico é a autobiografia de sua vida profissional. Os melhores currículos mostram um padrão de crescimento e realização. E como fazer isso? Olhe para cada emprego que você já teve (se você já tem mais de 10 anos de profissão, foque nas mais recentes) e faça a si as seguintes perguntas:
- O que eu realizei neste cargo?
- Quais habilidades eu usei e quais eu aprendi?
- Qual foi o meu maior sucesso e como o alcancei?
- Tenho dados e detalhes que embasam estas minhas conquistas?
- Ganhei uma promoção ou algum tipo de elogio?
As respostas a essas perguntas formarão as palavras-chave de base de cada emprego em sua lista. Juntamente com elas, lembre-se de se concentrar nas habilidades e atributos que os recrutadores listaram especificamente. Conforme já observado anteriormente sobre o formato de currículo mais adequado, liste seus cargos anteriores em ordem cronológica inversa, com o emprego mais recente primeiro, e o mais antigo por último.
Analista financeiro, GEO Corp. , São Paulo
Outubro 2012 — Agosto 2022
- Criei orçamentos e garanti que os custos de mão de obra e material fossem reduzidos em 15%.
- Criação de relatórios financeiros sobre projetos concluídos, enfatizando resultados vantajosos que podem ser replicados.
- Criação de demonstrativos financeiros de fácil leitura e formato atraente, incluindo gráficos de fluxo de caixa e balanços.
- Gerei análises e relatórios de desempenho para revisão das equipes de gerenciamento, incorporando pontos-chave em destaque.
- Introduzi e implementei um tipo diferente de software inovador.
- Avaliei novos projetos de desenvolvimento, gerando mais de R$4,5 milhões em receita.
Analista financeiro, Sisco Enterprises, São Paulo
Setembro 2008 — Setembro 2012
- Forneci relatórios variados com ênfase e nível de detalhe personalizados, incluindo análises ad-hoc, orçamentos anuais de plano operacional, previsões mensais de fluxo de caixa e previsões de receita.
- Análise de contratos de fornecedores e assessoria em negociações, reduzindo orçamentos em 6%.
- Criação de relatórios financeiros semanais sobre despesas trabalhistas, e apresentação dos resultados à gerência.
- Modelei gráficos de receita antecipada para acompanhar com precisão nosso progresso em relação a previsões e intenções.
Seção de educação no currículo: destaque o seu aprendizado
Embora os recrutadores de grandes empresas possam mirar em pessoas graduadas pelas principais universidades do país, isso não significa que você já está de fora. Mesmo que não haja requisitos formais de treinamento para esta carreira, os empregadores esperam que os candidatos tenham um diploma de bacharel e prefiram especializações em finanças, economia ou estatística, segundo a Investopedia. E, se você não frequentou uma escola de elite, obter um MBA pode ser a melhor decisão.
Se você não está em início de carreira, a seção de educação é a menos importante em seu currículo. Você provou seu valor em sua carreira, então basta listar seus diplomas que estará perfeito. Se você tem um mestrado ou ensino superior, não há necessidade de incluir seu diploma do ensino médio.
Se você ganhou muitos prêmios ou é membro de várias organizações profissionais, considere adicionar uma seção Certificações, Prêmios e/ou Associação. Ao tomar essa decisão, esteja ciente do espaço limitado do seu currículo.
Abaixo está a seção de educação do nosso exemplo de currículo de analista financeiro.
Bacharelado em economia, Universidade de São Paulo (USP)
Agosto 2004 — Maio 2008
- Graduado summa cum laude.
Exemplo de habilidades no currículo: analise-as
Pode parecer óbvio que você precisa de habilidades analíticas para ser um analista financeiro, mas este é um ponto amplo que você precisa esclarecer em detalhes. Seu primeiro passo é pensar em todas as suas habilidades, não apenas aquelas que você considera relevantes para a carreira de analista financeiro. Faça uma lista principal daquelas que poderão ser usadas em todos os seus currículos. Em seguida, faça um top 5 entre as 10 que você pode ter escolhido e use-as como destaque para esta versão específica do seu currículo.
Pode ser mais fácil pensar em categorias de habilidades primeiramente, e só depois em suas subcategorias. Por exemplo, modelagem financeira requer conhecimentos de informática, coleta de dados, análise, comunicação com colegas, pesquisa, etc.
Confira abaixo, um exemplo de seção de habilidades em um currículo de analista financeiro.
- Análise Financeira
- Análise de Tendências
- Planejamento Estratégico
- Avaliação de Mercado
- Liderança