1. Página inicial
  2. Blog
  3. Carreira
  4. Dia da Ciência e do Pesquisador: pesquisas relacionadas ao currículo Lattes saltam 22% e somam 7 milhões de buscas em um ano

Dia da Ciência e do Pesquisador: pesquisas relacionadas ao currículo Lattes saltam 22% e somam 7 milhões de buscas em um ano

Encontre uma direção na carreira
7 min. de leitura
Buscas por Currículo Lattes crescem no Dia da Ciência
Levantamento da Onlinecurriculo aponta que, por trás do aumento nas buscas, estão dúvidas básicas sobre como criar, atualizar e utilizar o Currículo Lattes

Os internautas nunca estiveram tão interessados na área acadêmica — e quem revela isso é a Onlinecurriculo. Entre dúvidas, boas práticas e a formação de grandes especialistas, a plataforma acaba de revelar que buscas online envolvendo Currículos Lattes saltaram 22% em todo o país no último ano, atingindo a marca de 7 milhões de pesquisas no Google Brasil. 

O aumento do interesse no assunto acontece às vésperas do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico (08/07), que destaca a importância da ciência e da pesquisa para o desenvolvimento da sociedade. Vale lembrar que, com 26 anos de existência, o Currículo Lattes é mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e se consolidou como referência no cadastro da trajetória acadêmica dos brasileiros, reunindo cerca de 8 milhões de currículos de mestres, doutores e outros pesquisadores.

A alta nas buscas vem acompanhada de muitas dúvidas. A análise mapeou as perguntas mais feitas sobre o assunto e identificou um padrão: grande parte dos internautas busca orientações básicas sobre como usar, construir ou acessar o Lattes. As seis principais dúvidas foram organizadas em um ranking com base no volume estimado de buscas no último ano:


Apesar da relevância da plataforma no meio científico, os dados indicam que a navegação e o preenchimento do Currículo Lattes ainda geram insegurança entre os usuários. A atualização do currículo é a dúvida mais recorrente, contabilizando cerca de 137 mil buscas. Essa demanda pode refletir tanto a necessidade de pesquisadores manterem suas informações atualizadas para participar de processos seletivos e pleitear bolsas quanto as dificuldades encontradas na utilização da plataforma, sobretudo para novos usuários e pesquisadores em início de carreira.

Outra categoria importante de dúvidas envolve a criação, montagem e preenchimento do Currículo Lattes, que soma 121,8 mil buscas. O processo, aberto a estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais ligados à ciência, requer o preenchimento dos dados básicos e o detalhamento da trajetória acadêmico-científica. Ou seja, é importante incluir dados precisos sobre formação acadêmica, experiência profissional, publicações, participação em eventos, projetos de pesquisa e idiomas, com atenção para datas e títulos oficiais, preservando a credibilidade e a utilidade do currículo.

Além disso, cerca de 77,6 mil buscas correspondem a questionamentos sobre a função de busca da plataforma, que permite consultar os currículos de outros pesquisadores cadastrados. Essa ferramenta é amplamente utilizada por estudantes, orientadores e profissionais que desejam conhecer a trajetória acadêmica e científica de terceiros, seja para fins de orientação, colaboração ou avaliação.

A dúvida sobre a própria natureza do Currículo Lattes, por trás de aproximadamente 69,5 mil buscas, indica que 17% dos usuários ainda desconhecem do que se trata o termo. Sem ele, é muito difícil participar de processos seletivos em universidades, pleitear bolsas de estudo ou pesquisa, concorrer a financiamentos e participar de editais públicos. O Lattes funciona como um cartão de visitas profissional reconhecido nacionalmente e é fundamental para garantir reconhecimento, visibilidade e acesso a recursos e oportunidades na área acadêmica e de pesquisa.

Esses dados revelam que, apesar de sua consolidação como ferramenta fundamental para o meio acadêmico-científico brasileiro, ainda há uma demanda significativa por orientações claras e acessíveis, especialmente entre usuários em início de trajetória acadêmica e para aqueles que se deparam com a complexidade do sistema pela primeira vez.

Quem são os donos dos currículos Lattes mais buscados do Brasil?

Você já procurou o currículo acadêmico de uma figura pública? Pois saiba que essa prática é mais comum do que parece. Seja para verificar o histórico científico, buscar inspiração ou por mera curiosidade, os dados do levantamento também revelaram quem são os donos dos currículos Lattes mais pesquisados — e os resultados misturam ciência, mídia e entretenimento.

Em primeiro lugar, aparece Milton Cunha, comentarista de Carnaval e figura conhecida pela presença carismática na televisão. Em seguida, está Guilherme Terreri Lima Pereira, nome por trás da drag queen Rita Von Hunty, que reúne milhões de seguidores e também é professora de História e Ciência Política.

A lista segue com nomes que transitam entre a ciência popular e o debate público, como o geofísico Sérgio Sacani, criador do canal Space Today, e o médico Dráuzio Varella, referência em saúde e divulgação científica. Integram ainda o ranking pensadores contemporâneos como Leandro KarnalMário Sérgio CortellaRodrigo Silva, além de pesquisadores e comunicadores como Taiz CampbellMarcos Eberlin.

O dado revela uma curiosidade crescente não apenas pelo conteúdo produzido por essas personalidades, mas também por suas trajetórias acadêmicas. A busca pelo Currículo Lattes, nesses casos, parece ir além de critérios técnicos: ela se conecta ao interesse do público em entender quem está por trás das vozes que ocupam espaço no debate público — seja ele científico, filosófico, educacional ou midiático.

Sobre o Onlinecurriculo

Fundado em 2016, o Onlinecurriculo é um plataforma geradora de currículos on-line que tem como objetivo ajudar pessoas de todo o mundo a conseguir o emprego dos sonhos. Além de fornecer diversos modelos prontos de currículos e cartas de apresentação, a empresa, com sede em Brabante do Norte, na Holanda, permite que os usuários os personalizem de forma automatizada e rastreiem as vagas às quais se candidatam. Até o momento, estima-se que mais de 25 milhões de profissionais foram impactados por suas ferramentas. 

Metodologia

Para avaliar o interesse dos brasileiros pelo principal modelo de currículo científico nacional, a plataforma Onlinecurriculo analisou o volume de buscas relacionadas ao termo “Currículo Lattes” realizadas no Google entre junho de 2024 e junho de 2025 — que alcançou aproximadamente 7 milhões de pesquisas.

Com base nesse levantamento, foram identificadas as dúvidas mais frequentes associadas à plataforma. As perguntas recorrentes foram agrupadas e organizadas em um ranking, conforme o volume estimado de buscas no período analisado.

A partir da mesma base de dados, também foram mapeados os nomes mais mencionados em conjunto com o termo “Currículo Lattes”, o que permitiu a elaboração do ranking com os currículos mais pesquisados no país.

Continuar lendo
Carreira17 min. de leitura
Empresas que levam brasileiros para trabalhar no exterior
Empresas que levam brasileiros para trabalhar no exterior
10 min. de leitura
Pesquisa freelancer: Modelo híbrido é o preferido dos Brasileiros
Pesquisa freelancer e home office
Carreira8 min. de leitura
Janeiro Branco: mais da metade dos brasileiros não têm intenção de permanecer em ambientes de trabalho que não sejam saudáveis
Pesquisa Janeiro Branco 2024: Prioridades e Desafios na Saúde Mental no Trabalho
Carta de apresentação32 min. de leitura
Como escrever uma carta de apresentação — guia especializado [2023]
Como escrever uma carta de apresentação — guia especializado [2023]
Navegar por tudo