Finalmente o momento que você estava esperando, chegou! Você recebeu a ligação de um recrutador, te convidando para uma entrevista! Parabéns! Agora é hora de começar a se preparar e isso inclui entender quanto tempo dura uma entrevista de emprego.
Afinal, essa informação vai te ajudar a organizar a sua agenda e também criar um roteiro da conversa, considerando seu tempo.
E é justamente este o tema deste artigo. Vamos nos aprofundar sobre quanto tempo dura uma entrevista de emprego e, ainda:
Primeiro, vamos responder à pergunta central aqui: Quanto tempo dura uma entrevista de emprego?
Ok, bem, a resposta depende do tipo de entrevista. Por exemplo, é preciso entender as diferenças sobre quanto tempo dura uma entrevista de emprego online em comparação a quanto tempo dura uma entrevista de emprego presencial. Isso ocorre porque essas entrevistas têm um formato diferente.
Por isso, se você acabou de ser convidado para uma entrevista de emprego, considere de que tipo ela é.
Para ajudar você ao longo do caminho, descrevemos alguns dos formatos mais comuns e quanto tempo cada um deve levar.
As entrevistas por telefone tendem a ser breves. Afinal, o objetivo desse tipo de entrevista, geralmente, é verificar e confirmar as informações que você apresentou em seu currículo.
Como regra geral, esse tipo de entrevista dura entre 15 e 30 minutos. No entanto, você deve se certificar de que não tem nenhum compromisso urgente (como outra entrevista de emprego) logo após.
Essa dica é importante, especialmente, para os casos em que a conversa correr bem e o interlocutor gostar de você. É comum que em situações como essas, o recrutador faça mais perguntas e disponibilize mais tempo para conversar com você.
Entrevistas online, também conhecidas como entrevistas em vídeo, estão se tornando mais populares, especialmente após a pandemia.
Atualmente, cerca de 60% dos gerentes de contratação ou recrutadores usam tecnologia de vídeo como padrão ao contratar candidatos.
Portanto, você não deve se surpreender se sua primeira ou até mesmo segunda etapa da entrevista de emprego for uma entrevista online.
Muitas vezes, esses tipos de entrevistas seguem o mesmo formato de uma entrevista pessoal. Por esse motivo, você deve reservar uma quantidade razoável de tempo se for convidado para participar de uma.
Claro, a principal diferença aqui é que você não precisa se deslocar para um local específico.
Mas, afinal, quanto tempo dura uma entrevista de emprego online? Espere que as entrevistas em vídeo durem entre 30 minutos e uma hora.
A boa notícia aqui é que o tempo da entrevista, geralmente, aparece no convite para a reunião online que, normalmente, tem um horário de início e término claramente definido.
Dessa forma, você tem um direcionamento ainda mais claro sobre quanto tempo dura uma entrevista de emprego e o quão detalhada ela será.
Não economize na preparação para entrevistas online!
Fazer uma entrevista de emprego no conforto da sua casa é um luxo. Mas isso não significa que você pode abrir mão da preparação padrão para entrevistas. Trate esta entrevista como faria com qualquer outra. Certifique-se de fazer sua pesquisa sobre a empresa, o cargo pretendido e preparar algumas respostas. Por exemplo, sobre porque você deseja trabalhar nessa empresa em específico.
Além disso, certifique-se de verificar seus dispositivos antes do início da entrevista. Certifique-se de que seu laptop, câmera e microfone estejam todos funcionando. Você também deve verificar se precisa baixar um software específico, como um aplicativo, para usar durante a entrevista em vídeo.
Se você foi convidado para uma entrevista presencial, considere uma duração média de 30 minutos e duas horas. Além disso, você pode perguntar ao gerente de contratação qual será a duração da entrevista antes de comparecer.
Na verdade, vale a pena tentar descobrir como será a entrevista. Como há muitos formatos diferentes, quanto mais você souber sobre ela, melhor.
Por exemplo, é possível que você passe por uma entrevista individual, na qual você é o único candidato presente. No entanto, em alguns casos, os gerentes de contratação entrevistarão diversos candidatos por vez. Por isso, descobrir qual é a situação antes de comparecer à entrevista lhe dá a melhor chance de se preparar para ela.
Não tenha vergonha de perguntar ao recrutador que entrou em contato com você sobre o formato da conversa. Para isso, seja educado, mas direto.
Ao responder à solicitação de entrevista do gerente de contratação, pergunte a ele quanto tempo a entrevista durará, se há algo específico que você precisa preparar com antecedência e se há mais alguma coisa que você precisa saber.
Ao contrário da crença popular, não há nada de errado em fazer perguntas. Ao contrário, boas perguntas mostram que você deseja se preparar e que aquela oportunidade é importante para você!
O recrutador sabe que você não tem uma bola de cristal que lhe dirá exatamente como a entrevista vai se desenrolar, então vá em frente e pergunte.
Digamos que você descubra que é uma entrevista em grupo. Como o nome sugere, essas entrevistas são onde o gerente de contratação vê vários candidatos ao mesmo tempo. O objetivo principal é ver como cada um de vocês trabalha em um ambiente de grupo e como "se destacam".
Nós sabemos que ter que responder perguntas na frente de sua concorrência direta pode ser estressante. No entanto, a melhor abordagem aqui é esquecer que você está competindo com eles e tentar trabalhar ao lado deles.
O gerente de contratação procura por alguém que tenha capacidade de trabalhar em equipe e possa dar suporte ao grupo mais amplo. Por isso, aproveite a oportunidade para mostrar essas habilidades.
Então, quanto tempo em média dura uma entrevista de emprego com vários candidatos?
Você pode se surpreender ao saber que essas entrevistas geralmente não são muito mais longas do que uma entrevista padrão.
Em alguns casos, uma entrevista em grupo pode ser até mais curta do que você espera, durando cerca de apenas uma hora ou pouco mais.
Mais uma vez, pergunte com antecedência ao gerente de contratação quanto tempo a entrevista durará.
Entrevistas baseadas em competências são mais estruturadas do que um formato padrão.
Essas entrevistas permitem que o gerente de contratação teste seu conjunto de habilidades em primeira mão.
Por isso, fique ligado, afinal, muito provavelmente haverá um teste ou atividade para você realizar.
Mas, respirar mais aliviados, porque, se você for convidado para esse tipo de entrevista, é comum que o gerente de contratação deixe isso claro.
No e-mail ou telefonema inicial, os recrutadores tendem a descrever informações sobre como será a entrevista, isso inclui a indicação da realização de uma atividade como parte do processo.
Nestes casos, lembre-se de praticar em casa antes de comparecer à entrevista.
Na maioria das vezes, uma entrevista baseada em competências será um segundo ou terceiro estágio do processo de contratação. Provavelmente, você já conheceu o gerente de contratação ou a equipe antes. Por esse motivo, esses formatos não deixam muito espaço para conversas informais. Você pode esperar que esse tipo de entrevista dure entre uma hora e uma hora e meia.
A prática realmente leva à perfeição
Preparando-se para uma entrevista baseada em competências? Além de se preocupar sobre quanto tempo dura uma entrevista de emprego, certifique-se de pesquisar algumas atividades e perguntas com antecedência.
É provável que o gerente de contratação use um conjunto padronizado de exercícios para determinar o quão bem seu conjunto de habilidades atende aos requisitos da função em questão. Por exemplo, para uma vaga de vendedor, uma atividade comum é a “Me venda essa caneta”.
Para conhecer as possibilidades, pesquise as atividades para sua vaga de emprego online. Você pode usá-las para praticar. Passe pelos estágios de cada exercício e descubra as respostas que você provavelmente daria. Você também pode encontrar alguns exemplos de respostas, que o ajudarão em sua preparação.
As entrevistas em painel têm uma característica distinta: há mais de um entrevistador.
Sim, em vez de simplesmente conversar com o gerente de contratação, você terá que enfrentar um painel. Isso pode incluir o gerente de contratação, outro gerente e um membro da equipe do setor que você irá ingressar, por exemplo.
Quando você receber o convite, poderá descobrir que ele inclui o nome desses entrevistadores.
Muitas vezes, essas entrevistas levarão o mesmo tempo que qualquer outra entrevista presencial. No entanto, há uma consideração importante que você não pode ignorar aqui. Como você será entrevistado por várias pessoas, cada uma pode ter sua própria opinião.
Quando isso acontece, pode significar que as entrevistas em painel duram mais do que você esperaria inicialmente. A menos que seja informado o contrário, reserve cerca de uma a duas horas para esse tipo de entrevista.
Agora que respondemos à pergunta "quanto tempo dura uma entrevista de emprego", vamos falar sobre o que você precisa fazer com o tempo que tem.
Embora os prazos que demos possam parecer longos, eles não são quando você considera que precisa mostrar seu valor em alguns minutos.
Por esse motivo, é importante que você faça tudo o que puder para maximizar o impacto do seu tempo de entrevista, aproveitando cada minuto!
Para te ajudar, organizamos cinco estratégias que podem ser usadas por você, quando estiver na sua próxima entrevista. Mantenha essas dicas em mente se quiser ficar à frente da concorrência.
Quando você recebe um convite para uma entrevista, precisa começar a planejar sua participação.
Você terá as informações básicas de que precisa: data, hora e local. Use isso a seu favor para se preparar:
Marcar todas as caixas acima importa mais do que você imagina. Não se trata apenas de garantir que nada dê errado no grande dia. Também significa que você se sentirá pronto para a entrevista. Isso significa que você vai demonstrar confiança e tranquilidade.
A seguir, você adivinhou, é hora de fazer alguma preparação para a entrevista em si. Ou seja, para as perguntas que virão!
Conhecer alguns dos questionamentos mais comuns de entrevistas é o caminho a seguir, para se sentir - e de fato estar - mais preparado.
Saber como você responderá a cada pergunta significa que você não será colocado em uma situação difícil e pego de surpresa. Para começar, vamos dar uma olhada em algumas das perguntas mais comuns em entrevistas:
Como essas perguntas são muito comuns, reserve um tempo da sua preparação para pensar nas respostas.
Com isso, ao se deparar com uma das opções acima, você não gaguejará nem tropeçará nas palavras. Em vez disso, estará preparado para responder! Atenção, porque a ideia não é decorar uma resposta, mas pensar em um esboço dela, para usá-lo durante sua conversa, de forma natural e profissional.
Não quer perder tempo durante sua entrevista de emprego? Tente manter suas respostas concisas e diretas.
Se você é prolixo ou é conhecido por falar muito, pode cair na armadilha de explicar demais as coisas ou até mesmo divagar fora do assunto. Para impedir que você faça isso, use técnicas como o modelo STAR testado e aprovado, que vai te ajudar no processo de como se apresentar.
Durante este guia sobre quanto tempo dura uma entrevista de emprego, você já deve ter percebido que o tempo é essencial.
Por isso, certifique-se de que cada resposta que você der durante a entrevista tenha valor real.
Uma das melhores maneiras de fazer isso é dando exemplos para cada uma de suas afirmações. Por exemplo, se você declarar que “continuamente excede as metas de vendas”, seja mais específico. Dê exemplos sobre o quanto excedeu as metas no último emprego e explique o impacto disso na empresa.
Perto do final de qualquer uma das entrevistas acima, você pode esperar a mesma pergunta. "Você tem alguma pergunta para nós?" Este é o momento em que o gerente de contratação passa o bastão para você.
É também sua chance de fazer quaisquer perguntas urgentes que você possa ter. Em vez de ficar sentado ali e pensar nelas na hora, planeje suas perguntas com antecedência.
Ter algumas perguntas bem pensadas na ponta da língua mostra que você leva a sério a função.
A essa altura, você deve se sentir confiante em saber quanto tempo dura uma entrevista de emprego. No entanto, pode haver algumas áreas cinzentas em sua mente. Confira nossas respostas às perguntas mais frequentes sobre o assunto.
Tente não buscar informações subliminares relacionadas a duração da sua entrevista. Como abordamos aqui, há muitos formatos diferentes que uma entrevista de emprego pode ter. Você não sabe o motivo da sua duração, então não se estresse.
É inteligente chegar à sua entrevista de emprego cerca de 10 a 15 minutos mais cedo. Essa margem de manobra lhe dará tempo extra caso algo dê errado. Também lhe dará uma chance de se recompor, ir ao banheiro e se tranquilizar do trajeto.
Se você tiver uma entrevista final curta e agradável, não se preocupe. Muitas vezes, esta é uma chance para o gerente de contratação tomar sua decisão final. Se você chegou até aqui, é um bom sinal. Dedos cruzados!
Estamos chegando ao final do nosso guia sobre quanto tempo dura uma entrevista de emprego.
Como vimos, a resposta a essa pergunta depende do formato da entrevista e de quantas pessoas vão entrevistá-lo no dia.
Por isso, se essa informação é realmente importante para você, pergunte ao gerente de contratação sobre os horários exatos da entrevista com antecedência.
Lembre-se também de fazer sua pesquisa sobre a empresa e sua futura função, durante a preparação para a entrevista e, por último, evite tirar conclusões relacionadas ao tempo que a sua entrevista durou.
Você não tem informações privilegiadas sobre o raciocínio do gerente de contratação. Simplesmente apareça e dê tudo de si!