Como iniciar uma carta de apresentação: passo a passo completo + exemplos

Aprender como iniciar uma carta de apresentação pode ser a diferença entre conseguir ou não a sonhada entrevista. A saudação e a introdução são essenciais para conquistar o recrutador e despertar o interesse em conhecer mais sobre você e o que você pode fazer pela empresa.
Anna Muckerman
Redatora de Conteúdo para o Resume.io
Atualizado em 30 setembro 2024

Como muitos gerentes de contratação têm apenas alguns segundos para avaliar cada candidatura, você precisará aprender como iniciar uma carta de apresentação de forma que ela chame a atenção do recrutador, desde a primeira frase. 

Entretanto, antes de mergulharmos nos detalhes de como iniciar um texto de apresentação pessoal, vamos definir os objetivos da carta de apresentação:

  1. Chamar a atenção do recrutador e incentivá-lo a ler o restante da sua carta
  2. Destacar uma habilidade específica que você possui, uma conexão ou conquista que seja forte o suficiente para que você seja considerado para a vaga.
  3. Mostrar um toque de sua personalidade e comportamento profissional.

Há muitas maneiras de atingir esses três objetivos, mas em todas elas você precisa prender a atenção do recrutador logo nas primeiras palavras. Caso contrário, ele perderá o interesse e passará para a próxima carta de apresentação, sem nem mesmo continuar lendo a sua. 

Então, o que escrever na mensagem de apresentação? O objetivo deste artigo é justamente responder a essa pergunta de maneira direta e clara, usando exemplos que você pode aplicar em sua candidatura.

Na OnlineCurriculo você tem acesso a dezenas de modelos prontos de carta de apresentação. Basta escolher o seu e incluir as suas informações. 

Como se começa uma carta de apresentação? 

Conheça 5 dicas para começar uma carta de apresentação profissional que podem ser adaptadas a qualquer setor ou nível de experiência:

  1. Comece destacando uma conquista
  2. Conte suas história profissional
  3. Inclua uma estatística ou fato relevante
  4. Destaque sua forte conexão com o trabalho ou com a empresa
  5. Comece com um valor pessoal que é compartilhado também pela empresa.

A seguir, vamos detalhar cada uma dessas dicas de como iniciar uma carta de apresentação.

1. Comece sua carta de apresentação com uma conquista

Se você quer impressionar os recrutadores desde o início, comece sua carta de apresentação destacando uma conquista profissional relevante para o cargo pretendido. 

Essa abordagem é especialmente valiosa para áreas como vendas ou atendimento ao cliente.

Para evitar parecer arrogante, certifique-se de respaldar suas realizações com números ou porcentagens.

Outro fator importante a considerar é relacionar esta conquista às demandas do seu possível empregador. 

Se a sua principal conquista tem pouco a ver com as funções do cargo ao qual você está se candidatando, prefira escolher uma realização diferente ou opte por outro tipo de vaga.

Dica do especialista

Pergunta frequente: “Como fazer uma breve apresentação sobre mim?”

Lembre-se de que você está apresentando seu eu profissional, por isso, certifique-se de adaptar sua introdução ao trabalho que deseja conquistar. Use as cartas de apresentação para apresentar a parte da sua personalidade que é relevante para o seu público-alvo – o recrutador.

O objetivo desta abertura: permitir que o empregador imagine como você trará o mesmo tipo de resultado para a empresa dele.

Exemplo

Exemplo de como iniciar uma carta de apresentação focada em uma conquista

Em meus quatro anos como corretor de imóveis licenciado, transformar casas à venda em negócios fechados tornou-se meu forte. Das sete casas que vendi no ano passado, conheci cinco compradores em meus eventos de open house. Esse sucesso levou meu gestor a me convidar para fazer uma apresentação para todo o escritório sobre as melhores práticas de open house

2. Conte a sua história

Uma forma cada vez mais popular de se apresentar como profissional é abrir a carta de apresentação de uma maneira um pouco pessoal. 

Embora você deva manter um tom profissional ao escrever uma carta de apresentação, ao compartilhar sua trajetória profissional ou interesse na área, é possível (e indicado) estabelecer uma conexão pessoal com o recrutador.

O segredo para este tipo de abertura é entender a cultura da empresa. O site e a marca sugerem que eles investem no aspecto pessoal de seus colaboradores? Então essa á uma boa forma de mostrar que você se alinha a esse valor. 

Logo, uma boa resposta para a dúvida sobre como iniciar um texto de apresentação pessoal é compartilhar sua jornada profissional.

Esse tipo de estratégia é especialmente relevante para áreas criativas ou inovadoras, bem como para estudantes que se candidatam a estágios e bolsas de estudo.

Dica do especialista

Dúvida frequente: "O que escrever na mensagem de apresentação?"

No corpo da sua carta, você tem espaço para explicar exatamente por que você se encaixa perfeitamente no cargo, então use a sua jornada profissional e até mesmo acadêmica para indicar essa conexão ao recrutador. Descubra os valores da empresa e use-os ao apresentar a sua história. Além do texto, fique atento aos recursos de design da sua carta de apresentação e combine-os aos elementos presentes em seu currículo.

Sua carta de apresentação deve se destacar pelo seu conteúdo. Uma abertura forte motivará o RH a continuar lendo. 

O objetivo desta abertura: oferecer um toque pessoal e criar uma conexão humana, explicando a origem do seu interesse e entusiasmo pela área.

Exemplo

Exemplo de como fazer uma breve apresentação sobre mim.

O cachorro estava gravemente ferido quando o encontrei preso na cerca atrás da minha casa. Eu tinha muitos planos para as férias depois do ensino médio, mas em vez disso passei grande parte do meu tempo cuidando de “Charlie” para recuperá-lo. Em agosto, eu tinha certeza de que queria me formar em medicina veterinária.

Este é um exemplo de como fazer uma breve descrição pessoal em situações em que você está em busca de um cargo iniciante, como estagiário ou jovem aprendiz, ou mesmo se estiver mudando de carreira e deseja explicar sua motivação.

Artigo relacionado: Como escrever uma carta de apresentação sem experiência

3. Ofereça uma estatística ou fato relevante sobre o mercado

Uma das maneiras mais tradicionais de como iniciar uma carta de apresentação é incluindo uma estatística ou fato relevante relacionado ao setor em que você deseja atuar (ou já atua). 

Este é um tipo de apresentação mais formal, por isso é uma ótima alternativa para empresas e profissões baseadas em números, como finanças ou gestão.

Descreva resumidamente a estatística ou fato, incluindo sua fonte com credibilidade. 

Em seguida, explique como essas informações moldam a maneira como você encararia sua função ou setor potencial. 

Esse é um ótimo exemplo do que escrever na mensagem de apresentação para cargos de nível superior e executivos, pois permite que você ofereça sua visão do panorama geral da empresa e do mercado em que ela está inserida.

O objetivo desta abertura de carta de apresentação: fornecer informações úteis e relevantes para servir como ponto de partida para seus insights sobre o futuro da indústria e seu papel dentro dela.

Exemplo

Exemplo de como iniciar um texto de apresentação pessoal com uma introdução baseada em fatos

No ano passado, mais da metade de todas as pesquisas na web ocorreram a partir de smartphones, de acordo com uma pesquisa da Statscounter. Entendendo como este comportamento impacta o setor de restaurantes, como Diretor de Operações do Grupo EME, criei um plano plurianual para aumentar a presença online, usando estratégias de mídia social e responsividade mobile de nossos site e sistema de reserva. 

4. Destaque sua forte conexão com o trabalho ou com a empresa

As conexões são essenciais no local de trabalho e se você já possui laços fortes com a empresa, sua melhor aposta pode ser destacá-los no início de sua carta de apresentação. 

O segredo para esse tipo de abertura é evitar a menção óbvia de nomes e, em vez disso, concentrar-se no que você realizou, discutiu ou aprendeu com sua conexão.

Uma conexão não precisa necessariamente ser uma pessoa. Você também pode combinar elementos de uma introdução narrativa com sua conexão com o setor, local ou empresa. 

Um tom sincero e honesto é a chave para esse tipo de introdução, caso contrário, você pode parecer que está tentando chegar ao cargo por meio de uma indicação indireta, querendo furar a fila porque conhece alguém.

O objetivo desta abertura: Apresentar seu relacionamento existente com o empregador para explicar a base de seu interesse na empresa, área ou cargo.

Exemplo

Exemplo de como iniciar uma carta de apresentação com uma introdução

Por ter me formado na PUC Minas conheço alguns dos profissionais que trabalham em sua empresa, e é inspirador ver o quão felizes e realizados eles se sentem no ambiente de trabalho. Isso despertou meu desejo de fazer parte de uma equipe tão motivadora e gratificante.

5. Comece com um valor pessoal que é compartilhado também pela empresa.

Compartilhar um conjunto de valores com a empresa na qual você deseja trabalhar te ajuda a explicar suas motivações para o cargo. 

Esse tipo de introdução é melhor para cargos com componente emocional, como enfermeiros, cuidadores, professores e assistentes sociais. 

Se o seu trabalho exige algum nível de auto-sacrifício, mostrar sua motivação para isso é a maneira perfeita de explicar a fonte de sua paixão e energia pela área.

Antes de apostar tudo nessa vaga, pesquise seu possível empregador e descubra quais qualidades ele mais valoriza. 

O objetivo de iniciar uma carta de apresentação seguindo este padrão: Mostrar seu entusiasmo e determinação, descrevendo o que o motiva a dar o seu melhor para a posição ou área.

Exemplo

Exemplo de como começar uma carta de apresentação com uma introdução baseada em valores

Como filho adotivo, sei que um assistente social dedicado faz toda a diferença na trajetória de uma criança. É por isso que quero trazer minha paixão e perseverança para uma função no ANGAAD, a fim de inspirar as crianças e prepará-las para um futuro saudável.

Dica do especialista

Pergunta frequente sobre como iniciar uma carta de apresentação: "Devo mencionar por que estou neste mercado de trabalho?"

Não existe uma regra geral sobre informar ao empregador por que você está procurando trabalho, mas você pode declarar que está procurando um novo desafio ou algo semelhante.

Como eu começo a escrever uma carta de apresentação?

Para começar a escrever uma carta de apresentação é importante estar atento a duas seções principais do documento: a saudação e a introdução. Sua saudação é a maneira como você se dirige à pessoa que lerá sua carta de apresentação. Já a introdução destaca suas principais conquistas, valores ou motivação para o cargo. 

Para começar a escrever uma carta de apresentação, é importante iniciar com uma saudação adequada, como "Prezado(a) [Nome do Recrutador]". Em seguida, introduza-se de forma clara e direta, mencionando seu nome e a posição para a qual está se candidatando.

Como iniciar uma carta de apresentação?

Ao iniciar uma carta de apresentação comece com uma saudação. É possível seguir o padrão de “Prezado” ou “Prezada”, seguida do sobrenome do gerente de contratação ou do destinatário da carta. Esse formato funciona bem na maioria das situações profissionais. Também é uma ótima opção se você simplesmente não tiver certeza de qual saudação usar.

Dica do especialista

Pergunta frequente: “Você coloca uma saudação em uma carta de apresentação?”

A resposta curta é um sonoro “Sim!” Você conheceria uma pessoa e não a cumprimentaria com pelo menos um “Olá”? Não. Seria rude. O mesmo se aplica à sua carta de apresentação, talvez ainda mais porque é uma situação mais formal em que a pessoa a quem se dirige é desconhecida.

Então, como fazer uma saudação em uma carta de apresentação?

A saudação adequada é aquela que melhor combina com o tom da empresa e do setor. Existem certas situações em que a abordagem padrão pode parecer um pouco formal demais. Por exemplo, se você trabalha em uma área mais criativa ou deseja atuar em uma empresa com uma pegada mais jovem, você pode parecer fora de contexto usando uma saudação como “Prezado” e o sobrenome do recrutador. 

Nestes casos, você pode optar por uma saudação mais informal, como “Oi” ou “Olá”, se já tiver um relacionamento com o destinatário da carta ou se estiver enviando sua carta de apresentação no corpo de um e-mail.

O que fazer e o que não fazer em uma carta de apresentação

O que fazer
  • Dirija-se ao gerente de contratação pelo nome sempre que possível
  • Opte pela saudação mais formal em caso de dúvida
  • Use um substantivo coletivo quando houver mais de um destinatário da carta
O que não fazer
  • Não use uma saudação impessoal como “A quem possa interessar”
  • Não cumprimente o destinatário apenas pelo primeiro nome, a menos que você já tenha um relacionamento ou seja apropriado para o campo

Como eu começo a escrever uma carta de apresentação sem nome?

Usar o nome de um gerente de contratação ou do destinatário da carta ajuda a estabelecer uma conexão pessoal e mostra seu interesse na empresa. Contudo, nem sempre você tem acesso a este nome. Neste caso, vai precisar começar uma carta de apresentação sem nome. Aqui estão três dicas para fazer isso:

  1. Considere se a carta será lida por uma pessoa ou a um grupo de pessoas
  2. Avalie se o leitor provavelmente será um profissional de RH ou outra pessoa
  3. Use o tom de voz da empresa e acerte a medida da formalidade do local de trabalho

Cada um desses fatores pode ajudá-lo a restringir suas opções e escolher a saudação mais adequada para a situação. Agora vamos dar uma olhada em algumas alternativas.

Para situações em que você se dirigirá a uma ou mais pessoas que trabalham no RH:

  • Prezado Gerente de Contratação/Equipe de Contratação da (Nome da Empresa)
  • Prezado Recrutador/Equipe de Recrutamento da (Nome da Empresa)

Para situações em que você se dirigirá a uma ou mais pessoas que não trabalham em RH:

  • Prezado Presidente da Bolsa / Comitê de Bolsas da (Nome da Bolsa)
  • Prezado Gerente/Equipe de Gestão da (Nome da Empresa)

Para locais de trabalho de natureza mais casual:

  • Saudações Família (Nome da Empresa)
  • Olá Equipe (Nome da Empresa)
Artigo relacionado
Como escrever uma carta de apresentação — guia especializado [2023]
Aqui está exatamente como você pode escrever uma carta de apresentação que se destacará da multidão e ajudará você a conseguir a tão sonhada entrevista.

Como NÃO endereçar uma carta de apresentação

Dica do especialista

Depois de uma busca infrutífera pelo nome do gerente de contratação, pode ser tentador endereçar sua carta de apresentação para “Prezado Senhor ou Senhora”. Esta saudação, no entanto, muitas vezes pode parecer impessoal e excessivamente formal. O mesmo se aplica a “A quem possa interessar” – uma saudação ultrapassada que hoje em dia soa fria e desinteressada. Uma típica saudação de uma carta de apresentação que foi enviada em massa para diversas empresas. Se você não conseguir encontrar o nome da pessoa que lerá sua carta de apresentação, escolha um substantivo coletivo como os listados acima.

Como eu começo a escrever uma carta? Sumário

Para começar a escrever uma carta de apresentação, após a saudação, é fundamental estar atento à introdução. Ela é o parágrafo inicial que segue diretamente a saudação. Se um gerente de contratação ler qualquer parte de sua carta de apresentação, você pode ter certeza de que começará aqui. Isso significa que vale a pena dedicar seu tempo para garantir que o parágrafo introdutório de sua carta de apresentação cause uma boa primeira impressão.

Como fazer uma breve descrição pessoal? 

Algumas das maneiras mais comuns e eficazes de fazer uma breve descrição pessoal em sua carta de apresentação incluem:

  1. Destacar uma conquista impressionante
  2. Apresentar sua história profissional
  3. Mostrar um fato ou uma estatística relevante
  4. Expor uma conexão entre você e a empresa
  5. Fazer uma declaração de valores

Os cinco estilos de como iniciar uma carta de apresentação descritos neste artigo foram projetados para fornecer opções e exemplos a serem seguidos ao elaborar sua própria carta de apresentação. 

Em última análise, nenhum estilo introdutório é mais correto do que outro – tudo se resume às suas próprias experiências, ao setor e às necessidades do empregador. Temos também um blog para: “ Como encerrar uma carta de apresentação: exemplos, dicas, métodos de formatação”.

Dica do especialista

Pergunta frequente: "Quais são os piores erros nas cartas de apresentação?"

Alguns dos erros mais comuns no início de uma carta de apresentação são erros ortográficos/gramaticais e ser excessivamente formal ou casual na saudação.

Agora sim você tem um guia completo de como iniciar uma carta de apresentação que terá muito mais chance de conseguir a sonhada entrevista. 

Para terminar, compartilhamos uma dica extra: use um dos modelos prontos de carta de apresentação oferecidos pela OnlineCurriculo para criar um documento profissional, de maneira prática, rápida e eficiente.

Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo