Nunca houve um momento tão bom para um cientista de dados se não agora. A demanda é alta e com o número crescente de novos profissionais, nada melhor do que se destacar da concorrência com um currículo para cientista de dados bem escrito.
Com este guia e as ferramentas do Onlinecurriculo você poderá criar o seu currículo de cientista de dados profissional facilmente. Siga com a gente!
Seu currículo de cientista de dados precisa incluir algumas seções essenciais, como:
Veremos a seguir como você preencherá cada uma destas seções de acordo com seu cargo, considerando tudo aquilo que há de mais importante.
Algumas dicas para seu currículo de cientista de dados se destacar:
Otimize seu currículo para o ATS
O ATS é um software que automatiza a seleção de currículos a partir palavras-chave, ranqueando aqueles currículos que melhor se enquadram na descrição do cargo.
Por exemplo: em um CV de analista de dados, a descrição da vaga pedia por:
O formato de currículo cronológico é o mais comum utilizado para um cientista de dados. Ele é a maneira mais simples de organizar suas realizações. Além também de facilitar a leitura do recrutador. Mantenha-o simples e conciso.
Suas informações de contato são muito importantes, portanto sempre faça a revisão. Inclua dados como:
Dependendo da empresa, pode ser útil incluir algumas informações como: perfil do GitHub e LinkedIn. Leia a descrição da vaga.
Gael Ferreira
Cientista de dados
(11) 98877-6655
gael.ferreira@gmail.com
Gael Silva Ferreira
Cientista de dados experiente
11988776655
gaelzinho@gmail.com
O perfil profissional, ou introdução do currículo, é o local onde você tem a oportunidade de se apresentar e atrair a atenção do recrutador para que ele continue a leitura do seu currículo.
Uma boa dica para escrevê-lo é responder às seguintes perguntas:
Confira alguns exemplos adaptáveis de perfil para currículo de cientista de dados:
Cientista de dados entusiasta e ágil. Experiente em projetos de análise de dados durante a graduação. Habilidades técnicas e comunicativas para contribuir em equipes multidisciplinares. Determinado a solucionar desafios e encontrar insights valiosos.
Cientista de dados proativo e analítico. Experiência em análise de dados e desenvolvimento de soluções em diversos projetos. Habilidades comprovadas em modelagem estatística e implementação de algoritmos de machine learning. Reconhecido por contribuições significativas e pela entrega de resultados consistentes.
Cientista de dados experiente e versátil. Mais de uma década de expertise em análise de dados e implementação de soluções inovadoras. Reconhecido por liderar equipes multifuncionais e entregar projetos de alto impacto. Histórico sólido de resultados consistentes e contribuições significativas.
A seção de experiência profissional é a base do currículo de cientista de dados. A ideia principal aqui é mostrar aos recrutadores o que você ofereceu a cada empresa, como você cresceu como profissional e como você está preparado para a atual função pretendida.
Liste seus cargos e adicione marcadores abaixo, iniciando as descrições de suas contribuições de forma concisa, utilizando verbos como: “fiz”, “desenvolvi” ou “mantive”.
Destaque também seus resultados tangíveis, ao invés de apenas listar suas responsabilidades. Por exemplo:
Lembre-se de ter cuidado para que seu currículo não fique maior que uma página.
Cientista de dados na Open System Technologies, São Paulo/SP
Abril 2013 - Agosto 2019
Cientista de Dados na Maxwell Research Group, São Paulo/SP
Novembro 2008 - Março 2013
Caso você seja um recém-formado, ou mesmo está mudando de área dentro da T.I., será preciso demonstrar outras habilidades que possam ser transferíveis, ou mesmo demonstrar que já fez cursos e tem o aprendizado necessário para iniciar na área.
Dê foco em sua formação, seus trabalhos realizados em cursos, e suas habilidades já comprovadas que possam ser úteis nesse novo cargo.
A seção de competências é onde você listará suas habilidades mais relevantes para o cargo almejado. Liste entre 5 a 10 habilidades, mesclando entre habilidades interpessoais e técnicas.
Uma boa dica é, antes de começar a listar suas competências, conferir o que diz a descrição do cargo ao qual você está se candidatando, e adicionar suas habilidades que mais se relacionam com as exigências do cargo.
Confira alguns exemplos de competências que você pode utilizar:
Melhor que apenas listar suas habilidades é também demonstrá-las em seu currículo, com exemplos nas seções de perfil e experiência profissional:
A área de cientista de dados não possui um caminho exatamente tradicional. É possível que você venha de diversas outras áreas e tenha se especializado em dados. Como:
A formação direta em Ciência de Dados é relativamente nova, portanto considere incluir tudo aquilo que for relevante para a sua formação. Se você possuir um diploma universitário, não será necessário incluir informações a respeito de onde você estudou no ensino médio.
Seu diploma de bacharelado, mestrado, bootcamps, cursos e tudo aquilo que formou o seu conhecimento na área.
Você também pode incluir premiações, conquistas e participações em projetos importantes. Enfim, tudo aquilo que te trouxe até aqui.
Essa seção pode ser dividida em:
Curso técnico em ciência de dados, EPTI, São Paulo/SP
Junho 2007 - Julho 2007
Bacharel em Comunicação, USP, São Paulo/SP
Agosto 2003 - Maio 2007
Como cientista de dados, você sabe que a mensagem é mais importante que um design cheio de enfeites. A ideia aqui é manter a suas informações o mais legíveis possível.
Os recrutadores não têm muito tempo para ficar procurando por informações, e quanto mais organizado for o seu currículo, melhor.
Um currículo de cientista de dados em PDF é uma ótima forma de salvar seu arquivo sem que ele mude a formatação a cada computador/software que ele for aberto.
Não se esqueça também de buscar por erros de digitação ou erros que possam te atrapalhar.
Perfil
Cientista de dados talentoso com paixão por fornecer dados valiosos por meio de funções analíticas e métodos precisos de aquisição. Comprometido em auxiliar as empresas a avançar, ajudando-as a desenvolver planos estratégicos baseados em modelos e descobertas preditivas. Trazendo um histórico comprovado de análise de conjuntos de dados complexos e servindo como um forte consultor.
Experiência profissional
Cientista de dados na Open System Technologies, São Paulo/SP
Abril 2013 - Agosto 2019
Cientista de Dados na Maxwell Research Group, São Paulo/SP
Novembro 2008 - Março 2013
Competências
Formação
Curso técnico em ciência de dados, EPTI, São Paulo/SP
Junho 2007 - Julho 2007
Bacharel em Comunicação, USP, São Paulo/SP
Agosto 2003 - Maio 2007
Facilite a criação do seu currículo de cientista de dados com as ferramentas do Onlinecurriculo. Lá você conta com um criador de currículos testado por profissionais, além de diversos modelos de currículos para cientista de dados que podem se encaixar em seu perfil. Confira!