Mesmo antes da pandemia fechar as portas de diversos escritórios em todo o mundo, um número crescente de assistentes virtuais estava provando seu valor como uma alternativa eficiente de contratação de funcionários. Dito isso, um currículo de assistente virtual de qualidade vai ajudá-lo a aproveitar a onda de perspectivas de trabalho remoto que antes eram inimagináveis.
Este guia de escrita de currículos ajudará você a demonstrar seus talentos da melhor maneira possível. Cada etapa é ilustrada com palavras que você pode adaptar a partir de um modelo de currículo de assistente virtual. Abordaremos aqui:
Assistentes virtuais é o nome que damos aos assistentes administrativos que trabalham remotamente. Embora seja justo dizer que eles são comumente contratados para dar suporte administrativo, como agendar compromissos, organizar viagens, lidar com ligações e e-mails, não se engane quanto à amplitude e a diversidade das funções que os assistentes virtuais desempenham.
Seus serviços são valorizados por empresas de todos os tamanhos, em diversas áreas, e descrições de trabalho padrões raramente se aplicam. Geralmente contratados como prestadores de serviços independentes, eles podem atuar em múltiplas funções como: escriturário, assistente de contabilidade, digitação de dados, atendimento ao cliente, especialista em folha de pagamento, gerente de mídia social, marketing de conteúdo, assistente de pesquisa e analista de dados.
Sendo necessariamente bem organizados, os assistentes virtuais tendem a apreciar a estrutura ordenada que quase todos os currículos têm em comum. Estes são os componentes essenciais:
Siga estes princípios de redação de currículos para obter uma vantagem na contratação.
O formato de currículo cronológico reverso é recomendado para 90% dos candidatos a emprego. Ele é o formato ideal caso sua experiência de trabalho tenha crescido progressivamente ao longo do tempo.
Muitos assistentes virtuais, no entanto, podem ser uma exceção a esta regra se estiverem buscando acordos de contratação autônomos, por exemplo. O formato de currículo funcional permite enfatizar habilidades, ao invés dos locais por onde trabalhou. E o formato de currículo híbrido, combina uma seção de experiência cronológica com uma lista de habilidades mais proeminente do que o habitual.
As primeiras impressões importam mais do que nunca quando você se candidata para uma função que será executada virtualmente. Um cabeçalho de currículo diferente pode fazê-lo parecer profissional, organizado e acessível, ao mesmo tempo que convida o leitor a continuar com a leitura do seu currículo. E é também onde os gestores de contratação voltam ao se prepararem para a entrevista.
Portanto, aproveite ao máximo esta oportunidade para exibir de forma atrativa seu nome, cargo, informações de contato e URL do perfil no LinkedIn. Reforce o impacto que o currículo pode causar com elementos de design coesos no cabeçalho da sua carta de apresentação.
É improvável que você seja o único candidato para este trabalho de assistente virtual, portanto, o objetivo da seção de introdução no currículo é chamar a atenção do recrutador para a sua proposta de valor única. A introdução ou perfil, como às vezes é chamado, reúne suas qualificações mais relevantes, concentrando-se nas necessidades específicas de contratação, apresentadas na descrição da vaga.
Este é realmente um incentivo para que os ocupados gestores de contratação prestem atenção ao currículo de alguém. Mas, não cabe a eles descobrir por conta própria. É sua responsabilidade gerar uma reação positiva aqui, como: "Esta pessoa é realmente diferenciada! Preciso continuar lendo”.
Abaixo está um modelo de introdução de currículo de assistente virtual que você pode adaptar.
Sou uma assistente virtual dinâmica com mais de 7 anos de experiência, proporcionando suporte administrativo e gerencial excepcional aos clientes. Sou especialista em realizar diversas tarefas, priorizando de forma eficaz as atividades, com o objetivo de alcançar os melhores resultados. Tenho conhecimento e habilidades em software de gerenciamento de documentos e sistemas de gerenciamento de conteúdo.
Como já observado anteriormente, a descrição da vaga de emprego oferece as melhores dicas sobre a experiência de trabalho que mais importa para este empregador, juntamente com palavras-chave importantes. Utilize também verbos de ação descritivos e dinâmicos para se diferenciar de forma concisa e precisa de outros candidatos.
Enfatize o impacto e valor de suas contribuições e resultados como assistente virtual, ao invés de focar nas responsabilidades que você assumia em outros trabalhos. Quando você apresentar os seus cargos anteriores, em outras áreas do documentos, você terá espaço para dizer ao empregador o que você fez. Entretanto, aqui é onde você diz o quão bem foi feito. Destaque resultados tangíveis, usando números para quantificar seus pontos de destaque, se possível.
Abaixo está um modelo de experiência profissional de currículo de assistente virtual que você pode modificar.
Assistente Virtual no Escritório Irmãos Almeida, em São Paulo
Junho 2018 - Atualmente
Assistente Virtual no Escritório Supra, em São Paulo
Agosto 2015 - Maio 2018
Mesmo que normalmente não haja requisitos de graduação para um cargo de assistente virtual, não deixe de incluir no currículo tudo o que se encaixa à seção de formação acadêmica. Diplomas relacionados à administração são comuns, ou talvez você tenha estudado em um campo específico na área, como saúde, marketing ou finanças. Diplomas de escolas técnicas e cursos online de assistente virtual também são comuns.
Em qualquer caso, liste-os em ordem cronológica reversa, do mais alto para o mais baixo nível. Você pode omitir o seu ensino médio, a menos que sua educação formal tenha parado por aí. Inclua quaisquer certificações relevantes, juntamente com estágios, treinamento no local de trabalho, oficinas e seminários.
Abaixo está a seção de educação de um currículo de assistente virtual que você pode modificar.
Bacharel em Comunicação pela Universidade Federal de São Paulo
Setembro 2010 - Junho 2014
Seja o mais específico e abrangente possível ao listar as habilidades que melhor correspondem aos requisitos do cargo divulgado. Esta pode ser outra oportunidade para usar palavras-chave importantes para o cargo pretendido. Todo currículo precisa de uma mistura de habilidades técnicas e interpessoais, portanto, certifique-se de que o seu inclua ambas.
Considere os tipos de atividades e funções que você gerenciaria neste cargo, caso fosse contratado, e quais habilidades podem ser importantes. Habilidades com computadores, habilidades organizacionais e comunicação, provavelmente, estão no topo da lista, juntamente com capacidades analíticas, de resolução de problemas, pensamento crítico e conceituais.
Confira um modelo de currículo de assistente virtual para a seção de competências abaixo.
Esta é a primeira chance de demonstrar sua aptidão para facilitar as coisas para o seu próximo chefe!
Mesmo antes de mergulhar no conteúdo do seu currículo, os gestores de contratação apreciarão um layout de página organizado e com detalhes de design atraentes.
Uma página limpa e organizada facilita o caminho percorrido pelos olhos durante a leitura, e inspira confiança em relação ao seu cuidado com cada detalhe, remetendo ao seu papel no trabalho como assistente virtual.
Diminua a densidade dos blocos de texto amplificando o espaço em branco. Certifique-se de que suas margens sejam largas o suficiente e o espaçamento entre linhas e parágrafos seja adequado. Suas escolhas de fontes, formatação de texto e acentos gráficos também devem melhorar a legibilidade.