A seção de experiência profissional do currículo é uma das seções de currículo mais influentes e muitas vezes mais difíceis de acertar.
A experiência profissional/histórico de trabalho no currículo é onde as descrições de empregos anteriores e as experiências profissionais dão credibilidade a uma candidatura ou entrevista. Todas as outras informações e seções no currículo, desde hobbies até a declaração pessoal, enquadram a lista de experiências de trabalho relevantes nos últimos 10 a 15 anos. Então, como descrever minha experiência profissional no currículo?
Este guia mostrará tudo o que você precisa saber sobre como incluir a experiência profissional no currículo, como:
A regra das cinco palavras. Pense em cinco palavras que resumiriam sua carreira. Como você descreveria sua experiência? Essas cinco palavras devem ser bem contundentes na seção de experiência profissional. O gerente de contratação não vai se lembrar das frases que você escreve, mas se ele parar de ler e mantiver essas cinco palavras (ou mais) em mente, seu currículo terá feito seu trabalho.
Antes de entrarmos nos meandros de como mencionar a experiência profissional no currículo, eis por que isso é importante. O gerente de contratação ou empregador analisa o currículo para responder a uma pergunta:
A experiência profissional dessa pessoa a qualifica para esse cargo?
A seção de experiência profissional do seu currículo é a base que o qualifica ou desqualifica para uma entrevista ou a próxima etapa do processo de contratação. Esta seção de currículo usa os últimos 10 a 15 anos de histórico de carreira relevante para informar a um possível empregador se você tem a experiência profissional que atenda aos requisitos da função. A seção de experiência profissional dá credibilidade à sua candidatura e deve complementar todos os outros aspectos de seus materiais de candidatura (outras seções no currículo, carta de apresentação, portfólio etc.).
Na maioria dos casos, a escolha de quais empregos incluir em seu currículo deve depender do seu histórico de trabalho e do tipo de emprego para o qual você está se candidatando. Em geral, trabalhe em ordem cronológica inversa (em um formato de currículo geralmente conhecido como formato cronológico reverso), começando com sua posição mais recente no topo da página e inclua os últimos 10 a 15 anos de histórico de emprego. A ordem cronológica inversa funciona melhor para a maioria dos candidatos a emprego.
Se você tiver um histórico de trabalho disperso, não se estresse. A troca de emprego é mais comum e mais amplamente aceita hoje em dia, especialmente entre a força de trabalho mais jovem. Incluir períodos curtos de meio período e projetos paralelos é bom se essas experiências profissionais estiverem diretamente relacionadas ao emprego ou apresentarem competências que se sobreponham ao cargo. Esteja preparado para responder a perguntas sobre suas escolhas de carreira enquanto considera a experiência profissional no currículo, tenha uma resposta confiante sobre sua carreira e seja franco sobre o nível de compromisso que você está procurando. Depois de escolher as posições, vamos mergulhar nos pontos específicos sobre a experiência profissional no currículo. As descrições devem incluir:
Como escrever um CV de estudante? O currículo de estudante para um primeiro emprego deve conter detalhes completos sobre sua formação (pois isso atestará sua capacidade de se concentrar e conquistar) e, idealmente, também conter detalhes sobre quaisquer trabalhos de estudante ou trabalho voluntário que você tenha feito enquanto estudava. Não importa o quão servil foi tal trabalho, o mais importante é que você entenda a responsabilidade de trabalhar com remuneração.
Sempre assuma que o leitor — neste caso, o gerente de contratação — não precisa de explicações. Você também tem muito pouco espaço para divagar em seu currículo.
Libere espaço não incluindo:
Se você é recém-formado com pouca ou nenhuma experiência profissional, considere adicionar suas notas finais ao currículo. À medida que você adquirir experiência profissional ao longo dos anos, deve substituir as notas por experiência profissional relevante.
Em um nível básico, o layout da experiência profissional normalmente inclui:
A experiência profissional/histórico de trabalho no currículo também deve incluir:
Aqui estão alguns exemplos de experiência profissional no currículo para vermos as diferenças entre um primeiro rascunho e o rascunho final. Como você descreve sua experiência da maneira mais sucinta possível?
Exemplo 1: Experiência profissional em CV para um professor. Digamos que você esteja se candidatando para ser professor de ciências do ensino médio em uma escola. A nova descrição do cargo enfatiza a importância do envolvimento fora da sala de aula. A descrição do cargo especifica que se está buscando professores que desejam crescer por meio do desenvolvimento profissional.
Primeiro rascunho:
Rascunho final:
Exemplo 2: Experiência profissional em CV para gerente de marketing de conteúdo. Os gerentes de marketing de conteúdo abrangem uma ampla gama de responsabilidades. O recrutador terá uma noção geral de sua experiência profissional — não há necessidade de começar do zero — mas pontos específicos baseados em resultados prosperarão aqui.
Primeiro rascunho:
Rascunho final:
Exemplo 3: Experiência profissional no currículo para garçom. O serviço de alimentação é dinâmico. Qualquer coisa que reduza o tempo de busca do gerente pela metade tem mais chances de conseguir o emprego. Certifique-se de procurar palavras-chave no anúncio de emprego, como “experiência de bartender de coquetéis artesanais” ou “jantar requintado”. Claro, você pode aprender — e aprenderá — no trabalho, mas os restaurantes têm tempo mínimo para treiná-lo no básico. Seja confiante e claro sobre o seu passado.
Primeiro rascunho:
Rascunho final:
Exemplo 4: Exemplo de experiência profissional no currículo para assistente executivo. A personalidade desempenha um papel tão importante no gerenciamento calmo da agenda e do estilo de vida de um executivo ocupado. O tom do seu currículo deve ser equilibrado e confiante no que se espera de um assistente executivo. Tente estar sempre um passo à frente do que seu chefe precisa antes mesmo de começar o trabalho.
Primeiro rascunho:
Rascunho final:
Exemplo 5: Exemplo de experiência profissional no currículo para representante de vendas. Fatos e números comprovados são seu maior ativo como representante de vendas. Sua última posição mediu seu crescimento de vendas pessoal ou de equipe? Desenterre esses números para trabalhá-los em sua seção de experiência profissional. Em seguida, explique os métodos que você aplicou no trabalho em si para que isso acontecesse. Este exemplo de experiência profissional no currículo oferece algumas ideias:
Primeiro rascunho:
Rascunho final:
Quais competências eu coloco no currículo? Ao considerar a experiência profissional no currículo, você deve procurar fazer o melhor uso possível do espaço. Sempre haverá uma seção de competências separada, em que você pode listar competências interpessoais e competências técnicas, portanto, certifique-se de que isso esteja relacionado à experiência que você mencionou com cada empregador, mas ela deve adicionar ao quadro geral, em vez de ser uma simples repetição de tudo. Se você adicionar uma competência interessante que você não mencionou na seção de experiência profissional, o empregador provavelmente perguntará sobre ela na entrevista.
Deve-se escrever sentenças? Frases? Declarações? Deve-se escrever um currículo para o primeiro emprego? Aqui estão algumas regras gramaticais básicas para escrever seus marcadores de experiência profissional.
Em vez de se candidatar em massa a todos os anúncios de emprego na internet com o mesmo currículo, reserve um tempo para adaptá-lo:
Além do fato de que 36% dos gerentes de contratação descartam currículos que não parecem personalizados para uma determinada função, um currículo e uma candidatura personalizados:
Reiniciar esse processo toda vez que você se candidatar a um novo emprego pode parecer excessivo. Idealmente, quanto mais tempo você dedicar para personalizar seu currículo, para menos empregos você precisará se candidatar.
Sua experiência profissional no currículo deve conter todas as informações relevantes para você garantir a função. Isso ditará a quantidade de experiência profissional que você pode incluir no currículo.
Se você tiver uma carreira de 30 anos, pode optar simplesmente por listar os empregadores dos primeiros 10 a 15 anos e usar seu precioso espaço de currículo para descrever as experiências de currículo mais recentes. No entanto, se sua carreira tiver 15 anos ou menos, você definitivamente deve incluir toda a sua experiência profissional.
Em termos da quantidade de experiência profissional em seu currículo, tente fornecer mais informações sobre as funções mais recentes. Faça uso de marcadores e textos sólidos depois de listar os detalhes do empregador e da data — como você pode ver em nossos muitos exemplos de currículo.
Devo colocar seminários no meu CV? Normalmente, um seminário de um ou dois dias não seria incluído na experiência profissional no currículo. Se o treinamento ou evento educacional tiver um certo prestígio ou durar mais de uma semana, considere incluí-lo na seção de formação, mas como qualquer pessoa pode participar de um seminário, isso não dará uma grande indicação quanto ao seu nível individual de adequação para o cargo. Você certamente terá informações mais importantes para compartilhar.
A experiência profissional em um ótimo currículo ajuda os empregadores a saber em 10 segundos ou menos se você está qualificado para o trabalho. Ela deve soar muito como a descrição no anúncio de emprego. Se a experiência profissional no CV não se parecer com a descrição do cargo ou não seguir essas regras, esteja preparado para usar um pouco de criatividade para ser notado. Por exemplo, use um gerador de currículos para criar um currículo perfeito no formato exato que os empregadores em potencial estão procurando.