O termo currículo cronológico é um pouco impróprio, pois esse formato realmente coloca a experiência profissional e a formação em ordem cronológica inversa. Isso significa que você lista seu último ou atual emprego primeiro e seu primeiro emprego por último.
Da mesma forma, ao usar a ordem cronológica inversa, você lista sua maior conquista educacional primeiro e os marcos anteriores abaixo disso.
O formato de currículo cronológico reverso é o mais usado, pois geralmente mostra primeiro a experiência mais impressionante do candidato. Por exemplo, se você é um neurocirurgião procurando uma nova posição, não faria muito sentido começar seu histórico de emprego com seu primeiro emprego no McDonald's.
A principal alternativa ao currículo cronológico/cronológico reverso é o formato de currículo funcional, que se concentra em sua experiência e competências, em vez de uma narrativa baseada no tempo de como você os adquiriu. O formato de currículo híbrido usa uma combinação dessas duas abordagens.
Por exemplo, você pode ser um contador profissional que está procurando uma “estratégia de saída” para perseguir sua antiga paixão pela fotografia. Se você estiver preparando um currículo para promover sua experiência em fotografia de casamentos, eventos e imóveis, faria pouco sentido fornecer uma lista cronológica detalhada de seus empregos anteriores como contador. Nesse caso, um currículo funcional enfatizando sua experiência fotográfica seria uma escolha melhor.
Vamos nos aprofundar um pouco mais no currículo cronológico para ver se ele é a melhor escolha para você. O que este guia abordará:
Os currículos precisam ser cronológicos?
A maioria dos currículos é cronológico, mas você também pode usar um currículo funcional ou híbrido. Depende da sua experiência e do que seria mais adequado com base no fato de sua carreira ter sido sem sobressaltos (cronológico) ou se você embarcou em uma montanha-russa de carreira (função/híbrid0)
O formato de currículo cronológico geralmente é o melhor a ser usado se você tiver anos de experiência contínua no campo em que está procurando emprego. Isso é especialmente verdadeiro se você seguiu uma carreira mais ou menos “normal” na qual progrediu de uma posição de nível básico para cargos progressivamente mais altos.
Esse formato geralmente é usado por pessoas com histórico comprovado no campo, especialmente aquelas que podem demonstrar contribuições que fizeram para os negócios de seus empregadores anteriores. A ênfase está na experiência, que é a principal coisa que os empregadores costumam procurar em um candidato a emprego.
Existem várias vantagens para este formato de currículo, como:
Toda moeda tem dois lados. Existem algumas desvantagens potenciais em usar um formato de currículo cronológico, como:
Se essas desvantagens superarem as vantagens, convém considerar o uso de um formato de currículo funcional ou híbrido.
Um currículo cronológico ou funcional é melhor?
A resposta é: depende da sua experiência. Se você tiver um plano de carreira claro sem muitas lacunas e estiver com os empregadores há 1 ou mais anos, um currículo cronológico será a melhor opção. No entanto, se você teve muitas funções temporárias ou lacunas em seu currículo, considere um currículo funcional.
O currículo cronológico (ou CV, como este documento é conhecido fora dos EUA e Canadá) deve seguir esta estrutura e formato básicos:
Aqui está como um currículo cronológico deve ser.
A seção de experiência profissional é a parte principal de um currículo onde se aplica o formato cronológico reverso. Nesta seção, primeiro liste seu trabalho atual ou último. Inclua o nome da empresa onde trabalhou, a cidade, estado e/ou país onde está localizada, o que você fez lá e os anos em que trabalhou lá. (datas precisas não são necessárias.)
Em cada empregador, adicione uma lista de marcadores que descreva o que você fez em cada emprego. Não diga apenas pelo que você foi “responsável”, mas o que você realmente realizou. Seja específico, usando fatos e números sempre que possível (valores em reais, crescimento percentual, número de funcionários que você gerenciou, número de clientes que você atendeu, etc.). Use verbos de ação fortes: “gerenciei”, “liderei”, “criei”, “vendi”, “organizei” etc.
Você não precisa incluir todos os empregos que já teve, especialmente se eles não estiverem relacionados ao campo em que estiver procurando emprego. Inclua seus empregos mais impressionantes e relevantes.
Os empregadores preferem currículos cronológicos ou funcionais?
A maioria dos empregadores prefere o cronológico, pois é muito mais fácil de ler do que um currículo funcional. O gerente de contratação pode ver rapidamente sua carreira. Os currículos funcionais podem ser um pouco mais desafiadores para dissecar. Quanto mais você puder facilitar para o leitor, melhor!
A seção de formação é a outra parte do seu currículo em que a ordem cronológica inversa precisa ser usada.
Por exemplo, se você tiver um Ph.D., liste-o primeiro, junto com a universidade, a área de estudo e o ano em que obteve o diploma. Siga isso com as mesmas informações sobre onde você obteve seu mestrado e, abaixo, faça o mesmo para o seu diploma de graduação.
Se você tiver um diploma de nível superior, costuma não ser necessário mencionar onde estudou no ensino médio, mas, se houver espaço, pode ser uma boa ideia.
A seção de formação também pode ser usada para mencionar quaisquer certificações em seu campo. A participação em aulas, seminários e workshops de educação continuada relevantes para o emprego também pode ser listada aqui, bem como a participação em sociedades de honra, clubes ou atividades extracurriculares relacionadas à sua área. Se você teve uma média de notas estelar ou se formou com honras, também pode dizer isso aqui.
Ao usar o formato cronológico, você está contando uma história na ordem inversa. Isso pode parecer um pouco antinatural, mas se você revisar algumas das centenas de exemplos de currículos no Onlinecurriculo, verá que isso é totalmente normal.
Busque equilíbrio visual e distribuição em seu currículo, para que, por exemplo, você não tenha uma seção enorme e várias seções minúsculas.
Lembre-se de que um currículo quase sempre deve ter apenas uma página, então seja criterioso sobre o que incluir. Se você tiver uma vasta experiência profissional ou se contar com altos graus de formação, pode ser impossível listar todas as suas conquistas e credenciais.
Listas de marcadores, em particular, podem ocupar muito espaço vertical. Considere organizar listas de marcadores em colunas lado a lado ou simplesmente resumir suas realizações em um bloco de texto.
Se você ainda tiver problemas para encaixar tudo em uma página, evite recorrer a truques de formatação, como usar um tamanho de fonte pequeno ou tornar as margens muito pequenas. Procure aquela uma ou duas palavras que transbordam em uma segunda linha, tornando seu currículo uma linha mais longa. Essa simples verificação pode eliminar esses comedores de espaço.
Se você experimentar diferentes modelos de currículo, também poderá descobrir que o simples fato de escolher um modelo diferente fará com que seu currículo caiba em uma página.
Se você tiver anos de experiência profissional contínua no campo de atuação ou no setor em que está buscando emprego, o formato de currículo cronológico reverso provavelmente é o certo para você. Ele se concentrará em sua experiência, ao mesmo tempo em que detalhará suas competências e formação.
Há uma riqueza de recursos disponíveis quando você embarca em escrever um currículo. Eles fornecerão exemplos e modelos para você começar. Você só precisa adicionar as especificidades sobre sua formação profissional.
Por que muitos recrutadores desconfiam de currículos funcionais?
A razão pela qual os recrutadores suspeitam de currículos funcionais é que eles podem achar que você está tentando esconder as datas dos seus empregos anteriores.