Especial do dia: um guia com tudo o que você precisa saber sobre como preparar um ótimo currículo para garçonete.
O trabalho como garçonete tem horários bem diferentes dos tradicionais. Além disso, espera-se que as profissionais trabalhem, mesmo nos dias mais movimentados, com simpatia, rapidez e um sorriso no rosto.
Mas, como demonstrar que você preenche esses requisitos?
Por meio do seu currículo é possível! Com a Onlinecurriculo você tem acesso a modelos prontos e testados pelo mercado. Além de dicas como as que apresentamos abaixo.
Escrever um currículo de garçonete é como anotar os pedidos de uma mesa de oito pessoas. Você tem que ser organizado e sucinto, mas sem deixar de fora nada que seja importante.
Logo, um currículo de garçonete deve ter apenas uma página e seguir esta estrutura básica:
Considere também alguns cuidados extras para chamar a atenção dos recrutadores:
Otimize o currículo de garçonete para ATS
Embora um restaurante local possa não usar software ATS, algumas grandes redes de restaurantes o fazem.
Os softwares ATS buscam determinadas frases nos currículos, considerando o que os empregadores esperam de seus funcionários.
Para ter o seu currículo aprovado, espelhe os requisitos listados na descrição do trabalho.
Alguns exemplos, incluem:
O primeiro passo é escolher um modelo de currículo simples ou apostar em um exemplo de currículo moderno.
Em seguida, defina o melhor formato. Se você tem uma experiência recente na função, é melhor listar o seu histórico de trabalho em ordem cronológica reversa, começando pelo último emprego.
Se a sua trajetória é muito variada, ou você tem experiência limitada, pode optar por um formato funcional.
O cabeçalho é a primeira seção do currículo e inclui informações de contato como:
Por outro lado, algumas informações muito pessoais, geralmente, não são necessárias, como data de nascimento, idade, estado civil e CNH. Entretanto, para ter certeza sobre o que incluir na seção, observe a descrição da vaga.
A introdução de seu currículo de garçonete é o lugar para chamar a atenção do empregador e convencê-lo a continuar lendo sobre você. Essa área fica logo abaixo dos dados de contato.
A melhor receita de introdução inclui listar seus atributos mais fortes, por exemplo, apresentando uma experiência anterior que tenha sido bem sucedida.
O pulo do gato de uma boa introdução é destacar as suas características pessoais e profissionais mais fortes, juntamente com fatos importantes que já aconteceram na sua carreira.
Para isso, considere dados como:
Se você tem treinamento formal ou certificações, dê aos gerentes uma prévia disso também.
Sempre que possível use exemplos para falar sobre uma habilidade. Por exemplo, em vez de dizer que você é motivada, explique como seu antigo gerente te direcionava para atender as maiores mesas, por causa da sua rapidez e eficácia.
Garçonete profissional e motivada com vários anos de experiência servindo alimentos em estabelecimentos de grande movimento. Comprometida em seguir os padrões de saúde e segurança, enquanto atua como membro útil e positivo da equipe. Apresento uma atitude positiva, possuo grande habilidade em múltiplas tarefas e trabalho bem sob pressão.
A seção de experiência profissional do currículo de garçonete é o local para falar sobre os empregos que você já teve, começando pelo mais recente.
Insira o nome do empregador, o período trabalhado e forneça uma lista de suas obrigações.
Além disso, dê exemplos de bom desempenho e use números sempre que possível.
Algumas dicas que podem gerar bons insights sobre o que usar em seu currículo de garçonete incluem:
Também vale a pena demonstrar sua proatividade. Afinal, garçonetes são frequentemente solicitadas para executar outras atividades como:
Seu currículo deve mostrar que você entende essa multidisciplinaridade e que tem experiência com isso.
Garçonete na Sigmunds, São Paulo
Outubro 2014 - Junho 2019
Caixa e assitente na Gran Palácio, São Paulo
Novembro 2010 - Setembro 2014
Caso você não tenha experiência como garçonete, não se preocupe. Ainda é possível conquistar uma vaga! Para isso, enfatize experiências anteriores, mesmo que não sejam profissionais.
Fale sobre cursos e conte sobre sua personalidade. Destaque as razões para buscar trabalho como garçonete daquele estabelecimento.
Caso tenha feito algum trabalho voluntário ou trabalhado em outras áreas, fale sobre isso.
Os recrutadores procuram candidatas que demonstrem habilidades como ética no trabalho.
Logo, ser confiável, honesta e atenta, são características interpessoais tão ou mais importantes do que a experiência.
Além disso, são difíceis de treinar em alguém que nunca as aprendeu. É por isso que os empregadores se importam com suas habilidades comportamentais, mesmo que você nunca tenha trabalhado em um restaurante ou bar.
Contudo, se você é garçonete há algum tempo, junte à essa lista habilidades técnicas como uso de sistemas PDV.
Confira estes exemplos de competências que você pode utilizar em um currículo para garçonete:
Seja você alguém com educação formal ou que está apenas começando, esta seção é sobre mostrar que você está disposta a aprender e melhorar.
Garçonetes geralmente não precisam de educação formal, já que muitas responsabilidades podem ser aprendidas no dia a dia.
No entanto, se você tiver conhecimento nas áreas de turismo, gestão hoteleira ou serviços de alimentação, isso pode ser um grande bônus, especialmente ao procurar empregos de nível mais elevado, como de gerente.
Se você não tem ensino superior, não se preocupe, basta incluir as informações do ensino médio, como onde foi realizado e quando foi finalizado.
Caso esteja iniciando uma graduação, também insira a informação e informe que está em andamento.
Além do grau de escolaridade, mencione quaisquer certificados adicionais como:
Abaixo está a seção de formação acadêmica de exemplo em um currículo de garçonete.
Diploma de Ensino Médio, Escola Estadual São Paulo, São Paulo
Agosto 2010 - Maio 2014
Se você é nova na função de garçonete ou já trabalhou em alguns restaurantes, um layout limpo e atraente envia a mensagem de que você é uma profissional.
Não é necessário incluir cores, já que um gerente está procurando alguém que possa fazer o trabalho de forma eficiente e com um sorriso no rosto.
Como você provavelmente entregará o currículo pessoalmente ao proprietário do restaurante ou vai enviá-lo por e-mail para o gerente antes de uma entrevista, baixe seu currículo como um PDF.
Isso permitirá uma impressão ideal e formatação clara e concisa que não muda em diferentes computadores.
Ao criar um currículo para garçonete e aumentar as suas chances de ser chamada para uma entrevista, use o criador de currículos da Onlinecurrículo e crie um documento projetado por especialistas. Use um de nossos modelos e encontre o equilíbrio certo entre um currículo direto e interessante.
Perfil
Garçonete profissional e motivada com vários anos de experiência servindo alimentos em estabelecimentos de grande movimento. Comprometida em seguir os padrões de saúde e segurança, enquanto atua como membro útil e positivo da equipe. Apresento uma atitude positiva, possuo grande habilidade em múltiplas tarefas e trabalho bem sob pressão.
Experiência profissional
Garçonete na Sigmunds, São Paulo
Outubro 2014 - Junho 2019
Caixa e assitente na Gran Palácio, São Paulo
Novembro 2010 - Setembro 2014
Formação
Diploma de Ensino Médio, Escola Estadual São Paulo, São Paulo
Agosto 2010 - Maio 2014
Competências