Exemplo de carta de apresentação para trabalhar em restaurantes

Use este exemplo de carta de apresentação de trabalhar em restaurantes para concluir sua candidatura e ser contratado rapidamente — sem frustração, sem adivinhação. Este exemplo de carta de apresentação foi elaborado especificamente para cargos de trabalhar em restaurantes em 2024. Aproveite nossas frases de amostra + guias especializados para baixar a carta de apresentação perfeita em apenas alguns minutos.
Editar este currículo

Trabalhar em restaurantes é uma boa oportunidade para quem busca um emprego que, normalmente, não exige diploma superior, oferecendo variados cargos e carreiras.

No entanto, isso também faz com que a competição por estas vagas seja bem acirrada, exigindo que você se destaque de alguma forma entre os candidatos. E, neste cenário, uma carta de apresentação pode te ajudar.

Neste exemplo e guia de apresentação para trabalhar em restaurantes você terá:

  • exemplos, amostras e modelos gratuitos para guiá-lo e estruturar sua escrita;
  • informações sobre como conseguir seu primeiro emprego neste ramo, mesmo sem experiência;
  • além de aprender como destacar suas habilidades e impressionar empregadores.

Exemplo de carta de apresentação para trabalhar em restaurantes (apenas texto)

Modelo de carta de apresentação completa e adaptável

Prezada Giulia,

Com quatro concorrentes diretos a cinco minutos de caminhada, compreendo que você precise de um gerente de restaurante com a capacidade de fornecer uma experiência eficiente e agradável aos seus clientes, além de garantir que os padrões culinários sejam impecáveis.

Três gerações da minha família estiveram envolvidas com a culinária italiana. Depois de atuar como gerente no estabelecimento do meu primo e após a decisão dele de vender o negócio, estou buscando novas oportunidades em restaurantes tradicionais. A possibilidade de trabalhar e crescer com vocês me motiva e acredito que tenho muito a oferecer aos seus clientes.

Concluí meu bacharelado em turismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, passando dois anos após a formatura em Roma, sob a tutela do meu tio (que administra um bistrô cinco estrelas lá). Meus oito anos de experiência desde então foram em dois restaurantes administrados pela família, que frequentemente ganharam prêmios no setor.

Busco dar atenção máxima a tudo que impacta a experiência do cliente: cultivando relacionamentos com clientes habituais, supervisionando o treinamento de garçons, reclamações de clientes e até mesmo servindo mesas quando estávamos com falta de pessoal. Gerentes em um restaurante italiano devem ser visíveis e envolvidos. A taxa de satisfação do cliente, de 98%, em minha posição anterior é quase o dobro de quando comecei no cargo. Aumentamos o gasto por cliente em 28% ao atualizar o menu, melhoramos os lucros focando em nossa base de custos e reduzindo o desperdício, enquanto ainda pagávamos salários acima da equipe acima da média do mercado.

Minha natureza proativa e meu profundo conhecimento da culinária italiana me permitem envolver-me na cozinha. Me esforço para ter relacionamentos próximos com meus chefs e encontrar os melhores ingredientes possíveis, facilitando a elaboração de um cardápio ainda melhor. Com 36% de clientes recorrentes e uma presença ativa nas redes sociais, deixei o restaurante em ótima forma para sua venda.

Ficaria feliz em conversar e entender como poderia fazer coisas semelhantes para o De Luca´s Restaurante.

Atenciosamente,

Geraldo Santos

Seções de uma carta de apresentação para trabalhar em restaurantes

O trabalho em restaurantes pode envolver diversos tipos de cargos diferentes, da cozinha ao recepcionista, abrindo portas para diversas oportunidades. Mas, independente da função que você planeja assumir, a estrutura de uma carta de apresentação seguirá a mesma.

A estrutura de uma carta de apresentação para trabalhar em restaurantes possui os seguintes componentes:

  • cabeçalho da carta de apresentação: comece com suas informações básicas, como nome, contato e a posição ao qual está se candidatando;
  • saudação: escolher a saudação adequada entre “Sr(a)” ou um simples “Olá”, além de se referir diretamente ao recrutador utilizando seu nome, demonstra educação e atenção aos detalhes;
  • introdução: aqui é onde você causa sua primeira impressão, falando um pouco sobre a sua experiência em restaurantes. Destaque também a sua motivação para a vaga, por exemplo, “contato constante com pessoas” ou “a energia vibrante do trabalho”;
  • corpo da carta: este é o local onde você vai aprofundar a sua história, falando sobre suas experiências mais relevantes, habilidades e conquistas. Sempre as alinhando com as necessidades da vaga a que está se candidatando. Por exemplo, conte como você ajudou a melhorar a qualdiade do atendimento aos clientes, e como isso impactou na taxa de retorno ou no ticket médio do restaurante;
  • conclusão: conclua sua carta resumindo suas qualificações e reiterando o seu interesse na função. Sem se esquecer do seu CTA;
  • e sua assinatura: faça uma despedida profissional e inclua o seu nome a seguir.

Lembre-se que cada seção da sua carta de apresentação precisa se alinhar a sua jornada profissional e sua paixão pelo serviço.

Organize-a para não ficar muito grande, e caiba apenas em uma página. Seu objetivo é criar uma conexão entre suas qualificações e o trabalho ao qual está se candidatando.

Para entender melhor cada um destes tópicos, consulte nosso guia completo sobre como escrever uma carta de apresentação.

Introdução de uma carta de apresentação para trabalhar em restaurantes

Logo após preencher seu cabeçalho com todas as suas informações básicas, é hora de escrever a introdução da sua carta de apresentação para trabalho em restaurantes.

A introdução da sua carta de apresentação precisa despertar o interesse do recrutador. Ela é como um aperitivo do que será o prato principal em um restaurante. Portanto, vá direto ao ponto, usando uma linguagem positiva e incentivando a continuidade da leitura.

O que fazer

Prezado Sr. Pereira

Como uma profissional dedicada e apaixonada em servir, estou entusiasmada com essa oportunidade no Continental. Em meu recente cargo no Don Bijan, fui chefe de bar, desenvolvendo diversos drinks únicos que trouxeram grande reconhecimento ao restaurante.

O que não fazer

Olá, meu nome é Carla e estou interessada na vaga de bartender. Tenho experiência de mais de 2 anos em bares da cidade e sou uma boa candidata para sua vaga.

Ao invés de apenas uma introdução comum, utilize exemplos e, sempre que possível, utilize números para quantificar seus feitos. Atiçando a curiosidade e dando motivo para o recrutador continuar sua leitura.

Corpo da carta de apresentação para trabalhar em restaurantes

Para escrever o corpo da sua carta de apresentação, basta seguir este modelo:

  • destaque suas habilidades e experiência;
  • mostre como você é a pessoa perfeita para aquela vaga;
  • termine com uma conclusão impactante;
  • e encerre com uma chamada para ação, deixando o gerente de contratação ansioso para entrar em contato com você.

Primeiro parágrafo do corpo da sua carta de apresentação: sua adequação para a função (habilidades e experiência)

Comece este primeiro parágrafo destacando as habilidades e experiências mais importantes que fazem de você o candidato perfeito para a vaga, demonstrando o melhor de você ao recrutador. Sempre mantendo a sua narrativa coesa.

Aqui vão algumas dicas de como você pode misturar suas qualificações à narrativa:

  • destaque sua formação: comece compartilhando cursos ou experiências relevantes que te prepararam para esse cargo, por exemplo, cursos de gestão de restaurantes, atendimento ao cliente de bares e restaurantes, sommelier, entre outros;
  • enfatize suas habilidades e experiência com clientes: traga à vida suas experiências trabalhando com o público. Compartilhe histórias que destaquem sua adaptabilidade e habilidades de comunicação;
  • demonstre conhecimento em tendências: se for relevante, comente seu conhecimento em tendências que façam sentido para a sua área de atuação. Como, no exemplo de bartender, um novo drink da moda;
  • destaque sua flexibilidade e habilidade de realizar várias tarefas: lembre-se de momentos em que você lidou com várias tarefas com maestria;
  • fale de suas participações em cursos ou mentorias: fale sobre momentos em que você ensinou alguém ou deu cursos e outras contribuições a outros profissionais. Essas experiências podem demonstrar seu senso de grupo;
  • quantifique seus feitos: utilize números, fatos e porcentagens para adicionar peso às suas conquistas e ilustrar seu impacto.
  • destaque suas posições como supervisor ou operacional: caso haja, mencione sua experiência em supervisionar operações dentro de sua área de atuação. Especialmente, se a vaga que você busca for para gerente.
Dica do especialista

Pesquise

Procure sempre se informar sobre a empresa e o gerente de contratação. Busque informações em sites, entrevistas e até mesmo com amigos em comum, que possam fornecer mais informações. Isso pode te ajudar a encontrar alinhamentos profissionais, interesses em comum ou outras informações que você possa utilizar de forma sutil, mas personalizada, no corpo da sua carta de apresentação.

Segundo parágrafo do corpo: seu alinhamento com a empresa

É fundamental adaptar a sua carta de apresentação à cultura da empresa a qual você está se candidatando. Neste segundo parágrafo do corpo de sua carta, você pode falar sobre suas motivações e interesse, assim como as potenciais contribuições que espera fazer.

Pesquise sobre a empresa ao qual está se candidatando e direcione sua mensagem especificamente a ela. Nada de utilizar uma única carta de apresentação para todas as empresas que você se candidatar.

Busque sempre se alinhar com a cultura do local onde pretende trabalhar. Seguindo o exemplo do bartender, em um restaurante onde há um estilo mais jovem, demonstre como este estilo conversa com o seu. Como suas experiências anteriores se alinham com a cultura de servir que é apresentada nesta empresa.

Modelo adaptável de parágrafos intermediários para carta de apresentação

Três gerações da minha família estiveram envolvidas com a culinária italiana. Depois de atuar como gerente no estabelecimento do meu primo e após a decisão dele de vender o negócio, estou buscando novas oportunidades em restaurantes tradicionais. A possibilidade de trabalhar e crescer com vocês me motiva e acredito que tenho muito a oferecer aos seus clientes.

Concluí meu bacharelado em turismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, passando dois anos após a formatura em Roma, sob a tutela do meu tio (que administra um bistrô cinco estrelas lá). Meus oito anos de experiência desde então foram em dois restaurantes administrados pela família, que frequentemente ganharam prêmios no setor.

Busco dar atenção máxima a tudo que impacta a experiência do cliente: cultivando relacionamentos com clientes habituais, supervisionando o treinamento de garçons, reclamações de clientes e até mesmo servindo mesas quando estávamos com falta de pessoal. Gerentes em um restaurante italiano devem ser visíveis e envolvidos. A taxa de satisfação do cliente, de 98%, em minha posição anterior é quase o dobro de quando comecei no cargo. Aumentamos o gasto por cliente em 28% ao atualizar o menu, melhoramos os lucros focando em nossa base de custos e reduzindo o desperdício, enquanto ainda pagávamos salários acima da equipe acima da média do mercado.

Minha natureza proativa e meu profundo conhecimento da culinária italiana me permitem envolver-me na cozinha. Me esforço para ter relacionamentos próximos com meus chefs e encontrar os melhores ingredientes possíveis, facilitando a elaboração de um cardápio ainda melhor. Com 36% de clientes recorrentes e uma presença ativa nas redes sociais, deixei o restaurante em ótima forma para sua venda.

Chamada para ação e conclusão: dando o toque final

Conclua a sua carta de apresentação reiterando os seus principais pontos e seu entusiasmo pela vaga. Além, é claro, de incluir um CTA, que nada mais é que uma chamada para a ação. Técnica de marketing para chamar o seu leitor a realizar uma ação. Nesse caso, incentivá-lo a uma possível entrevista.

É importante também expressar a sua gratidão ao recrutador e encerrar a sua carta com confiança. E claro, não se esqueça de colocar o seu nome ao final, dando o toque profissional que faltava.

Modelo adaptável de conclusão e assinatura para carta de apresentação

Modelo adaptável de conclusão e assinatura para carta de apresentação

Como escrever uma carta de apresentação para trabalho em restaurante sem ter experiência

Ao escrever uma carta de apresentação para um emprego em restaurantes, sem experiência direta na área, é importante se concentrar em habilidades transferíveis e expressar o seu entusiasmo pelo trabalho. 

Para um cargo em restaurantes, algumas habilidades são fundamentais, como:

  • eficiência: restaurantes precisam de serviço eficiente e rápido. Utilize exemplos de momentos em que você lidou com situações difíceis rapidamente e com poucos erros ou quando gerenciou bem um serviço em um momento de dificuldade. Exemplos que podem mostrar seu valor para seu potencial empregador;
  • atendimento ao cliente: ter muitos clientes insatisfeitos pode significar o fim do restaurante. Como você vai além do esperado para fazer com que cada pessoa se sinta bem-vinda e recebida? Reforce o seu cuidado na relação com clientes;
  • atenção aos detalhes: seja para não errar no pedido, ou mesmo para questões mais importantes como alergias alimentares, em um restaurante, a atenção aos detalhes fazem toda a diferença;
  • trabalho em equipe: um restaurante é como uma sinfonia bem-orquestrada. Cada membro tem um papel a desempenhar e nenhuma parte poderia funcionar sem a outra. Certifique-se de demonstrar suas qualidades no trabalho em equipe. Esse é um dos principais requisitos e com toda certeza te ajudará a se destacar dos demais candidatos.

Esses são pontos que vão te ajudar a equilibrar a falta de experiência em sua carta de apresentação, ilustrando todo o seu potencial e reforçando seus pontos positivos, aumentando suas chances de conseguir o emprego.

Dica do especialista

Como enviar a sua candidatura

Restaurantes costumam ser mais acessíveis que outros empregos mais formais. A menos que você esteja se candidatando para uma grande rede de fast food, é bem provável que o gerente de contratação também trabalhe ali no restaurante. Essa conexão pessoal, de ver e lidar pessoalmente pode ser um diferencial.

A menos que seja solicitado enviar a candidatura online, tente entregá-la diretamente ao gerente do local. Apenas tome o cuidado de ir em um horário de pouco movimento, para ter a chance de, pelo menos, cumprimentá-lo

Conclusão e principais pontos

Uma carta de apresentação para restaurantes, bem elaborada, será o diferencial que você precisa para se destacar dos outros candidatos.

Da introdução à conclusão, ela te ajudará a destacar suas habilidades e características únicas, associando você à função da melhor maneira possível.

Você pode criar uma carta de apresentação incrível, em poucos minutos, usando as ferramentas do Onlinecurriculo.com.br. Aumente suas chances de emprego com o melhor criador de cartas de apresentação online da web.

Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo