O currículo de vigilante deve ter a mesma estrutura comum a todos os outros currículos. Estes são os componentes essenciais:
Passo a passo, examinaremos mais de perto cada uma dessas seções, com conselhos específicos sobre como se diferenciar de outros candidatos a empregos.
Um cabeçalho de currículo distinto é uma maneira eficaz de sua candidatura de emprego se destacar visualmente do resto. O impacto de um cabeçalho atraente é reforçado se você combiná-lo com outros elementos de design na carta de apresentação e nos documentos do currículo.
O cabeçalho do currículo também tem uma finalidade prática que o torna muito mais do que um elemento decorativo. Acima de tudo, é o lugar para exibir os detalhes de identificação que você deseja que os gerentes de contratação notem primeiro e recuperem facilmente quando quiserem entrar em contato com você para uma entrevista: seu nome, cargo profissional, número de telefone e endereço de e-mail.
Endereços de e-mail não profissionais são uma das razões pelas quais os empregadores às vezes rejeitam candidatos a empregos. Se o seu e-mail for cavernadodragao@e-mailbarato.com, obtenha um novo! Esforce-se para transmitir profissionalismo, excelência e atenção aos detalhes em todos os níveis do seu currículo.
Seus contatos devem ser tratados com tanto cuidado quanto o restante do documento!
A maioria dos gerentes de contratação leva apenas alguns segundos para analisar um currículo, e a primeira coisa que eles verão é o seu perfil. É extremamente importante atingir essa primeira impressão logo de cara. Também conhecido como resumo ou declaração pessoal, o perfil é sua oportunidade de se apresentar ao seu possível empregador com suas próprias palavras, descrevendo as qualificações e aptidões que o tornam ideal para o trabalho.
Embora seu histórico profissional e educacional seja algo que não é possível ser alterado, o perfil permite a flexibilidade de enfatizar as qualidades que você possui e que os empregadores estão procurando. Seja confiante e assertivo sem soar arrogante ou prepotente. Coloque-se no lugar do seu empregador-alvo e descreva o candidato exato que ele está procurando.
Nesta seção, adjetivos fortes são seus amigos: “comprometido”, “responsável”, “detalhista”, “meticuloso”, “cortês”, “colaborativo” etc. Frases completas não são necessárias, então você pode descartar o “eu sou” ou “eu tenho” — seu leitor sabe que você está falando de si mesmo.
Ortografia, gramática e pontuação corretas são absolutamente cruciais em todos os currículos. Na verdade, o principal motivo citado pelos gerentes de contratação para rejeitar um currículo é o português ruim. Lembre-se também de que os currículos não são esculpidos em pedra, e você não deve planejar enviar exatamente o mesmo para todos os possíveis empregadores. Estude seus alvos, saiba o que é importante para eles e adapte seu currículo de acordo com cada um.
Os recém-chegados a qualquer campo podem estar familiarizados com um velho impasse: não se consegue um emprego sem experiência e não se consegue experiência sem um emprego. Se você estiver nessa posição, lembre-se de que todos que trabalham nessa área um dia conseguiram seu primeiro emprego. Se você tiver um histórico profissional em segurança privada, sua lista de experiências de trabalho deve estar em ordem cronológica inversa, conforme discutido anteriormente (último emprego primeiro, primeiro emprego por último).
Aqui está um exemplo de experiência profissional em que você pode destacar o que realmente fez para um determinado empregador.
Vigilante de segurança na Condomínio Residencial Villas Boas,
São Paulo, SP
Julho 2015 — Setembro 2019
Vigilante de segurança na Campus da Universidade Estadual,
São Paulo, SP
Novembro 2011 — Maio 2015
Em última análise, o que a maioria dos empregadores de segurança privada está procurando não é um diploma avançado em justiça criminal, mas um candidato que tenha as competências para realizar um trabalho específico. Portanto, a seção de competências do seu currículo é extremamente importante. Talvez a característica mais importante de um bom vigilante seja um caráter moral irrepreensível. A maioria das empresas de segurança privada está ciente de que sua profissão atrai pessoas mal-intencionadas, então considere usar palavras como “Caráter moral”, “Padrões éticos mais elevados” ou “Respeito pela lei”. Uma lista de características que os candidatos a vigilante devem ser capazes de demonstrar inclui “um caráter confiável”.
Confira este exemplo da seção de competências de nosso currículo de vigilante: