O trabalho em uma fazenda pode até ser exigente fisicamente, mas é gratificante. Dependendo do tipo de fazenda, suas responsabilidades no dia a dia de trabalho podem ser bem diferentes. Além disso, você vivencia mudanças sazonais e condições climáticas que podem alterar o cronograma de trabalho. Tudo isso pode até tornar o seu trabalho mais interessante, mas também significa que você precisa ter um conjunto de diferentes habilidades.
Se você está pronto para plantar as sementes de um novo desafio, a Onlinecurriculo.com.br está aqui para ajudar!
Oferecemos um criador de currículos online,com modelos de currículo projetados por especialistas, além deste guia que vai abranger os seguintes tópicos:
Em apenas 15 minutos, você terá em mãos todas as ferramentas necessárias para criar um currículo vencedor de trabalhador rural!
Continue sua leitura para aprender as melhores dicas e as regras mais úteis sobre o assunto.
Antes de começar a escrever o seu currículo de trabalhador rural, é preciso saber quais seções ele terá. Seu currículo precisa ter os seguintes elementos:
Se você começou sua carreira como trabalhador rural e continuou trabalhando na área, sua melhor escolha é o formato de currículo cronológico reverso. Nele, a seção de experiência profissional é organizada da sua experiência mais recente até suas experiências passadas (no máximo 10 anos).
Recomendamos fortemente que você utilize este formato, porque é o modelo mais aceito pela equipe de RH (é a opção que torna mais fácil encontrar as informações procuradas).
Ele também ajuda você, em casos de candidaturas online a uma vaga de emprego que utilize um Sistema de Rastreamento de Candidatos (ATS), que faz a digitalização e o upload do seu currículo em um software. O ATS é geralmente configurado em ordem cronológica reversa.
Se você teve uma carreira diferente anteriormente ou está no emprego há muito tempo, talvez seja uma boa opção considerar criar o seu currículo em um formato híbrido ou alternativo.
Deve incluir o meu objetivo? Preciso mesmo criar uma introdução para o meu currículo?
Em resposta à primeira pergunta: os empregadores sabem que seu objetivo é ser contratado, ou você não estaria se candidatando! Contudo, é importante usar esse espaço para escrever uma breve apresentação sobre seu perfil profissional.
Já a resposta para a segunda pergunta é: mais ou menos. A seção “Introdução” é, em parte, um resumo profissional, mas também não deixa de ser uma chance de promover suas realizações durante a sua carreira e dar algum nível de personalidade ao seu currículo.
Escolha um ou dois pontos altos de sua experiência de trabalho, melhorias que você fez no trabalho e seus resultados, ou compartilhe informações sobre o aumento de eficiência gerado na execução de algum processo, como o de ordenha, por exemplo. Depois, descreva sua filosofia de cuidados com animais, cultivo/colheita de plantas e seu estilo de se relacionar com outros trabalhadores rurais e seu supervisor.
Se você adora trabalhar com animais de fazenda e tem experiência nisso, é aqui que essa experiência deve ser citada. Se, no entanto, seus talentos estão na operação segura de equipamentos pesados, foque nessa informação e assim por diante, sempre com base nessa lógica.
Como as habilidades agrícolas vão de operação de empilhadeira à criação de animais, você deve destacar a experiência que possui em áreas específicas, bem como suas habilidades gerais importantes para o trabalho.
A seção de introdução ou perfil do currículo não deve ter mais de quatro ou cinco frases (100 a 200 palavras), a menos que você esteja começando e sua experiência profissional seja pequena. Se você tem mais a dizer, sua carta de apresentação é um ótimo lugar para fazer isso. Você pode ler mais sobre como as cartas de apresentação podem ajudar os candidatos a empregos no nosso guia.
Trabalhador rural experiente, com conhecimento e motivação para auxiliar nas tarefas diárias e projetos de longo prazo em fazendas. Habilidoso no uso de equipamentos e maquinário agrícola, além de vasto conhecimento em diversas práticas agrícolas. Competente em preparação do solo, processos de irrigação e poda de culturas. Comprometido em ser um membro engajado, flexível e parceiro da equipe.
Sua seção de experiência profissional deve listar todos os cargos e empregadores que você teve anteriormente. Entretanto, suas descrições devem ser mais do que uma lista de responsabilidades. Como em sua introdução, enfatize cada item em tópicos que representem seu sucesso no trabalho.
Se você trabalhou em uma fazenda de laticínios e ajudou a aumentar a produção de leite, conte a história de como fez isso e ofereça dados que comprovem sua atuação e contribuição. Se você é habilidoso em reparar celeiros ou equipamentos agrícolas, dê um exemplo do que já fez.
Existem dois pontos principais na criação de uma seção de experiência profissional de sucesso:
Liste sua experiência profissional de maneira geral, a menos que tenha crescido trabalhando em uma fazenda. Se você trabalhou em empregos com habilidades compatíveis, como manutenção de equipamentos mecânicos, inclua-os nessa área também. Use palavras de ação fortes que mostrem que você é destemido.
Trabalhador Rural na Fazenda Dois Irmãos, Sul de Minas Gerais
Junho 2016 - Fevereiro 2019
Ajudante na Fazenda Sete Nascentes, Goiás
Abril 2014 - Abril 2016
Esta seção lhe dá a oportunidade de demonstrar o seu conhecimento sobre processos rurais, procedimentos de colheita e conhecimento sobre equipamentos e máquinas agrícolas. Essas são as habilidades técnicas que você deve ter aprendido trabalhando em uma fazenda. Mas você também deve chamar a atenção para sua capacidade de ouvir e adquirir novas habilidades, pois seguir as orientações do gerente da fazenda é uma parte importante do seu trabalho. Você também precisa destacar a sua capacidade de trabalhar tanto em equipe quanto de forma independente. É importante chamar a atenção para sua aptidão física, níveis de resistência e sua ética de trabalho.
Personalize esta seção para cada vaga, trocando uma de suas habilidades por outra que o gestor de contratação tenha listado como importante no anúncio da vaga.
Um diploma universitário não é um requisito para a maioria dos empregos de trabalhadores rurais. No entanto, empregadores que buscam habilidades específicas podem querer alguém com um diploma em Agronomia, Botânica, curso sobre técnicas de criação de animais, ou outro campo relacionado. Em suma, liste todos os diplomas e certificações nessa área. Quaisquer honrarias ou distinções também devem ser colocadas aqui. Você pode também pode adicionar cursos ou criar uma seção separada para eles.
Agricultura e sustentabilidade, CEFET, Goiânia
2013
Diploma do Ensino Médio na Escola Bento José, Goiânia
Setembro 2009 - Maio 2013
Agora que você aprendeu como montar a história da sua carreira, é hora do toque final: a maneira como o seu currículo se aparenta e a primeira impressão que ele gera. Os recrutadores têm muito trabalho e precisam ser capazes de encontrar rapidamente os seus dados pessoais, seu último emprego, cargo e empregador. Isso significa que estas informações precisam estar facilmente à vista, com fontes legíveis, espaço em branco e títulos de seção que se destaquem.
Oferecemos modelos de currículo profissional projetados a partir de quatro categorias diferentes. Confira e depois use um criador de currículos online profissional, como o nosso, para ajudá-lo a evitar possíveis erros de formatação.
Você pode personalizar o design, mas mantenha esses pontos em mente:
Uma última coisa: revise e/ou use um construtor de currículos online com recurso de verificação ortográfica (na Onlinecurrículo.com.br oferecemos esse recurso incluso). Afinal, você não quer que um erro de digitação elimine sua chance de emprego, não é mesmo?!
Você tem todas as ferramentas que precisa para colher os frutos do seu trabalho árduo e conseguir esse novo emprego!