Como especialista em relações públicas, você sabe que estrutura ajuda a transmitir a mensagem. Em seu currículo não será diferente. A maioria dos currículos contém as seguintes seções:
Caso você tenha um portfólio que acompanha o seu currículo de relações públicas, basta adicioná-lo ao cabeçalho, assim como o link para a sua conta do LinkedIn. Dessa forma, você facilitará o acesso dos recrutadores aos exemplos do seu trabalho.
A seção de resumo, perfil ou introdução do seu currículo é a sua melhor chance de mostrar seu talento em branding. Você tem de 3 a 4 linhas para transmitir a mensagem de que é a pessoa certa para o trabalho. Seu produto, claro, é você mesmo.
Você não pode se dar ao luxo de ser modesto. Destaque seu maior sucesso e descreva suas principais habilidades em desenvolver relacionamentos e melhorar a imagem do seu empregador. Você terá mais espaço para detalhes na seção de experiências profissionais, então destaque aqui o seu feito mais impactante e foque em como você o alcançou. O exemplo de currículo abaixo irá ajudar você a começar.
Especialista em relações públicas, dinâmica com mais de 5 anos de experiência no ramo e com uma perspectiva inovadora sobre comunicações eficazes de RP. Comprometida em trabalhar com os clientes para criar estratégias únicas e especializadas que apoiem seus objetivos.
A seção de experiência profissional do seu currículo de relações públicas é o lugar para destacar o que você já fez no passado. Comece com o cargo mais recente ou atual e siga retroativamente pelos últimos dez anos de experiência, observando atentamente o título do cargo, o nome da empresa, as datas de trabalho e o local.
Sob cada subtítulo, crie uma lista de 4 a 5 pontos detalhando suas principais responsabilidades e habilidades. Certifique-se de escolher exemplos que se relacionem com as funções descritas na descrição do cargo ao qual você está se candidatando. Abaixo você encontrará a seção de experiência profissional em nosso exemplo de currículo adaptável.
Especialista em Relações Públicas na DIG Comunicações, São Paulo
Agosto 2019 — Março 2022
Assistente de Relações Públicas na Novo Mundo RP, São Paulo
Agosto 2017 — Julho 2019
O que é preciso ter para ser um excelente profissional de relações públicas? Quais habilidades você possui que seu empregador em potencial procura? Quais delas o distinguem dos outros candidatos? Responder a essas perguntas te ajudará a escolher os melhores atributos a destacar, nesta breve visão de sua carreira.
Em geral, os empregos em relações públicas exigem um bacharelado em RP, Marketing, Jornalismo, Comunicação ou Administração. Isso não é exatamente uma regra. Portanto, se você tiver um diploma em outra área, não desanime.
A seção de formação acadêmica é uma lista dos seus diplomas acadêmicos, portanto, não há necessidade de fazer mais do que nomeá-los. Se você possui uma pós-graduação ou um mestrado, não será necessário incluir o diploma do ensino médio.
Bacharelado em Comunicação, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo
Setembro 2013 — Maio 2017
Aqui, novamente, seu talento será valioso. Você sabe que precisa despertar atenção sem prejudicar a mensagem principal. Use elementos visuais a seu favor para destacar o cabeçalho contendo todas as suas informações de contato e garantindo, ao mesmo tempo, que ele permaneça legível.
Escolha suas fontes com sabedoria e evite usar títulos de seções muito elaborados. Lembre-se de que seu objetivo é facilitar ao máximo a vida dos recrutadores que estão em busca de excelentes candidatos.
Considere também os espaços em branco. Deixe margens de pelo menos dois centímetros em todo o documento e evite grandes blocos de texto, usando listas de marcadores e variando o comprimento das linhas.
Para agilizar sua busca por emprego, experimente um dos nossos modelos de currículo testados na prática. Eles são totalmente personalizáveis e lhe darão um ótimo ponto de partida na criação de um currículo atraente. Além de terem sido projetados profissionalmente, eles te pouparam tempo eliminando a necessidade de se preocupar com a formatação minuciosa.
Não se esqueça de alinhar o estilo da sua carta de apresentação com o do seu currículo, mantendo assim a sua identidade. Use o mesmo cabeçalho e fontes iguais ou complementares.