O resumo do seu currículo (também chamado de perfil ou declaração pessoal) é o lugar para convencer os empregadores de que você permanecerá otimista e focada mesmo nos dias mais movimentados. Um resumo atraente é muito parecido com uma recepcionista: multitalentosa, eficiente e acolhedora. Ele é sua primeira apresentação aos empregadores e um convite para que eles conheçam você melhor. Pense nisso como seu currículo em miniatura — um pouco de personalidade, algumas competências e apenas os destaques de sua experiência anterior.
Comece com o número de anos de experiência que você tem como recepcionista ou em áreas afins. Quais eram as principais tarefas transferíveis envolvidas nessas posições? Alguma realização particularmente marcante? Agora combine isso com suas principais qualidades: cortês, atenciosa, motivada, atenciosa, focada no cliente.
Não se esqueça de dar uma olhada no anúncio de emprego e personalizar seu currículo de recepcionista incluindo palavras-chave favoráveis a um ATS. Se você estiver se candidatando a uma empresa local ou enviando seu currículo por e-mail diretamente para o gerente de contratação, provavelmente ele não será filtrado por um sistema automatizado. Mas ainda assim não faz mal dar aos empregadores exatamente o que eles estão procurando.
Recepcionista dedicada e experiente, com vários anos de experiência servindo como funcionária de apoio e integral em ambientes com alto volume de clientes. Hábil em criar agendas, marcar compromissos, vender produtos e fornecer aos clientes um ótimo atendimento. Traz a capacidade de gerenciar as configurações da recepção com equilíbrio e graça, além de gerenciar uma variedade de tarefas administrativas. Ansiosa para se juntar a uma nova equipe de pessoas e ajudá-las como uma recepcionista esforçada e apaixonada.
Suas experiências de trabalho anteriores garantem aos empregadores que eles não terão nada com que se preocupar quando você estiver na recepção. Geralmente, não é necessário ter um diploma universitário completo para exercer o cargo de recepcionista. Portanto, sua experiência profissional desempenha um papel fundamental para mostrar aos empregadores que você aprendeu o suficiente no trabalho para ser uma recepcionista competente. Se estiver procurando uma posição em uma empresa maior ou mais proeminente, o trabalho anterior como recepcionista é obrigatório. Em alguns setores e pequenas empresas, empregos temporários e de meio período anteriores serão suficientes. Apenas certifique-se de mostrar como sua experiência profissional se relaciona com a vaga específica de recepcionista para a qual você está se candidatando.
Recepcionista, Três Mansões S/A, São Paulo
November 2014 — August 2019
Recepcionista, Spa Boa Forma, São Paulo
June 2003 — October 2014
Um diploma universitário não faz mal algum, e algumas certificações mostrarão seu compromisso com o aprendizado e o desenvolvimento profissional. Embora as posições tradicionais de recepcionista possam exigir apenas o diploma do ensino médio ou equivalente, um diploma universitário pode ser uma grande vantagem quando se trata de garantir um emprego de recepcionista em uma empresa de primeira linha.
Se você for recém-formada ou estudante universitária que deseja ingressar no setor em que estudou, uma posição de recepcionista é uma ótima maneira de dar o pontapé inicial e se preparar para oportunidades de orientação e avanço.
Recomendamos listar sua formação com o ano primeiro, seguido pelo nome da instituição, o grau (se aplicável) e o local. Se você tiver um diploma de graduação ou superior, não será necessário listar o ensino médio.
Curso de Secretariado, Unip - Universidade de São Paulo, São Paulo
August 2003 — May 2005
Ensino Médio, Escola Maria José, São Paulo
September 1999 — June 2003
Várias organizações oferecem certificações voluntárias para recepcionistas. Esses programas geralmente exigem que você demonstre experiência no campo e domínio de tarefas básicas de escritório, como agendamento, entrada de dados e comunicação de escritório e sistemas de computador. Alguns programas exigem conhecimentos setoriais mais complexos (como Direito e Saúde).
Concentre-se nas competências que você já tem. Você pode ter um doutorado em astrofísica, mas se não conseguir atender o telefone educadamente e gerenciar a agenda do seu chefe, não vai durar muito como recepcionista. É por isso que a lista de competências no currículo de recepcionista é tão importante. Ela é o coração do CV, portanto, dê a ela atenção suficiente. Isso é fácil de fazer usando nossos modelos testados em campo e o gerador de currículo.
Embora uma atitude positiva seja importante, recepcionistas costumam precisar de várias competências técnicas. É necessário saber usar toda a tecnologia de escritório, como computadores, copiadoras, scanners, aparelhos de fax e telefones, sem mencionar todos os softwares e aplicativos de comunicação que você precisará usar diariamente.
As competências técnicas podem ser a chave para conseguir um emprego de recepcionista, mas as competências interpessoais são como você as mantém. Mesmo nos dias mais estressantes, você deverá manter a calma e resolver uma variedade de reclamações de clientes. Os traços de personalidade apropriados são o melhor recurso que você tem; não deixe de incluí-los em seu currículo de recepcionista.
Palavras-chave