O primeiro passo para escrever seu currículo de psicólogo é saber quais elementos estão incluídos nele. Seu currículo deve conter as seguintes seções:
Recomendamos o formato de currículo em ordem cronológica inversa para psicólogos. Por quê? Sua carreira provavelmente seguiu um caminho reto que pode ser detalhado em uma linha do tempo. Os recrutadores gostam desse formato porque facilita a visualização de sua experiência mais recente. Além disso, os Sistemas de Rastreamento de Candidatos (ATS) são organizados dessa maneira, o que facilitará a inserção de seu currículo on-line.
Se a sua experiência de trabalho não se encaixa neste formato, verifique as outras opções que sugerimos.
Você pode estar acostumado a ouvir os outros falarem sobre suas vidas, mas agora é a sua vez. O perfil, também conhecido como resumo, é sua chance de se apresentar a um possível empregador com suas próprias palavras. Faça essa primeira impressão valer. Descreva suas aptidões profissionais, paixões e interesses. Conte-nos como você se destaca. Use verbos e adjetivos fortes e venda-se como o candidato ideal para o trabalho.
Os currículos são inseridos neste software, que os classifica de acordo com o quão bem eles atendem às qualificações de trabalho necessárias. Se eles não incluírem nenhuma das qualificações declaradas, os currículos podem ser rejeitados sem qualquer revisão humana. Por outro lado, os currículos que incluem a maior parte do que o empregador está procurando subirão ao topo da pilha e se tornarão prioridades para os gerentes de contratação.
Esta é uma das razões pelas quais é crucial personalizar seu currículo para cada potencial empregador. Se você está respondendo a um anúncio de emprego, precisa examiná-lo de perto para verificar as qualificações desejadas e incluí-las em seu currículo, de preferência usando exatamente as mesmas palavras. Se você está visando um empregador que não publicou especificamente um emprego, ainda precisa aprender tudo o que puder sobre a empresa e direcionar seu currículo de acordo. Faça sua lição de casa vasculhando o site de tal empresa e quaisquer outras fontes disponíveis. Não envie o mesmo currículo todas as vezes.
Dica do especialista: seu perfil deve começar com uma construção adjetivo-substantivo dizendo qual é sua ocupação e que tipo de trabalhador você é (“Terapeuta familiar experiente e apaixonado”, por exemplo). Em seguida, descreva suas realizações, qualidades, competências e especialização profissional. Use uma linguagem enérgica que não se prenda a longas construções e deixe de fora as palavras “eu sou”. Omita qualquer linguagem seca ou branda para que o que se destaque sejam seus pontos fortes e realizações.
Se você precisa de mais inspiração para o resumo, confira nossos exemplos de currículos de psicólogos relacionados. Oferecemos um exemplo de currículo de psicoterapeuta, um exemplo de currículo de psicólogo infantil, um exemplo de currículo de terapeuta de casamento e família, um exemplo de currículo de terapeuta comportamental e um exemplo de currículo de arteterapeuta.
Psicólogo dedicado com vasta experiência em fornecer aos pacientes tratamento inovador para atravessar as lutas psicológicas. Comprometido em servir como suporte contínuo por meio do diagnóstico, avaliação e implementação do tratamento. Experiente em colaborar com provedores de serviços relacionados para garantir que os pacientes recebam suporte total.
Obviamente, suas chances de conseguir qualquer emprego são melhores se você tiver experiência comprovada no mesmo trabalho. Mas todo mundo tem que começar em algum lugar, e mesmo se você acabou de se formar na faculdade, existem maneiras de contornar isso. Liste sua experiência profissional relevante em ordem cronológica reversa (último emprego primeiro). A relevância deve ser determinada pelo fato de a experiência adquirida em empregos anteriores ser considerada útil para o emprego que você está procurando. Não é necessário listar todos os empregos que você já teve, embora grandes lacunas no emprego possam precisar ser explicadas.
Sobretudo, inclua alguns pontos descrevendo o que você conseguiu em cada trabalho. Use verbos de ação fortes e evite dizer “fui responsável por”, mas, em vez disso, descreva o que você realmente realizou. Se você puder fornecer detalhes usando fatos e números reais, melhor ainda. Se o seu histórico de emprego for escasso, lembre-se de que você pode incluir estágios, programas de trabalho/estudo ou trabalho voluntário relevante. Se for REALMENTE escasso, mas suas credenciais educacionais forem fortes, considere listar sua formação no currículo antes da experiência profissional.
Psicólogo, Rio de Janeiro, RJ
Junho 2017 — Abril 2020
Psicólogo na Centro de Bem-Estar Mindfulness, Rio de Janeiro, RJ
Novembro 2014 — Maio 2017
A seção de competências de um currículo geralmente é uma mistura de competências técnicas, como algum tipo de especialização em computadores, e competências interpessoais, que envolvem a forma como você lida com pessoas. Como psicólogo, você pode ter ambos — talvez especialmente as últimas, como escuta, comunicação, colaboração e competências analíticas. Esteja atento ao software ATS que procura palavras-chave especiais que descrevem as qualificações do candidato ideal. Algumas delas podem pertencer à seção de competências, portanto, revise o anúncio de emprego cuidadosamente antes de escrever esta parte.
Lembre-se de que os currículos devem ser direcionados a empregadores individuais, e isso pode incluir quais habilidades destacar. De qualquer maneira, você pode ter mais habilidades do que pode listar em uma página, então, liste aquelas que o empregador parece estar procurando. Além disso, mesmo que você seja “trabalhe bem em equipe”, seja “apaixonado” com “fortes habilidades de comunicação”, que seja “proficiente em Microsoft Word”, evite currículos clichês que os recrutadores já viram milhares de vezes. Reserve um momento para pesquisar “currículos clichês” no Google e aprenda quais frases evitar.