A estrutura recomendada para um currículo de operador de caixa e para todos os currículos de carreira inclui estes componentes:
O formato de currículo cronológico é provavelmente a melhor opção para estruturar seu currículo, como ilustrará o exemplo de currículo de operador de caixa mencionado neste guia. É o formato mais usado e direto para quem procura emprego em geral.
Mas se você estiver começando no mercado de trabalho, estiver fazendo uma mudança dramática de carreira ou sua experiência mais relevante não tiver sido em cargos relevantes, dê uma olhada em formatos alternativos de currículo. Às vezes, um formato de currículo funcional é adequado para enfatizar competências ou treinamento transferíveis ou para aqueles que trabalham por conta própria.
Coloque suas competências, qualidades e realizações para trabalhar em um componente-chave do seu currículo de operador de caixa: o resumo. Esta é a sua chance de mostrar quem você é e por que será um ótimo operador de caixa. O resumo (também conhecido como perfil ou declaração pessoal) consiste em duas a quatro frases que explicam suas maiores conquistas profissionais e pontos fortes profissionais. Decida qual das competências mencionadas acima você deseja destacar em seu resumo de currículo com base na descrição do trabalho para o qual está se candidatando. A descrição de cada cargo de operador de caixa é diferente, portanto, certifique-se de analisar cada trabalho para encontrar as palavras-chave de currículo necessárias para vencer o ATS.
Operadora de caixa experiente e motivada com mais de quatro anos de experiência trabalhando em ambientes de varejo e serviços de alimentação em ritmo acelerado. Atitude entusiástica e compromisso em servir como um membro de equipe honrado e trabalhador. Fortes habilidades matemáticas, excelentes habilidades de atendimento ao cliente e grande atenção aos detalhes.
Quer você já tenha trabalhado como caixa antes ou este seja seu primeiro emprego, a seção de experiência profissional no currículo é onde você detalha seus sucessos e conquistas. Pense em seu trabalho como uma série de realizações. Não há necessidade de escrever listas detalhadas de todas as suas responsabilidades, na verdade, isso é exatamente o que você não deve fazer. Em vez disso, diga ao seu potencial empregador o que conquistou. Mencione apenas os aspectos mais importantes de sua experiência de trabalho que informam aos gerentes de contratação o que você pode trazer para o cargo que eles precisam preencher.
Faça uma lista principal de suas realizações e sucessos para o seu currículo de operador de caixa. Em seguida, combine verbos de ação forte com eles. Escolha as realizações e sucessos que melhor se alinham com cada trabalho de caixa ao qual você está se candidatando. Quanto mais detalhado puder ser em suas descrições de trabalho, melhor. Se possível, use amostras de estatísticas ou dados para corroborar o que está dizendo. Concentre-se nos resultados de suas ações.
As listas-mestras são ótimas para mais do que apenas conquistas. A abordagem geral de ter um “banco de dados” de quaisquer competências, marcos, qualidades ou empregos que teve permite que você mostre o que tem de melhor. Escolha a dedo os fatos mais apropriados para cada trabalho específico de suas listas principais.
Exemplo: Reduzi em 10% as perdas com discrepâncias de caixa, propondo um novo processo de checagem da registradora.
Pense nos problemas difíceis dos clientes que você resolveu e explique os resultados de suas ações positivas. Verifique a arte da nuvem de palavras que você criou ou reveja a descrição do trabalho para garantir que esteja incluindo as palavras-chave necessárias para vencer o ATS.
Se você já trabalhou em um setor da indústria de varejo antes, destaque seu conhecimento nesse campo. Organize esta seção em ordem cronológica inversa: do mais recente para o mais antigo. Se tiver mais de 10 anos de experiência, liste apenas os 10 anos mais recentes.
Use o exemplo de currículo de operador de caixa abaixo como ponto de partida para sua seção de experiência profissional.
Operadora de caixa na Atacadão Gente Feliz, Goiânia, GO
Julho 2019 — Outubro 2019
Operadora de caixa na Mercado ABC, Goiânia, GO
Outubro 2015 — Julho 2017
Quanto mais experiência você tiver, menos importante esta seção de currículo se torna. Mas se você ainda não teve um emprego, sua formação é muito importante para o currículo de caixa e pode ser colocada no topo da página, talvez logo após o resumo.
Na maioria dos casos, o requisito de formação para o trabalho de operador de caixa é um diploma do ensino médio. Liste exemplos de aulas de matemática ou negócios que provam que você tem competências nessas áreas. Aqui estão alguns exemplos adicionais de tipos de formação que você pode querer listar:
Abaixo está a seção de formação em um currículo de operador de caixa.
Ensino Médio, Escola Estadual Dom Pedro I, Goiânia, GO
Janeiro 2015 — Dezembro 2019
Diploma do ensino médio.
A lista de competências em seu currículo de operador de caixa dá a você a chance de adicionar palavras-chave e destacar informações que não se encaixam na seção de experiência profissional. Você já completou a lista principal de suas realizações. Olhe para a lista e pense nas competências necessárias para alcançá-los.
Não coloque mais de 10 competências no currículo de caixa. Certifique-se de que essas são competências nas quais você é proficiente e mais relevante para um trabalho de caixa. Não repita as competências que você já destacou em sua seção de experiência profissional. Você pode usar o valioso espaço do currículo para adicionar mais informações em vez de se repetir.
Confira a seção de competências no exemplo de currículo abaixo.