Exemplo de currículo para Mudança de Carreira e guia de redação

Um exemplo comprovado de currículo específico para a vaga + guia de redação para conseguir seu próximo emprego em 2024. Você pode editar este exemplo de currículo de Mudança de Carreira para obter um início rápido e criar facilmente um currículo perfeito em apenas alguns minutos. Basta preencher seus dados, baixar o novo currículo e candidatar-se a seu próximo emprego hoje mesmo!
Editar este currículo

Aprenda como criar um currículo que demonstre os seus conhecimentos ao mesmo tempo que impressiona os recrutadores ao ponto deles te darem uma chance nessa nova carreira. Aqui você aprenderá:

  • como destacar as competências transferíveis para a carreira desejada;
  • impressionar recrutadores com sua flexibilidade e capacidade de aprendizado;
  • escolher e organizar as seções do seu currículo;
  • superar os Sistemas de Rastreamento de Candidatos (ATS);
  • e projetar um layout de fácil leitura.

Como escrever um currículo de mudança de carreira

Todos os currículos profissionais possuem seções em comum e você precisa saber o que incluir em cada uma delas ao escrever o seu. 

Como você está mudando de carreira, tanto as seções que você utilizará quanto a organização do seu currículo serão um pouco diferentes de um currículo tradicional. 

Suas seções precisam ser listadas na seguinte ordem:

  • uma pequena introdução ou declaração pessoal;
  • habilidades ou competências;
  • formação acadêmica;
  • histórico profissional ou experiência;

Essa organização permite que você demonstre os atributos que a sua nova carreira exigirá.

Dica do especialista

Quase todos os departamentos de RH utilizam software ATS e boa parte deles indicam quais eles usam em seus próprios sites (as próprias empresas de ATS também listam seus principais clientes, então uma rápida pesquisa no Google pode ajudar).

Verifique qual software ATS a empresa utiliza e faça uma pesquisa para descobrir exatamente o que ela procura.

Além disso, verifique a descrição da vaga para a qual você vai se candidatar, e inclua os requisitos solicitados por ela.

Alguns exemplos do que colocar em um currículo de mudança de carreira, incluem:

  • Adaptabilidade
  • Aprendizado rápido
  • Trabalho em equipe
  • Inovação
  • Proatividade

Escolha o melhor formato de currículo para mudança de carreira.

Como você não possui experiência direta na carreira que deseja ingressar, o melhor formato de currículo será aquele que dê mais ênfase a suas habilidades, cursos ou aulas que possam se aplicar à sua nova carreira.

Comece listando todas as suas competências, como uma lista mestra. E a partir dela, identifique quaisquer habilidades que sejam “transferíveis”. Seu currículo se baseará nelas.

Inclua suas informações de contato

Certifique-se de que suas informações de contato estejam completas e acessíveis aos recrutadores. Inclua dados como:

  • Nome e cargo: insira seu nome e sobrenome seguido do título da função desejada.
  • E-mail: use um formato simples e profissional, como nome.sobrenome@email.com.
  • Telefone: forneça um número de contato completo, incluindo o DDD da sua cidade.
  • Localização: insira a cidade e o estado e adicione “Disposto a se mudar”, se for o caso.

Outras informações que podem fazer parte, dependendo da carreira para a qual você está ingressando, são: data de nascimento, estado civil, CNH e LinkedIn. Observe a descrição da vaga.

O que fazer
  • Jorge Almeida
  • Gerente
  • (11) 98877-6655
  • jorge.almeida@email.com
O que não fazer
  • Jorge Silva Jardim Albuquerque Almeida
  • Futuro gerente de sucesso
  • 11988776655
  • jorginho.kkk@email.com

Faça uma introdução em seu currículo de mudança de carreira

Se você planeja mudar completamente a direção de sua carreira como, por exemplo, um analista financeiro que decidiu seguir o seu amor pelo design de interiores, é importantíssimo escrever uma introdução ou declaração pessoal.

Este é o único lugar em seu currículo que você pode ser mais criativo e demonstrar a paixão que o levou a explorar essa nova área. É sua chance de mostrar aos recrutadores o que você espera alcançar em sua nova carreira e destacar os atributos que fazem de você um ótimo candidato.

Tenha sempre em mente que algumas de suas competências como analista financeiro, como a sua atenção aos detalhes, também são importantes para designers de interiores, por exemplo. 

É importante que, nessa seção do currículo, você busque relacionar suas experiências e conhecimentos que possam fazer sentido para sua nova carreira. A introdução permitirá que você discorra sobre você e como a sua carreira atual o preparou para essa mudança.

Sua introdução de currículo deve destacar suas maiores realizações e dizer aos recrutadores como elas o ajudarão em sua nova carreira. 

Certifique-se também de estar atento às palavras-chave e frases da descrição da vaga. Não as force em seu resumo, mas as use de maneira apropriada. Demonstre seu orgulho, sua paixão e personalidade profissional, mas sem exagerar.

Modelo editável de introdução em currículo de mudança de carreira

Sou um trabalhador automotivado e entusiasta, com ampla experiência em diversos campos. Tenho um histórico comprovado de realizações e sou reconhecido por minha capacidade de colaboração. Confiante, trabalhador e comprometido em alcançar resultados, independente da posição que ocupo. Confiável e dedicado a encontrar um bom ambiente de trabalho que combine comigo.

Descreva a sua experiência profissional: como ela pode ajudar sua mudança de carreira

Seu histórico profissional ou experiência destaca seus maiores sucessos e realizações profissionais. Cada ponto precisa contar um desafio, suas ações para resolvê-lo e os resultados que você alcançou. Use dados e detalhes sempre que possível.

Se sua nova carreira tem relação com sua carreira atual, use o título “histórico profissional” e foque nas habilidades transferíveis que você pode demonstrar por meio de seus trabalhos. 

Os recrutadores querem ver um padrão de crescimento de experiência e responsabilidade, portanto, pense em seu histórico como a história de seu desenvolvimento profissional.

Quando sua mudança de carreira o leva em uma direção completamente diferente, o título “experiência profissional” pode servi-lo melhor. 

Aqui você pode incluir seu envolvimento em atividades que não estão relacionadas ao trabalho, mas são relevantes para sua nova carreira. Seja qual for o caso, mantenha o ATS em mente. Use verbos de ação fortes que o descrevam como uma pessoa dinâmica.

Modelo editável de seção de experiência profissional em currículo

Professor de educação infantil na Escola Criando o Saber, São Paulo
Agosto 2012 - Junho 2019

  • Criei planos de aula e atividades apropriadas para o desenvolvimento de alunos entre 3 e 5 anos.
  • Trabalhei para criar e manter um ambiente acolhedor e estimulante para os alunos.
  • Mantive excelente comunicação com os pais sobre o progresso de seus filhos.
  • Abordei quaisquer preocupações dos pais de maneira profissional e cortês.
  • Participei ativamente de eventos e planejei o primeiro Leilão de Primavera para a pré-escola.
  • Participei de workshops para aprender sobre diferentes abordagens e ferramentas educacionais.
  • Registrei observações e fiz avaliações por escrito a respeito do desempenho dos alunos.

 

Recepcionista de RH na Editora Maxwell, São Paulo
Julho 2009 - Julho 2012

  • Auxiliava o chefe de RH com todas as tarefas administrativas e de escritório.
  • Fornecia aos funcionários arquivos e formulários adequados.
  • Atendia chamadas e registrava mensagens.
  • Fazia cópias e cuidava da correspondência recebida e enviada.
  • Auxiliava na compra e organização de suprimentos.
  • Mantinha a confidencialidade dos arquivos dos funcionários.
  • Agendava e confirmava entrevistas e compromissos.

 

Assistente Administrativo na TV Guia, São Paulo
Setembro 2007 - Julho 2009

  • Atuei como Assistente Administrativo confiável no Departamento Editorial.
  • Atendia chamadas, registrava e reportava mensagens.
  • Mantinha um ambiente de trabalho limpo e organizado.
  • Cuidava dos calendários das salas de conferência e agendava reuniões.
  • Coordenava planos de viagem e agendava compromissos.

Inclua suas principais competências para um currículo de mudança de carreira

Se você já listou suas principais competências, agora é hora de fazer com que ela jogue a seu favor. A seção de competências é projetada como um método rápido de demonstrar suas principais habilidades aos recrutadores. 

Olhe para sua lista de competências gerais e escolha de cinco a dez das principais habilidades que correspondam à vaga para a qual está se candidatando.

É preciso que você seja honesto aqui. Como você está em mudança de carreira e é bem provável que não tenha tantas habilidades correspondentes quanto um candidato que já está na área, você pode ficar tentado a listar habilidades nas quais realmente não é experiente. Cuidado com isso!

Os recrutadores são experientes em perceber esse tipo de coisa e não serão facilmente enganados.

Alguns exemplos de competências que você pode utilizar:

Competências
  • Habilidades interpessoais
  • Adaptabilidade
  • Boa comunicação
  • Facilidade de aprendizado
  • Paciente

Seção de formação acadêmica do currículo de mudança de carreira

A capacidade de aprender novas habilidades é um grande atributo. Você pode decidir entre dar foco a sua experiência ou a sua formação acadêmica. No entanto, se você foi treinado recentemente ou obteve alguma certificação na área que almeja, sua seção de formação acadêmica pode ter uma importância maior para os recrutadores.

Seja qual for a sua decisão, ela irá mostrar que você tem disposição, é esforçado e possui capacidade de aprender e se adaptar. Mostra também o seu potencial de crescimento, além de ter uma boa autoconsciência (parte da inteligência emocional) para avaliar suas habilidades e preencher quaisquer deficiências.

Liste aqui todos os diplomas, certificados ou licenças que possua. Se forem muitas, considere adicionar uma seção separada para que elas se destaquem. Não é necessário incluir o seu diploma do ensino médio caso tenha formação superior.

Modelo editável de seção de formação acadêmica em currículo

Bacharel em Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo
Agosto 2005 - Maio 2009

O layout e o design do currículo de mudança de carreira: suas primeiras impressões

A sua imagem profissional será representada pelo layout e o design do seu currículo, sendo tão importantes quanto o conteúdo.

Pode até parecer contra-intuitivo, mas quanto mais simples, melhor! Você precisa que os recrutadores consigam ler cada informação. Isso significa não ter grandes blocos de texto, não ter fontes extravagantes e sem muitas cores, se é que haverá alguma. 

Suas conquistas são o que te distingue, não qualquer design muito chamativo. A legibilidade tem prioridade. Se os recrutadores não conseguirem encontrar o que procuram, eles vão simplesmente seguir em frente. Especialmente com o risco de dar uma chance a alguém em mudança de carreira.

Caso você esteja planejando entrar para alguma carreira na área criativa, considere usar um dos modelos projetados profissionalmente na seção Criativa do Onlinecurriculo.com.br. Caso contrário, basta escolher entre Profissional, Moderno ou Simples.

Exemplo de currículo para mudança de carreira

Exemplo de currículo para mudança de carreira

Perfil

Sou um trabalhador automotivado e entusiasta, com ampla experiência em diversos campos. Tenho um histórico comprovado de realizações e sou reconhecido por minha capacidade de colaboração. Confiante, trabalhador e comprometido em alcançar resultados, independente da posição que ocupo. Confiável e dedicado a encontrar um bom ambiente de trabalho que combine comigo.

 

Experiência profissional

Professor de educação infantil na Escola Criando o Saber, São Paulo
Agosto 2012 - Junho 2019

  • Criei planos de aula e atividades apropriadas para o desenvolvimento de alunos entre 3 e 5 anos.
  • Trabalhei para criar e manter um ambiente acolhedor e estimulante para os alunos.
  • Mantive excelente comunicação com os pais sobre o progresso de seus filhos.
  • Abordei quaisquer preocupações dos pais de maneira profissional e cortês.
  • Participei ativamente de eventos e planejei o primeiro Leilão de Primavera para a pré-escola.
  • Participei de workshops para aprender sobre diferentes abordagens e ferramentas educacionais.
  • Registrei observações e fiz avaliações por escrito a respeito do desempenho dos alunos.

 

Recepcionista de RH na Editora Maxwell, São Paulo
Julho 2009 - Julho 2012

  • Auxiliava o chefe de RH com todas as tarefas administrativas e de escritório.
  • Fornecia aos funcionários arquivos e formulários adequados.
  • Atendia chamadas e registrava mensagens.
  • Fazia cópias e cuidava da correspondência recebida e enviada.
  • Auxiliava na compra e organização de suprimentos.
  • Mantinha a confidencialidade dos arquivos dos funcionários.
  • Agendava e confirmava entrevistas e compromissos.

 

Assistente Administrativo na TV Guia, São Paulo
Setembro 2007 - Julho 2009

  • Atuei como Assistente Administrativo confiável no Departamento Editorial.
  • Atendia chamadas, registrava e reportava mensagens.
  • Mantinha um ambiente de trabalho limpo e organizado.
  • Cuidava dos calendários das salas de conferência e agendava reuniões.
  • Coordenava planos de viagem e agendava compromissos.

 

Formação

Bacharel em Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo
Agosto 2005 - Maio 2009

 

Competências

  • Proatividade
  • Comunicação interpessoal
  • Ética profissional
  • Organização
  • Apresentação
  • Liderança
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