Jovem Aprendiz é o nome de um programa do Governo Federal, de incentivo à contratação de novos talentos, sem experiência, por empresas que têm muito a ensinar. Existem diversos benefícios em participar de um programa como esse, e para alcançá-los o primeiro passo é aprender como criar um currículo de Jovem Aprendiz.
Antes, entretanto, é importante saber que, no Brasil, esse profissional é amparado pela Lei do Aprendiz, uma legislação que visa garantir o acesso de jovens ao mercado de trabalho, proporcionando qualificação profissional e experiência prática.
De acordo com essa legislação, as empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do total de funcionários cujas funções demandem formação profissional.
A aprendizagem é voltada para jovens de 14 a 24 anos, exceto para aprendizes portadores de deficiência, para os quais não há limite de idade.
As organizações têm a responsabilidade de proporcionar aos aprendizes uma formação técnico-profissional compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, garantindo, assim, a integridade e o aprendizado adequado.
Além disso, o aprendiz também tem acesso a todos os direitos trabalhistas, como:
Logo, o programa é uma excelente oportunidade para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho, mas não possuem nenhuma experiência.
Sabemos como a falta de experiência pode se tornar um problema para quem está em busca do primeiro emprego e, sem dúvida, ser um jovem aprendiz, amparado pelo programa, é uma oportunidade de criar um currículo forte para os próximos passos de sua carreira.
Entretanto, antes, é preciso ser aprovado para trabalhar em uma das empresas que abrem processos seletivos para o programa.
Logo, o primeiro passo é aprender como fazer currículo para Jovem Aprendiz.
É isso o que este guia pretende: te ajudar a criar um documento que te coloque na frente de outros candidatos. Para isso, abordamos os seguintes tópicos:
O currículo de um Jovem Aprendiz, geralmente, não possui dados sobre a experiência profissional, afinal, não há ainda nenhuma informação relacionada a isso.
Logo, o documento é direcionado à apresentação das habilidades e competências que você possui, bem como sua formação acadêmica, cursos e outros interesses que possam chamar a atenção de um recrutador.
Isso significa que o modelo de currículo do Jovem Aprendiz é um pouco diferente do usado por outros profissionais que já possuem experiências anteriores e estão em busca de novas posições no mercado de trabalho.
Para te ajudar a organizar essas informações, a Onlinecurriculo.com.br criou um modelo de currículo para Jovem Aprendiz, que inclui os seguintes elementos:
Geralmente, os currículos seguem um formato de ordem cronológica reversa, em que as experiências profissionais mais recentes aparecem antes das mais antigas.
Contudo, o candidato a Jovem Aprendiz não possui tais experiências, logo não faz sentido considerar isso na escolha do formato ideal de currículo.
Nesses casos, é possível considerar os outros formatos. Por exemplo, o currículo funcional permite enfatizar habilidades, ao invés dos locais onde você já trabalhou. Essa tende a ser uma excelente alternativa.
Mas não se preocupe porque aqui na Onlinecurriculo.com.br você encontra um modelo que já está pronto para a criação do seu currículo. Você só precisa editar, incluindo as suas informações.
No cabeçalho do currículo de um Jovem Aprendiz, é importante incluir informações básicas que ajudarão os empregadores a entrar em contato com você facilmente.
Entre os dados essenciais que você deve incluir no cabeçalho do seu currículo estão:
Certifique-se de que essas informações estão corretas e são acessíveis.
Se você tiver uma conta de LinkedIn ou outra rede social, como o Instagram, e achar que esses canais podem te ajudar a conseguir a vaga, lembre-se de incluir aqui também.
Na área de introdução, é possível dedicar algumas linhas para explicar porque você quer a vaga daquela empresa em específico e como você pode contribuir com a organização, se conquistar a vaga.
Escreva, em quatro ou cinco frases (100 a 200 palavras) qual é o cargo que deseja ocupar e, porque você é uma boa escolha.
Uma opção é responder aqui a temida pergunta: por que alguém deve contratar você?
Você pode ser um pouco criativo, apresentando suas qualidades e indicando interesse na área em que a empresa atua, por exemplo. Se os seus sonhos e objetivos futuros estiverem ligados à área do negócio, deixe isso claro para chamar a atenção dos recrutadores.
Meu sonho é trabalhar com marketing para grandes empresas do varejo e, para isso, estou disposto a aprender diariamente, priorizando o trabalho em equipe, contribuindo para a execução de projetos e controle de resultados.
A área de habilidades e competências dentro do currículo de Jovem Aprendiz é o coração do documento (uma vez que é provável que você não tenha nenhuma experiência profissional formal).
Ao criar um currículo para um Jovem Aprendiz, é importante destacar habilidades e competências que demonstrem sua capacidade de:
Algumas das habilidades e competências importantes para incluir no currículo de um Jovem Aprendiz são:
Selecione algumas delas e as inclua em seu currículo.
Atenção! Para ter mais chances de ser contratado, você deve criar um currículo específico para cada potencial empregador, conforme as demandas da empresa em questão.
Fique atento nas descrições para vagas de emprego divulgadas pela organização para a qual você deseja se candidatar. Esse material, geralmente, dá dicas de quais habilidades são valorizadas por ela. Inclua essas aptidões em seu currículo.
Além disso, nesse espaço, você pode inserir informações sobre conhecimentos que adquiriu ao longo da vida, como gestão de redes sociais, uso de recursos digitais, como softwares e sistemas (entre eles Photoshop, ferramentas de texto, planilhas e mais).
Todas as suas habilidades são importantes nesse momento e podem ser o diferencial para que você seja considerado para o próximo passo: a entrevista.
Assim como a seção de habilidades e competências, a formação acadêmica também é uma área importante para o seu currículo.
Entretanto, não há requisitos formais de educação para jovens que queriam fazer parte do programa Jovem Aprendiz.
De maneira geral, comece listando onde você fez e quando concluiu o ensino médio ou fundamental. Caso esteja na faculdade ou fazendo algum curso técnico, inclua a informação, porque isso pode ser um grande diferencial.
Liste todos os cursos e treinamentos que já realizou (por exemplo, curso de idiomas ou de informática), inserindo dados como nome do curso, instituição e período que você cursou.
Caso a formação esteja em andamento, deixe isso claro e informe quando o treinamento será finalizado.
Vale a pena destacar que durante seu período de Jovem Aprendiz a empresa deve garantir que parte da sua carga horária seja investida em treinamentos relacionados com sua função, ok? Essas capacitações, geralmente, acontecem em órgãos como Senai, Senac, Senat, entre outros.
Veja abaixo o exemplo de currículo para uma seção de formação acadêmica.
Diploma do Ensino Médio, Escola Santo Tomás de Aquino, Belo Horizonte
Janeiro 2020 — Dezembro 2022
Após definir o que colocar no currículo de jovem aprendiz, é hora de inserir tudo no “papel”, em um documento organizado, atrativo, com fontes legíveis e títulos de seção que se destaquem.
Aqui na Onlinecurriculo.com.br você encontra modelo de currículo para Jovem Aprendiz muito fácil de usar. Você só precisa inserir os dados seguindo as dicas que apresentamos acima.
Além disso, esteja atento a outras questões como: