Guia turístico? Tá aí um trabalho divertido! Você tem a oportunidade de ajudar viajantes a em seus passeios e oferecê-los informações interessantes sobre sua cidade. Não é de se admirar que você queira trabalhar nessa área. Então, está na hora de encontrar a sua próxima grande vaga de trabalho como guia turístico.
Um currículo cinco estrelas para guia turístico ilustra suas qualidades e expertise regional.
Entretanto, como você mostra essas diversas habilidades em um documento de uma página?
Deixe-nos ajudá-lo a expressar seu estilo de atuação e experiência de uma maneira que vai impressionar os potenciais empregadores e garantirá a tão sonhada entrevista.
Este guia de currículo, juntamente com o exemplo de currículo de guia turístico correspondente, vai abranger os seguintes tópicos:
Os guias turísticos aprendem informações sobre uma atração que vale a pena visitar e transformam sua apresentação sobre ela em algo fascinante e divertido. Eles podem trabalhar em um local turístico ou viajar com um grupo de turistas por uma região ou país. Seu trabalho pode envolver excursões diárias ou longos roteiros de muitos dias. Tudo depende de onde trabalham ou de quais clientes atendem.
Guias de turismo ajudam clientes com viagens e passeios em áreas desconhecidas. Eles usam o seu conhecimento sobre um local para ajudar a planejar viagens e as visitas a pontos de interesse. Geralmente, atendem clientes que visitam os lugares pela primeira vez, fornecendo informações e ajudando em todos os aspectos. Podem fornecer recomendações para restaurantes ou outros locais interessantes, além de ajudar se houver algum problema com a hospedagem ou outro serviço.
Alguns guias turísticos trabalham por conta própria, enquanto outros trabalham para empresas turísticas maiores. Eles podem se especializar em um destino ou viajar para muitos locais. Também são responsáveis por pesquisar os destinos antes da viagem, garantindo as melhores informações para compartilharem com seus clientes e melhorar suas experiências. Os guias turísticos utilizam excelentes habilidades de comunicação para planejar tours divertidos e informativos para os viajantes.
Embora esta profissão exija criatividade, a estrutura do seu currículo de guia turístico não é o lugar para exibi-la. Siga o padrão e desenvolva os seguintes componentes para o seu currículo:
Geralmente, os currículos seguem um formato de ordem cronológica reversa. Isso significa listar o seu cargo mais recente e depois contar suas demais experiências profissionais retrospectivamente, a partir daí. Esse formato de currículo, que afeta principalmente sua seção de experiência profissional, é o caminho a seguir, a menos que sua carreira se enquadre em alguma circunstância especial. Como guia turístico, você pode ter executado outras funções dentro do setor de viagens, por exemplo.
Nesses casos, ou se você mudou de carreira, está apenas começando ou trabalha apenas em eventos esporádicos, pode considerar os outros formatos de currículo que sugerimos como alternativas. Se você estiver nesse ponto de sua carreira, não recomendamos o estilo de currículo funcional, pois é tipicamente reservado para tecnólogos ou cientistas especializados, pois destaca habilidades ao invés da experiência de trabalho.
Um currículo fantástico de guia turístico já é um bom começo, mas se você não compreender os Sistemas de Rastreamento de Candidatos, ou ATS, o documento pode nunca chegar às mãos de um gestor de contratação. Esses programas de software analisam, classificam e avaliam currículos para departamentos de recursos humanos à procura de palavras-chave e frases que o empregador vinculou ao trabalho.
A melhor maneira de garantir que seu currículo não será filtrado é entender o que seu potencial empregador deseja. Analise a descrição do cargo, destacando cuidadosamente as palavras-chave e frases que você pode usar.
Use a frase exatamente como ela aparece. Escreva e use quaisquer siglas para garantir.
A seção de introdução (também conhecida como perfil) é a sua melhor chance de demonstrar a sua capacidade de cativar a audiência em seu currículo de guia turístico. Este parágrafo livre precisa responder à questão mais importante: por que alguém deve contratar você?
Apresente-se com uma linguagem poderosa e positiva. Sinta-se à vontade para ser um pouco criativo, mas sem exageros. Mantenha um tom profissional em todo o texto. Lembre-se de que você estará representando a empresa e que seu papel requer um forte componente de atendimento ao cliente. Se você tiver conhecimento da cidade ou do local em que irá trabalhar, informe isso ao seu futuro empregador.
Abaixo, você encontra um exemplo de seção de introdução de currículo de guia turístico.
Sou uma guia turística animada e perspicaz, com vários anos de experiência acompanhando clientes em viagens para diferentes partes do mundo. Sou habilidosa em criar planos de viagem incríveis. Tenho experiência em organizar itinerários levando em consideração prazos, condições climáticas e eventos. Estou comprometida em oferecer aos meus clientes o melhor serviço e experiência de viagem possível.
Como impressionar utilizando uma lista com responsabilidades profissionais? Há muito o que ser feito aqui! A seção de experiência profissional do seu currículo de guia turístico não é apenas uma lista de responsabilidades, é uma declaração de suas realizações de carreira.
Pense cuidadosamente sobre o cargo que você busca e aborde as necessidades que essa posição exige, destacando o que você já fez. Isso vai te ajudar a demonstrar a sua capacidade de desempenhar o trabalho com excelência. Seu currículo de guia turístico é a sua oportunidade de dizer a seus possíveis empregadores o que você pode fazer por eles. Isso significa comprovar que você tem o que é preciso para preencher a função e aprimorá-la, com um tempo mínimo de treinamento.
Método STAR
Um formato fácil de seguir para tirar o máximo proveito dos itens do seu histórico profissional. Esse é o método STAR:
A seguir, você encontrará um exemplo de experiência profissional de currículo de guia turístico.
Guia turística no Beto Carrero World, em Penha/SC
Abril 2015 - Setembro 2019
Guia turística na Agência Brastrip, em São Paulo
Maio 2010 - Março 2015
Antes de reservar um tour, o viajante costuma conferir os destaques para ter uma ideia se vale a pena continuar a efetivação da reserva. Os recrutadores usam a mesma mentalidade ao examinar currículos. A seção de competências dá a eles uma maneira fácil de filtrar currículos que não atendem às suas necessidades. É por isso que você precisa elaborar essa seção com cuidado. Escolha uma mistura de habilidades técnicas, como qualificação em habilidades linguísticas, habilidades comportamentais ou primeiros socorros, como as listadas abaixo.
Um guia turístico precisa das seguintes qualidades, de acordo com a WeTravel:
Você encontrará um modelo de competências no currículo abaixo.
Não há requisitos formais de educação para guias turísticos, embora a maioria dos profissionais tenha o ensino médio completo. Nesta seção, você pode simplesmente listar seu diploma de ensino médio e quaisquer outros cursos ou formações superiores que possuir.
Se você fez algum curso diretamente relacionado ao ramo de viagens e turismo, liste-os aqui também.
Veja abaixo o exemplo de currículo para uma seção de formação acadêmica.
Bacharel em Comunicação pela Universidade Federal de São Paulo
Agosto 2006 - Maio 2010
Diploma de Ensino Médio, Escola Estadual São Paulo - São Paulo/SP
Setembro 2003 - Maio 2006
Se ajudar os turistas a tirar a foto perfeita para o Instagram faz parte do seu trabalho, então você entende o quão importantes uma impressão visual pode ter. Certifique-se de que o layout do seu currículo seja igualmente impressionante. Aqui estão alguns princípios a serem considerados: