Não importa qual seja o produto ou serviço, os melhores gerentes de vendas compartilham uma infinidade de características em comum. A função de vendas está diretamente ligada às operações, produtos, marketing e finanças, sendo necessária uma estreita colaboração para garantir que a oferta e as vendas estejam otimizadas. Um currículo de vendas bem sucedido deve destacar a importância do trabalho em equipe, e como o gerente de vendas alcançou seus objetivos com a ajuda de todos. Trabalhando constantemente para melhorar os relacionamentos e adaptar seus comportamentos às diferentes situações.
Todo mundo quer contratar um gerente de vendas superstar para adicionar um pouco de combustível de foguete aos seus resultados. Sua introdução deve deixar bem claro que você é a pessoa certa para eles. A introdução de um gerente de vendas deve deixar de lado detalhes funcionais e qualidades pessoais. A única consideração crítica para seu futuro empregador é o que você conquistou (e, consequentemente, o que pode fazer por eles). Embora as porcentagens e o crescimento das vendas se encaixem bem na seção de histórico de empregos, não há nada mais chamativo do que usar alguns números realmente impressionantes para chamar a atenção já em sua introdução. Se você está atingindo metas de crescimento anual de 35% todos os anos, a forma como você alcançou estes números pode não ser tão importante assim para eles. Depois que um empregador lê a sua introdução do currículo de gerente de vendas, você quer que ele pense uma coisa: “Uau. Será que ele pode fazer isso por nós?”
Confira um exemplo de introdução de currículo logo abaixo.
Gerente de vendas experiente e automotivado com cinco anos de experiência no setor, supervisionando vendas e a gestão de novas contas. Apresento um histórico comprovado de trabalho em colaboração com as equipes de vendas para atingir metas, aumentar os ganhos de receita e avançar no ciclo de vendas da empresa. Um líder forte com a capacidade de aumentar as vendas e desenvolver estratégias para reter clientes.
Diferentes estágios do ciclo de vendas exigem diferentes comportamentos do gerente de vendas. Certifique-se de que seu histórico de empregos represente uma imagem completa. Como a natureza das funções de vendas podem variar significativamente, os empregadores em potencial precisam entender que você pode fazer o básico da função. Eles precisam entender que você trabalhou em ambientes semelhantes e superou desafios. Convença-os de que vender seu produto será tão corriqueiro quanto respirar. Seu histórico profissional deve abranger todos os aspectos do ciclo de vendas, com sua experiência demarcada em seus antigos trabalhos. Se possível, escolha aspectos de cada função que possam estar relacionados ao trabalho para o qual você está se candidatando. É melhor expandir a experiência relevante do que incluir coisas onde eles possam pensar: “isso não é para nós”. Um gerente de vendas precisa ter afinidade com o seu produto ou serviço, então quanto mais o currículo for voltado para isso, melhor.
Gerente de vendas, Irmãos Lee, São Paulo
Novembro 2014 - Atualmente
Gerente de vendas, Lola & Co, Rio de Janeiro
Setembro 2010 - Outubro 2014
Consultor de vendas, Lojas Silva, Curitiba
Agosto 2008 - Agosto 2010
Existem inúmeras situações em que suas habilidades de vendas serão exigidas: conferências, reuniões, apresentações, negociações por e-mail e mídias sociais. Suas habilidades estão à altura da tarefa em todas as situações? Algumas pessoas assumem que vender é uma tarefa simples. Encontre um comprador, fale sobre o produto ou serviço e eles que decidam se é para eles. Mas, a verdade é que os gerentes de vendas modernos têm um trabalho incrivelmente pesado com tecnologia e mídia social transformando todo o trabalho que era feito há uma década. Descrever seu conjunto de habilidades modernas em seu currículo de gerente de vendas é a chave para garantir os melhores cargos. Descrições de habilidades mais longas podem ser incluídas nas seções de histórico de emprego de seu currículo de gerente de vendas, enquanto as frases de habilidades mais curtas são mais fáceis de navegar na seção de habilidades especializadas.
Embora boa parte dos gerentes de vendas possua um diploma de bacharel em vendas e marketing, muitos possuem cursos e qualificações em diversos assuntos variados. Embora seja preferível um diploma de bacharel em vendas e marketing ou qualificação comercial, a maioria dos profissionais de vendas terão sido treinados nas mais variadas técnicas de vendas. E é aconselhável mencionar algumas dessas qualificações de alto valor na seção de educação. Pessoas com muita experiência em vendas podem não ter qualificações formais, nesse caso é importante enfatizar sua educação no trabalho. Em termos de qualificações extras, é comum que os profissionais de vendas participem de treinamentos externos e, embora não seja aconselhável incluir todos os programas de treinamento individual, é uma boa ideia oferecer uma visão das qualificações mais relevantes para o trabalho em questão.
Bacharelado em Marketing, Universidade de São Paulo
Agosto 2005 - Maio 2009
Diploma do Ensino Médio, Colégio Mackenzie, São Paulo/SP
Setembro 2001 - Maio 2005