Assim como em um projeto, você não deve iniciar um currículo sem saber quais elementos precisam fazer parte dele. Portanto, aqui estão as partes necessárias para criar um currículo bem estruturado:
O seu currículo é o meio pelo qual você precisa vender suas habilidades para seu próximo empregador em potencial. É seu trabalho aqui explicar a eles como você vai projetar soluções para os problemas que eles possuem. Você faz isso compreendendo quais são estes problemas, o estilo e o ambiente de trabalho. Isso significa pesquisar um pouco sobre a empresa que você está se candidatando, para que você possa usar um tom adequado à ela e direcionar a sua mensagem diretamente ao que eles precisam.
Pesquise o máximo que puder. Se você conhece alguém que trabalhe na empresa, entre em contato. Descubra o nome do gerente de contratação e seu possível chefe. Tente criar uma conexão que possa ser útil durante sua entrevista.
Um ótimo currículo de engenheiro precisa seguir estas direções:
Normalmente, o melhor formato de currículo é aquele em que você apresenta seus trabalhos de forma cronológica inversa, com seus últimos em primeiro lugar. Pode haver alguns casos dentro da engenharia em que você até possa organizá-los em formato de função. Este formato tem um apelo maior para profissões técnicas e especialistas (bem como para algumas funções científicas), pois enfatiza nichos importantes ou habilidades complexas, utilizando uma seção de habilidades expandida e uma seção de histórico de emprego mais breve. A seção de habilidades permite explicações detalhadas de suas competências.
Salvo a necessidade de explicar suas habilidades técnicas em detalhes, recomendamos fortemente que você utilize o currículo em ordem cronológica inversa, pois essa é a preferência dos recrutadores e também do software ATS.
A seção de introdução (também conhecida como perfil) de seu currículo de engenharia resume a sua carreira em três ou quatro linhas que oferecem informações sobre quem você é como engenheiro. Esta seção não exige tanta formatação quanto o resto do seu currículo, mas você pode usar esta estrutura básica para guiá-lo:
A ideia por trás dessa seção é aprimorar o restante do seu currículo sem deixá-lo repetitivo. Dê ao gerente de contratação um gancho que ele possa explorar durante sua entrevista. Você pode tentar algo como: “Minha paixão por consertar carros me dá uma perspectiva única para resolver os problemas que os engenheiros elétricos costumam enfrentar”. Esta frase diz algo sobre você ao mesmo tempo que te diferencia dos outros.
Você pode encontrar um exemplo de seção de introdução em currículo logo abaixo.
Engenheiro experiente com mais de 5 anos fornecendo orientação técnica superior e projetos de engenharia executados com sucesso. Adepto da supervisão de todos os aspectos do gerenciamento de projetos, incluindo design, implementação, verificação e validação de projetos de engenharia.
Para a maioria dos candidatos, esta seção será a maior de seu currículo de engenharia, mas cuidado para que ela não seja uma mera lista de suas responsabilidades no trabalho. Comece com seu trabalho mais recente seguindo pelas suas últimas experiências dos últimos dez anos.
Abaixo de cada cargo de trabalho, você deve começar descrições do que exatamente você fez e seus resultados. Lembrando de iniciar cada item com um verbo de ação forte, para maior apelo. Lembre-se, o seu currículo é mais sobre o seu empregador do que sobre você. Sua mensagem precisa ser no sentido de: “Veja, eu entendo seus problemas e aqui estão exemplos de como já consertei problemas semelhantes. Eu posso fazer isso e muito mais por você!”
Abaixo, você encontrará um exemplo adaptável de histórico de emprego em currículo.
Engenheiro de Projeto Sênior na ACCE tecnologias, São Paulo
Novembro 2016 - Julho 2021
Gerente de Projeto na Infotech Brasil, São Paulo
Julho 2014 - Agosto 2015
A seção de habilidades do seu currículo é uma visão geral de seus atributos e habilidades. Você deve adaptar esta seção aos requisitos de cada trabalho (o que também te ajudará com o software ATS).
O principal objetivo desta seção do currículo é oferecer aos recrutadores uma maneira rápida de ver se você possui os atributos que eles procuram e obter uma primeira ideia das habilidades que você considera mais importantes para o trabalho.
Escolha entre 4 e 7 principais habilidades e lembre-se de que suas habilidades técnicas são parte integrante não só do seu valor, mas também de sua inteligência emocional. Isso pode significar curiosidade natural, pensamento e raciocínio lógico, comunicação, criatividade, colaboração, entre outros, de acordo com esta lista da Embibe.
Abaixo, você encontrará uma amostra de seção de habilidades em um currículo de engenharia.
A seção de educação do seu currículo de engenharia é a que vai levar menos tempo para ser montada. Bastando que você liste seus diplomas e certificações formatando-os corretamente.
Engenheiros, no mínimo, precisam de um diploma de bacharel. Se você obteve um diploma superior a esse, pode eliminar o seu diploma do ensino médio. Considere também adicionar quaisquer conquistas que você tenha recebido. Se você tiver muitas certificações, talvez seja uma boa ideia criar uma seção separada para destacá-las.
Confira abaixo, nosso exemplo de formatação de uma seção de educação em um currículo.
Mestrado em Engenharia de Sistemas, Universidade de São Paulo
Setembro 2014 — Maio 2016
Bacharelado em Ciência da Computação na Universidade de São Paulo
Setembro 2009 — Maio 2013
Você é um engenheiro, então sabe o quão importante é um design clean. A primeira impressão visual que um gerente de contratação terá de você é o layout e o design do seu currículo. O que você quer que eles pensem? “Uau! Se esse candidato faz projetos de engenharia tão bem organizados quanto esse currículo, nós precisamos conhecê-lo!”
E como você causa essa impressão? Aqui vão algumas dicas: