O primeiro passo para escrever seu currículo de eletricista é entender quais seções incluir. O seu CV deve conter os seguintes elementos:
O que um currículo de eletricista poderoso tem em comum com currículos para qualquer outra ocupação é que o estilo, o tom e a mensagem devem ser voltados para a pessoa com quem você está se comunicando. Nesse caso, essa pessoa é o empregador — mas também pode ser o gerente de contratação da empresa ou contratado do projeto.
O formato de currículo cronológico mais comumente usado funciona bem para candidatos a emprego em quase todas as ocupações, principalmente se o histórico de trabalho tiver seguindo um caminho linear em uma série de cargos. Nessa seção do currículo, a experiência profissional e as realizações progressivas são organizadas por empregador/local de trabalho em ordem inversa, das datas mais recentes para as mais antigas. Provavelmente, este formato seria uma boa opção para a maioria dos candidatos a emprego de eletricista que já têm experiência neste campo ou talvez em outro setor da construção.
Também conhecido como perfil, o resumo oferece uma visão geral de sua vida profissional e atributos. Este é o seu espaço para colocar um pouco de personalidade em seu currículo. Todas as outras seções devem ser breves e focadas em suas realizações. Com certeza, é seu desejo contar aos empregadores o que já realizou como eletricista, mas também pode contar um pouco sobre você usando palavras que descrevam sua personalidade profissional. Este não é o lugar para ser modesto. Tenha orgulho de seus talentos!
Eletricista qualificado e experiente, com mais de dez anos de experiência em instalação e manutenção de sistemas elétricos em residências, empresas e fábricas. Possui um excelente conhecimento prático dos códigos elétricos relevantes, bem como a capacidade de analisar projetos de forma eficaz e instalar os sistemas elétricos em referência a eles. Histórico comprovado de identificação e correção de problemas elétricos usando uma variedade de dispositivos de teste. Traz uma forte ética de trabalho e o desejo de ajudar os clientes a tornar o processo de construção o mais fácil e eficaz possível.
Se você estiver apenas começando ou já estiver no mercado de trabalho há anos, tem realizações e crescimentos para mostrar aqui. Um currículo vencedor diz aos gerentes de contratação não apenas o que você fez, mas como você aprendeu e cresceu no trabalho.
Como eletricista, você concluiu um estágio. Mostre como isso lhe deu competências fundamentais e, em seguida, ilustre suas competências crescentes em cargos posteriores. Sua experiência profissional se concentra em suas conquistas e nos desafios que você superou. Você não apenas substituiu a fiação defeituosa, você ouviu o cliente descrever o problema, investigou e executou testes, diagnosticou o problema, desenvolveu uma ou mais soluções, comunicou-as ao cliente e reparou o sistema elétrico no prazo e dentro do orçamento.
Eletricista na Díodo Energia, São Paulo
Junho 2017 — Maio 2021
Eletricista na Construtora Arueira, São Paulo
Outubro 2014 — Maio 2017
Você pode escolher listar seu aprendizado na seção de experiência profissional ou listá-lo aqui. Isso dependerá de quanta experiência você tem. Se você estiver no meio da carreira, sua formação será menos importante do que seus empregos posteriores. Se você estiver procurando seu primeiro emprego pós-estágio, coloque essa experiência em sua seção de experiência profissional.
Eletricista Instalador Residencial, Senai-SP, São Paulo
Setembro 2010 — Novembro 2010
Ensino Médio, Escola Santa Inês, São Paulo
Setembro 2006 — Maio 2010
Esta listagem fornece aos gerentes de contratação uma breve visão geral de suas competências e permite que você adicione algumas palavras-chave importantes. Você já destacou palavras-chave do anúncio de emprego que segmentou para seu resumo. Agora, usará essas palavras em uma lista de suas competências.
Às vezes, as palavras-chave não são óbvias porque o anúncio de emprego é vago ou muito detalhado. Nesse caso, você pode criar uma nuvem de palavras. As nuvens de palavras pegam o texto e os transformam em imagens. Quanto mais a palavra aparece no texto, maior ela fica na imagem. Tudo o que você precisa fazer é conectar as descrições do anúncio de emprego em um aplicativo como wordle.com ou wordart.com e obterá uma representação visual das palavras que o ATS (Sistema de Rastreamento de Candidatos) provavelmente está procurando.
Assim como você deseja que as palavras em seu currículo transmitam uma imagem profissional, o mesmo deve acontecer com o layout. Ele é quase tão importante quanto as habilidades e realizações que você descreverá. Se o layout passar a ideia de desleixo ou for difícil de ler, você pode facilmente ser preterido naquele trabalho com o qual sempre sonhou.
Use o Onlinecurriculo, seu gerador de currículos, com modelos de layout de currículo para desenvolver um currículo que levará você ao próximo nível!