Todo bom professor começa a aula com “a grande ideia” ou com o que ele quer que os alunos entendam. A seção de resumo do currículo educacional é sua grande ideia. Pense em uma mensagem geral (direcionada para o trabalho específico) e use de 3 a 4 linhas de texto para entregar essa mensagem.
Este é o único lugar no currículo em que você pode adicionar um pouco de personalidade. Portanto, assegure-se de que o texto reflita seu estilo de ensino. Descreva sua carreira como um todo na primeira frase. Em seguida, reserve um tempo para detalhar o momento de maior orgulho durante sua carreira de ensino. Se houver espaço, mostre sua paixão pelo assunto ou explique por que se tornou professor.
Abaixo, você encontrará um exemplo de seção de resumo para o seu currículo.
Educador experiente e dedicado, trazendo experiência na criação de currículos para alunos do jardim de infância ao 6º ano. Comprometido em facilitar experiências de aprendizado poderosas por meio de planos de aula envolventes e instruções criteriosas
A seção de experiência profissional do currículo educacional é onde você diz aos recrutadores o que já realizou em sua carreira. Observe que dissemos “realizou”. Esta não é uma lista de suas responsabilidades laborais, mas uma medida dos seus sucessos.
É ótimo que você tenha ensinado matemática para alunos da sétima série, mas você pode ser mais específico? Por exemplo, você aumentou a nota média dos alunos em suas aulas? Você conseguiu envolver um aluno que não gostava de matemática antes? Você desenvolveu uma aula que outros professores começaram a usar também? Use esses tipos de altos de carreira para distinguir a sua.
Como a educação costuma depender de números e estatísticas para medir o progresso, inclua alguns desses dados na seção de experiência profissional para mostrar o impacto que você causou em cada cargo.
Professor do 3º ano, Escola Santa Joana, Porto Alegre
Nov, 2017 - Mar, 2021
Professor, Pequenos Aprendizes, Porto Alegre
Jul, 2014 - Oct, 2017
Você pode pensar em comunicação, colaboração e empatia ao desenvolver a seção de competências do seu currículo, mas cada vez mais o trabalho de ensinar conta com tecnologias. Inclua competências de informática na sua lista (especialmente aquelas diretamente listadas na descrição do cargo).
A chave para a seção de competências é criar uma mistura de conhecimento acadêmico e técnico, mais os atributos que façam com que pais e alunos amem você. Esta seção é fundamental, pois dá aos recrutadores elementos para entenderem se você tem as qualidades que eles procuram, além de também permitir que saibam sua opinião sobre o que faz de você um grande educador.
Abaixo, você encontrará um exemplo de seção de competências no currículo.
Não é de se surpreender que educadores valorizem a formação acadêmica, então, mova esta seção para cima da sua seção de competências (ou mesmo para cima de sua seção de experiência profissional se esse for seu primeiro ano como professor). Liste todos os seus diplomas e certificados. Esteja ciente de que muitas escolas exigem a lista de instituições em que você trabalhou.
Se você participou de seminários ou aulas de treinamento que agregam aos seus conhecimentos, liste-os aqui também.
Se você se apresentou em conferências, publicou artigos ou participou ativamente de organizações educacionais, considere adicionar uma seção de Atividades Profissionais para acomodar essas informações valiosas.
Faculdade das Américas, Mestre em Pedagogia, Porto Alegre
Sep. 2010 - May, 2014