Os atores trabalham para retratar diferentes personagens com o uso de movimento, linguagem e emoção. Atores podem trabalhar para uma única empresa de interpretação ou, mais tipicamente, assumir trabalhos com diferentes empregadores. Os atores estudam os personagens designados e fazem o possível para retratá-los com precisão em uma performance. Eles vão aos ensaios, memorizam falas e colaboram com outros profissionais de atuação para tornar as apresentações possíveis. Os atores utilizam técnicas de atuação e uma variedade de habilidades especiais. Um candidato ideal tem treinamento profissional em um ou mais métodos de atuação e possui experiência profissional trabalhando como ator.
A seção de perfil, ou introdução, em seu currículo deve dar ao diretor de elenco uma impressão completa de quem você é, suas realizações mais impressionantes e seus pontos fortes, sem que você precise entrar em cada detalhe. Esta introdução é um breve resumo que deve incentivar o diretor de elenco a ler o resto do seu currículo para saber mais sobre seus créditos. Você também pode mencionar quaisquer habilidades especiais ou educação em seu resumo, especialmente se for altamente relevante para a função. Certifique-se de usar verbos de ação e linguagem emocionante para mostrar sua paixão por atuar. Números e detalhes específicos também podem ajudar sua introdução a se destacar na mente do diretor de elenco. Veja a introdução do nosso exemplo de currículo de ator abaixo.
Atriz apaixonada, experiente e com formação. Trazendo entusiasmo, ética de trabalho e um desejo implacável de entreter.
Embora a seção de histórico de empregos seja um recurso padrão de muitos outros exemplos de currículos, os atores podem chamar essa seção de “Créditos”. Aqui é onde você listará todas as funções anteriores, geralmente divididas em categorias como “Teatro” ou “Filme”. Certifique-se de incluir o nome da produção, o nome da função e o local da execução (o ano é opcional). Você pode optar por listar seus papéis em ordem cronológica inversa com o mais recente primeiro ou pode subir os créditos mais relevantes para a posição que está procurando para garantir que o diretor de elenco veja sua experiência mais relevante imediatamente. Você pode listar seus papéis de atuação, sem descrições do trabalho, já que é comum para atores assumirem vários papéis em um curto período. Concentre-se em ser claro e organizado. Aqui está o histórico de empregos ou a seção de “créditos” em nosso exemplo de currículo.
Atriz de palco no Theatro Municipal de São Paulo, São Paulo/SP
Abril 2016 — Setembro 2019
Dubladora nos Estúdios Jetcon, São Paulo/SP
Março 2015
Atriz figurante no filme, A Grande Inspiração, São Paulo/SP
Fevereiro 2015
Atriz de palco no Teatro SESC Pompeia, São Paulo/SP
Agosto 2012 — Fevereiro 2015
Enquanto boa parte dos atores entra na profissão sem concluir um diploma formal, workshops, cursos ou mesmo uma graduação em andamento podem se mostrar valiosos e provar sua dedicação à profissão. Esta seção também pode ser usada para mostrar um diretor de elenco com quem você pode ter treinado. Certifique-se de dar destaque a quaisquer escolas ou programas renomados aqui, bem como em sua introdução. Quaisquer honras ou distinções, associações ou sindicatos também devem ser anotadas aqui. Se você possui um diploma superior a um diploma de bacharel, pode deixar de fora o ensino médio. Os diplomas em andamento também podem ser mencionados junto com a previsão de suas formaturas e sua nota média caso ela seja excepcional. Confira a seção de educação do nosso exemplo de currículo de ator abaixo.
Bacharelado em Artes Cênicas, Universidade de Campinas (UNICAMP), Campinas
Agosto 2007 — Maio 2011
Diploma do Ensino Médio, Colégio Mackenzie
Setembro 2003 — Maio 2007
A seção de habilidades é um ótimo lugar para comunicar seus pontos fortes devido à sua natureza clara e direta. É uma boa ideia ler a descrição do cargo e anotar quaisquer habilidades especiais necessárias para a função. Um filme de ação de kung-fu? Não se esqueça de mencionar suas habilidades de combate. Um balé ambientado no espaço exigirá que você destaque seus conhecimentos de dança. Se você tiver outra experiência relevante que possa interessar ao gerente de elenco, como trabalho de roteirista ou gerente de palco, pode mencioná-la brevemente aqui. Veja a seção de habilidades do nosso exemplo de currículo de ator abaixo.