O primeiro passo para montar seu currículo de serviço social é entender quais seções incluir.
Como o campo de trabalho social é extremamente amplo, você terá que prestar muita atenção à individualização do seu currículo para cada anúncio de emprego. Investigue tudo o que puder sobre o emprego para o qual está se candidatando: o local e as pessoas. Para ser mais exato, tente saber quem é o gerente de contratação e quem será seu chefe, se não forem a mesma pessoa.
Recrutadores e empregadores usam os Sistemas de Rastreamento de Candidatos (ATS) como uma ferramenta para rastrear candidatos e eliminar currículos “ruins”. Os algoritmos do software ATS analisam os currículos em busca de palavras-chave, frases e outras informações importantes para os empregadores. Uma classificação é emitida para cada currículo e, se o seu errar o alvo, nunca será visto por uma pessoa de verdade.
Mesmo se estiver procurando seu primeiro emprego, sua experiência de estágio poderá ser mencionada aqui. A seção de experiência profissional conta a história do seu crescimento profissional como assistente social. Pense no seu primeiro emprego ou estágio e no que você fez lá. Em seguida, mostre um padrão de aumento de competências e responsabilidades ou a variedade de clientes que você atendeu.
Use verbos de ação fortes ao descrever suas conquistas, sucessos e os desafios que você superou em cada emprego. Não apenas liste as responsabilidades, mas explique como você usou suas competências para fazer um ótimo trabalho. Seja o mais detalhado possível e inclua dados sempre que for relevante. O profissional de RH quer ter a capacidade de saber logo de cara se uma pessoa é boa ou não para a vaga.
Assistente Social, Prefeitura do Município de Embu das Artes, São Paulo
Sep, 2014 - Presente
Assistente Social, Prefeitura do Município de Cotia, São Paulo
Sep , 2010 - Feb, 2014
Além da faculdade, os assistentes sociais devem participar de cursos de educação continuada. Só é possível se tornar assistente social com um diploma de graduação na área. Se você tiver mestrado, não é necessário mencionar o diploma do ensino médio no currículo.
Mestre em Serviço Social, Universidade do Estado de São Paulo, São Paulo
Aug, 2008 - May, 2010
Graduação em Serviço Social, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo
Aug, 2004 - May, 2008
Faça um brainstorming para criar uma lista principal com todas as suas competências profissionais, traços de personalidade, conquistas e sucessos. Não se limite a o que você considera relevante ou apenas àquilo em que você tem experiência. Tudo conta aqui porque você é o único que verá a lista. Quando preparar a seção de competências e de experiência profissional, examine-a e use o que achar apropriado. Guarde-a e adicione itens a ela à medida que sua experiência profissional aumentar.
A regra geral aqui é evitar que o design atrapalhe as informações. Mantenha-o limpo e legível. Este guia já mencionou que o currículo não deve incluir fontes extravagantes que podem não ser lidas pelo ATS e também podem ser mais difíceis de ler. Tenha a legibilidade em mente para todos os aspectos do seu design.
Para se inspirar, o Onlinecurriculo oferece muitos exemplos de currículo específicos para profissões, o gerador de CV, modelos personalizáveis e conselhos úteis.