Assistentes de vendas geralmente trabalham auxiliando clientes a encontrarem os produtos certos para suas necessidades. Essa é uma das razões para que os recrutadores do setor sejam exigentes e comecem a busca pelo melhor profissional já na análise do currículo para assistente de vendas.
Por isso, se você está se candidatando para um cargo de assistente de vendas, a Onlinecurriculo é a sua melhor escolha, com uma biblioteca de exemplos de currículos testados e aprovados pelo mercado.
O primeiro passo para escrever o seu currículo de assistente de vendas é entender quais seções incluir. Nessa etapa, sugerimos que comece com:
Cada uma dessas seções devem ser preenchidas em um currículo profissional de acordo com as habilidades e experiência que o empregador está procurando e essa informação você encontra na descrição da vaga.
Otimize o currículo de assistente de vendas para ATS
ATS é a sigla para Sistemas de Rastreamento de Candidatos. Os algoritmos da ferramenta examinam os currículos em busca de palavras-chave correspondentes à descrição do cargo e os classificam. Os currículos que não incluem esses termos-chave, geralmente, são eliminados antes de chegar ao recrutador de RH.
Logo, antes de enviar seu currículo de assistente de vendas avalie o que a descrição do cargo solicita e inclua os termos exatos no seu documento.
Alguns exemplos, de palavras-chave importante para o currículo de assistente de vendas incluem:
O melhor formato para o seu currículo de assistente de vendas é o cronológico reverso. Este formato lista as suas experiências de trabalho anteriores mostrando em primeiro lugar seu último trabalho. Este é o formato que os gerentes de contratação estão acostumados.
Com este formato, você destaca suas últimas conquistas, o que mostra a situação atual da sua carreira e da sua formação.
As informações de contato permitem que os recrutadores se comuniquem com você, logo, devem estar em um local de destaque. A nossa indicação é que eles fiquem logo no cabeçalho.
Certifique-se de que suas informações de contato estejam completas e acessíveis aos recrutadores. Inclua dados como:
Algumas informações pessoais, geralmente, não precisam estar nesta área do currículo para assistente de vendas, como:
Elas só devem estar em seu currículo, caso a descrição da vaga solicite.
A introdução do currículo é um lugar muito importante para provar sua excelente habilidade de comunicação, não importa se você é um experiente profissional de vendas ou um recém-chegado na área.
Logo abaixo da área de contato, estamos falando de três a cinco frases em que você vai contar ao gerente de contratação sobre suas principais realizações e seus atributos mais fortes como assistente de vendas.
O espaço é curto, portanto priorize palavras-chave que estão destacadas na descrição da vaga de emprego.
Além disso, prefira usar números e indicadores que reforçam sua capacidade de gerar resultados.
Por exemplo, “tive a melhor média de vendas da última empresa em que trabalhei, durante 6 meses seguidos, no último ano”.
Em outras palavras, se você tiver alguma métrica que ajude a comprovar sua qualidade profissional, este é o local para usá-la.
Lembre-se que os assistentes de vendas devem estabelecer e nutrir relacionamentos positivos com clientes em potencial. Logo, use a introdução do seu currículo para explicar como você faz isso.
Confira o nosso exemplo de currículo abaixo para ver essas dicas em ação. Para mais ideias sobre como elaborar um ótimo resumo, dê uma olhada no nosso exemplo de currículo para vendedor e exemplo de currículo de gerente de vendas.
Assistente de vendas motivado e dedicado a fornecer atendimento de primeira linha ao cliente. Organizado, detalhista e proativo. Comprometido em aumentar as vendas fornecendo suporte e consideração aos clientes. Com vários anos de experiência e sucesso no varejo.
Esta é a seção onde você listará seu histórico de empregos, com o seu trabalho mais recente no topo.
É provável que essa seja a parte mais longa do seu currículo, mesmo que você esteja mudando de setor ou cargo.
O importante é usar suas experiências de trabalho anteriores para destacar as habilidades transferíveis e realizações que fazem de você um excelente candidato a assistente de vendas.
Utilize um título para cada empresa em que atuou e subtítulo para cada função e cargo.
Inclua as datas trabalhadas (de início e fim) e informe caso ainda esteja trabalhando em uma das empresas listadas.
Em seguida, adicione tópicos com suas responsabilidades e realizações mais relevantes em cada função.
Considere mencionar exemplos de quando resolveu um problema para melhorar as vendas ou a experiência do cliente.
Uma ótima maneira de adicionar valor ao seu currículo como assistente de vendas é incluir números que quantificam suas conquistas.
Estatísticas e métricas descrevem o quanto tempo você economizou para seus colegas ao implementar uma ideia ou em quanto aumentou as vendas com sua assistência especializada.
Assistente de Vendas na Alvorada, São Paulo
Dezembro 2017 - Setembro 2019
Assistente de Vendas na Lila presentes, São Paulo
Março 2013 - Junho 2017
A seção de competências do currículo deve incluir as habilidades mais importantes para o cargo que você deseja assumir.
A descrição da vaga de emprego é o principal local para identificar as aptidões mais importantes para seu futuro empregador, então use-a como sua aliada.
Lembre-se de incluir habilidades técnicas e comportamentais, afinal, ambas são importantes para as atribuições de um assistente de vendas de sucesso.
Vale a pena destacar que a área de competências é um ótimo lugar para incluir palavras-chave identificadas na descrição da vaga.
Confira estes exemplos de competências que você pode utilizar em seu currículo de assistente de vendas:
A seção de formação acadêmica do seu currículo também é uma área muito importante, mesmo que não seja exigida nenhuma formação de ensino superior para que o cargo seja ocupado.
Entretanto, além do grau de escolaridade, a seção é uma importante área para listar seus cursos e certificados mais recentes usando o formato cronológico reverso.
Você deve incluir o nome da instituição, as datas e o nome de sua qualificação.
Informe também sobre cursos presenciais e virtuais realizados, eventos dos quais participou ou certificados conquistados.
Lembre-se de priorizar os treinamentos e cursos relacionados ao cargo que você planeja ocupar.
Em resumo, faça uma lista com:
Bacharelado em Administração de Empresas, Faculdade São Paulo, São Paulo
Agosto 2015 - Maio 2017
Diploma de Ensino Médio, Escola Estadual João Carlos Saad, São Paulo
Setembro 2011 - Junho 2015
O layout e o design do seu currículo é uma outra forma de dizer ao gerente de contratação que você é um assistente de vendas com excelentes habilidades de comunicação.
Você confiaria em alguém com um trabalho que exige boa organização se ele tivesse um currículo bagunçado? Provavelmente não.
Coloque-se no lugar do gerente de contratação e escolha um design para currículo simples que canalize suas principais habilidades de comunicação e atenção aos detalhes.
Certifique-se de que todas as seções tenham fácil leitura. Se você tiver dificuldades ao criar o seu currículo para assistente de vendas, pode usar em dos modelos prontos e testados, que os especialistas da Onlinecurriculo criaram para aumentar as suas chances de conquistar uma vaga!
Perfil
Assistente de vendas motivado e dedicado a fornecer atendimento de primeira linha ao cliente. Organizado, detalhista e proativo. Comprometido em aumentar as vendas fornecendo suporte e consideração aos clientes. Com vários anos de experiência e sucesso no varejo.
Experiência profissional
Assistente de Vendas na Alvorada, São Paulo
Dezembro 2017 - Setembro 2019
Assistente de Vendas na Lila presentes, São Paulo
Março 2013 - Junho 2017
Formação
Bacharelado em Administração de Empresas, Faculdade São Paulo, São Paulo
Agosto 2015 - Maio 2017
Diploma de Ensino Médio, Escola Estadual João Carlos Saad, São Paulo
Setembro 2011 - Junho 2015
Competências