Exemplo de currículo para Assistente de Vendas e guia de redação

Um exemplo comprovado de currículo específico para a vaga + guia de redação para conseguir seu próximo emprego em 2024. Você pode editar este exemplo de currículo de Assistente de Vendas para obter um início rápido e criar facilmente um currículo perfeito em apenas alguns minutos. Basta preencher seus dados, baixar o novo currículo e candidatar-se a seu próximo emprego hoje mesmo!
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Assistentes de vendas geralmente trabalham auxiliando clientes a encontrarem os produtos certos para suas necessidades. Essa é uma das razões para que os recrutadores do setor sejam exigentes e comecem a busca pelo melhor profissional já na análise do currículo para assistente de vendas.

Por isso, se você está se candidatando para um cargo de assistente de vendas, a Onlinecurriculo é a sua melhor escolha, com uma biblioteca de exemplos de currículos testados e aprovados pelo mercado.

Como escrever um currículo de assistente de vendas

O primeiro passo para escrever o seu currículo de assistente de vendas é entender quais seções incluir. Nessa etapa, sugerimos que comece com:

  • Cabeçalho
  • Introdução
  • Experiência profissional
  • Competências
  • Formação acadêmica

Cada uma dessas seções devem ser preenchidas em um currículo profissional de acordo com as habilidades e experiência que o empregador está procurando e essa informação você encontra na descrição da vaga. 

Dica do especialista

Otimize o currículo de assistente de vendas para ATS

ATS é a sigla para Sistemas de Rastreamento de Candidatos. Os algoritmos da ferramenta examinam os currículos em busca de palavras-chave correspondentes à descrição do cargo e os classificam. Os currículos que não incluem esses termos-chave, geralmente, são eliminados antes de chegar ao recrutador de RH.

Logo, antes de enviar seu currículo de assistente de vendas avalie o que a descrição do cargo solicita e inclua os termos exatos no seu documento. 

Alguns exemplos, de palavras-chave importante para o currículo de assistente de vendas incluem:

  • Motivação
  • Foco em resultados
  • Excelência no atendimento ao cliente
  • Experiência em vendas
  • Capacidade de trabalhar de forma independente e em equipe

Escolha o melhor formato de currículo para assistente de vendas

O melhor formato para o seu currículo de assistente de vendas é o cronológico reverso. Este formato lista as suas experiências de trabalho anteriores mostrando em primeiro lugar seu último trabalho.  Este é o formato que os gerentes de contratação estão acostumados.

Com este formato, você destaca suas últimas conquistas, o que mostra a situação atual  da sua carreira e da sua formação. 

Inclua suas informações de contato

As informações de contato permitem que os recrutadores se comuniquem com você, logo, devem estar em um local de destaque. A nossa indicação é que eles fiquem logo no cabeçalho. 

Certifique-se de que suas informações de contato estejam completas e acessíveis aos recrutadores. Inclua dados como:

  • Nome completo
  • Profissão
  • Título da função desejada.
  • E-mail profissional (evite e-mails infantis e engraçadinhos)
  • Número de telefone (com DDD)
  • Localização: insira a cidade e o estado e adicione “Disposto a se mudar”, se for o caso.

Algumas informações pessoais, geralmente, não precisam estar nesta área do currículo para assistente de vendas, como: 

  • data de nascimento;
  • estado civil;
  • CNH.

Elas só devem estar em seu currículo, caso a descrição da vaga solicite. 

O que fazer
  • Kaique Lemos
  • Assistente de vendas
  • (11) 98877-6655
  • kaiquelemos@email.com
O que não fazer
  • Kaique A. C. Lemos
  • Futuro melhor assistente de vendas
  • 11988776655
  • kakadapadaria@gmail.com

Faça uma introdução em seu currículo de assistente de vendas

A introdução do currículo é um lugar muito importante para provar sua excelente habilidade de comunicação, não importa se você é um experiente profissional de vendas ou um recém-chegado na área.

Logo abaixo da área de contato, estamos falando de três a cinco frases em que você vai contar ao gerente de contratação sobre suas principais realizações e seus atributos mais fortes como assistente de vendas.

O espaço é curto, portanto priorize palavras-chave que estão destacadas na descrição da vaga de emprego.

Além disso, prefira usar números e indicadores que reforçam sua capacidade de gerar resultados. 

Por exemplo, “tive a melhor média de vendas da última empresa em que trabalhei, durante 6 meses seguidos, no último ano”.

Em outras palavras, se você tiver alguma métrica que ajude a comprovar sua qualidade profissional, este é o local para usá-la. 

Lembre-se que os assistentes de vendas devem estabelecer e nutrir relacionamentos positivos com clientes em potencial. Logo, use a introdução do seu currículo para explicar como você faz isso. 

Confira o nosso exemplo de currículo abaixo para ver essas dicas em ação. Para mais ideias sobre como elaborar um ótimo resumo, dê uma olhada no nosso exemplo de currículo para vendedor e exemplo de currículo de gerente de vendas.

Modelo editável de introdução em currículo de assistente de vendas

Assistente de vendas motivado e dedicado a fornecer atendimento de primeira linha ao cliente. Organizado, detalhista e proativo. Comprometido em aumentar as vendas fornecendo suporte e consideração aos clientes. Com vários anos de experiência e sucesso no varejo.

Descreva a sua experiência profissional: como ela pode ajudar seu trabalho como assistente de vendas

Esta é a seção onde você listará seu histórico de empregos, com o seu trabalho mais recente no topo. 

É provável que essa seja a parte mais longa do seu currículo, mesmo que você esteja mudando de setor ou cargo. 

O importante é usar suas experiências de trabalho anteriores para destacar as habilidades transferíveis e realizações que fazem de você um excelente candidato a assistente de vendas.

Utilize um título para cada empresa em que atuou e subtítulo para cada função e cargo. 

Inclua as datas trabalhadas (de início e fim) e informe caso ainda esteja trabalhando em uma das empresas listadas. 

Em seguida, adicione tópicos com suas responsabilidades e realizações mais relevantes em cada função.

Considere mencionar exemplos de quando resolveu um problema para melhorar as vendas ou a experiência do cliente.

Uma ótima maneira de adicionar valor ao seu currículo como assistente de vendas é incluir números que quantificam suas conquistas. 

Estatísticas e métricas descrevem o quanto tempo você economizou para seus colegas ao implementar uma ideia ou em quanto aumentou as vendas com sua assistência especializada.

Modelo editável de seção de experiência profissional em currículo de assistente de vendas

Assistente de Vendas na Alvorada, São Paulo
Dezembro 2017 - Setembro 2019

  • Lidei com clientes de forma amigável e prestativa.
  • Respondi a quaisquer perguntas sobre inventário, vendas e promoções.
  • Registrei com cuidado e precisão os itens dos clientes e os embalei de forma organizada nas sacolas.
  • Trabalhei bem com outros funcionários garantindo o bom ambiente de trabalho.
  • Foquei em ser pontual, trabalhador e confiável.
  • Auxiliei com displays e ofereci ideias para aumentar o apelo do produto.

 

Assistente de Vendas na Lila presentes, São Paulo
Março 2013 - Junho 2017

  • Registrei e processei todos os pedidos de presentes de forma organizada e cuidadosa.
  • Cuidei dos displays de vitrine e os troquei a cada estação.
  • Enviei boletins informativos mensais detalhando eventos e promoções da loja.
  • Forneci aos clientes sugestões e informações relevantes.
  • Atendi chamadas telefônicas e transmiti mensagens ao pessoal da loja.

Inclua suas principais competências para um currículo de assistente de vendas

A seção de competências do currículo deve incluir as habilidades mais importantes para o cargo que você deseja assumir.

A descrição da vaga de emprego é o principal local para identificar as aptidões mais importantes para seu futuro empregador, então use-a como sua aliada.

Lembre-se de incluir habilidades técnicas e comportamentais, afinal, ambas são importantes para as atribuições de um assistente de vendas de sucesso.

Vale a pena destacar que a área de competências é um ótimo lugar para incluir palavras-chave identificadas na descrição da vaga.

Confira estes exemplos de competências que você pode utilizar em seu currículo de assistente de vendas:

Modelo editável de competências em currículo de assistente de vendas
  • Conhecimentos em Informática
  • Habilidades com redes sociais
  • Conhecimento em CRM
  • Elaborar propostas comerciais
  • Atendimento ao Cliente
  • Comunicação Empática
  • Foco no cliente
  • Resiliência Emocional
  • Adaptação a Tecnologia

Seção de formação acadêmica do currículo de assistente de vendas

A seção de formação acadêmica do seu currículo também é uma área muito importante, mesmo que não seja exigida nenhuma formação de ensino superior para que o cargo seja ocupado. 

Entretanto, além do grau de escolaridade, a seção é uma importante área para listar seus cursos e certificados mais recentes usando o formato cronológico reverso. 

Você deve incluir o nome da instituição, as datas e o nome de sua qualificação. 

Informe também sobre cursos presenciais e virtuais realizados, eventos dos quais participou ou certificados conquistados.

Lembre-se de priorizar os treinamentos e cursos relacionados ao cargo que você planeja ocupar. 

Em resumo, faça uma lista com:

  • Cursos
  • Eventos presenciais ou online
  • Certificações
  • Estágios
  • Treinamentos sobre softwares, metodologias e programas
  • Cursos de idiomas
Modelo editável de seção de formação acadêmica em currículo de assistente de vendas

Bacharelado em Administração de Empresas, Faculdade São Paulo, São Paulo
Agosto 2015 - Maio 2017


Diploma de Ensino Médio, Escola Estadual João Carlos Saad, São Paulo
Setembro 2011 - Junho 2015

O layout e o design do currículo de assistente de vendas: suas primeiras impressões

O layout e o design do seu currículo é uma outra forma de dizer ao gerente de contratação que você é um assistente de vendas com excelentes habilidades de comunicação. 

Você confiaria em alguém com um trabalho que exige boa organização se ele tivesse um currículo bagunçado? Provavelmente não.

Coloque-se no lugar do gerente de contratação e escolha um design para currículo simples que canalize suas principais habilidades de comunicação e atenção aos detalhes.

Certifique-se de que todas as seções tenham fácil leitura. Se você tiver dificuldades ao criar o seu currículo para assistente de vendas, pode usar em dos modelos prontos e testados, que os especialistas da Onlinecurriculo criaram para aumentar as suas chances de conquistar uma vaga! 

Exemplo de currículo para assistente de vendas

Perfil

Assistente de vendas motivado e dedicado a fornecer atendimento de primeira linha ao cliente. Organizado, detalhista e proativo. Comprometido em aumentar as vendas fornecendo suporte e consideração aos clientes. Com vários anos de experiência e sucesso no varejo.

 

Experiência profissional

Assistente de Vendas na Alvorada, São Paulo
Dezembro 2017 - Setembro 2019

  • Lidei com clientes de forma amigável e prestativa.
  • Respondi a quaisquer perguntas sobre inventário, vendas e promoções.
  • Registrei com cuidado e precisão os itens dos clientes e os embalei de forma organizada nas sacolas.
  • Trabalhei bem com outros funcionários garantindo o bom ambiente de trabalho.
  • Foquei em ser pontual, trabalhador e confiável.
  • Auxiliei com displays e ofereci ideias para aumentar o apelo do produto.

 

Assistente de Vendas na Lila presentes, São Paulo
Março 2013 - Junho 2017

  • Registrei e processei todos os pedidos de presentes de forma organizada e cuidadosa.
  • Cuidei dos displays de vitrine e os troquei a cada estação.
  • Enviei boletins informativos mensais detalhando eventos e promoções da loja.
  • Forneci aos clientes sugestões e informações relevantes.
  • Atendi chamadas telefônicas e transmiti mensagens ao pessoal da loja.

 

Formação

Bacharelado em Administração de Empresas, Faculdade São Paulo, São Paulo
Agosto 2015 - Maio 2017


Diploma de Ensino Médio, Escola Estadual João Carlos Saad, São Paulo
Setembro 2011 - Junho 2015

 

Competências

  • Organizado
  • Ótima comunicação
  • Atendimento ao cliente
  • Matemática avançada
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