Todas as candidaturas a empregos contêm as mesmas informações, embora o estilo e formato possam variar um pouco. Um ótimo currículo, incluindo o de um adolescente, deve conter as seguintes seções:
A ordem das seções do currículo de um adolescente será diferente da de um profissional experiente, mas o objetivo é o mesmo: conseguir a entrevista e, em seguida, o emprego!
Antes de começar sua busca por emprego, pergunte a si mesmo qual é o seu objetivo. Você apenas quer ou precisa de um dinheiro extra? Está procurando por experiências que possam te ajudar posteriormente a seguir uma carreira? A introdução do seu currículo de adolescente lhe dá a oportunidade de focar diretamente em seu objetivo. Por isso, é preciso entender bem qual é ele.
A introdução é um dos componentes principais do seu currículo de adolescente, e consiste em cerca de quatro frases que servirão para te apresentar, destacar seus melhores atributos, conquistas e dizer por que você deseja a vaga.
Como a seção de experiência de trabalho será curta, você pode expandir essa parte e realmente deixar a sua personalidade brilhar.
Como este é um formato aberto, você pode precisar de algumas perguntas para se orientar. Pergunte a si mesmo: o que me destaca dos outros adolescentes que desejam esse emprego? Quais palavras positivas melhor me descrevem? Confira nosso exemplo de introdução de currículo para obter mais ideias sobre como criar essa parte.
Estudante do ensino médio dedicado, procurando oportunidades de emprego como Jovem Aprendiz. Tenho experiência em trabalhar em ambientes administrativos e escritório. Excelentes habilidades matemáticas, de escrita e multitarefa.
Você já fez trabalho voluntário? Realizou algum trabalho extracurricular em sua escola? Cuidou de crianças ou passeou com o cachorro do vizinho? Caso tenha respondido algum sim, você já possui experiência de trabalho para a seção de histórico de emprego!
Mesmo que esses tenham sido empregos de curto prazo, eles mostram que você é capaz de se comprometer. Use o formato padrão de marcadores, em tópicos, destacando cada ação que realizou em seu trabalho. Inicie a descrição com um verbo de ação que mostre que você é proativo. Evite frases como “eu fiz” ou “neste trabalho, eu”. Use o método STAR como guia. Cada item deve incluir a Situação, a Tarefa, a Ação e os Resultados.
Veja o exemplo de seção de experiência profissional no currículo abaixo para ter ideias.
Experimente alguns desses verbos de ação: estabeleci, fortaleci, realizei, entreguei, desenvolvi, fiz, apresentei, projetei, planejei.
Passeador de cães, Belo Horizonte
Junho 2021 — Presente
Monitor de Acampamento de Verão, Belo Horizonte
Junho 2021 — Setembro 2021
Gerentes de contratação que preenchem posições de nível aprendiz não esperam que você tenha uma longa lista de habilidades específicas para a carreira que vai iniciar, em seu currículo. Na maioria das vezes, o que eles querem saber é se você é confiável, consegue seguir instruções e se comunicar com os outros. Essas são as habilidades interpessoais que fazem das pessoas bons funcionários.
É claro que, se você tiver habilidades específicas relacionadas ao trabalho, você deve listá-las! Nosso exemplo de currículo de habilidades abaixo pode ajudar.
As 5 principais habilidades para iniciantes, de acordo com o LinkedIn:
Observe que todas são habilidades interpessoais que você provavelmente possui, mesmo se não tiver tido um emprego remunerado formalmente.
Sua trajetória acadêmica diz muito sobre você neste momento. Na seção de formação acadêmica, liste as aulas que você fez e que estão relacionadas ao emprego que você procura. Se você fez aulas de inglês, literatura ou desenvolveu qualquer outro conhecimento mais técnico que mostre que você pode desempenhar o trabalho, liste-os aqui. Se tiver espaço, forneça uma breve descrição do que aprendeu ao longo desses treinamentos.
Diploma de Ensino Médio, Escola Estadual Belo Horizonte
Setembro 2020 — Presente