O formato da sua carta de apresentação de recepcionista precisa incluir os seguintes componentes:
Você pode obter informações ainda mais detalhadas sobre cada uma dessas seções, juntamente com frases de exemplo gratuitas, neste guia abrangente sobre cartas de apresentação.
A principal função do cabeçalho da sua carta de apresentação de recepcionista é simples, mas essencial: garantir que todos que vejam o documento saibam que ele pertence a você.
No caso raro de ser necessário enviar uma candidatura pelo correio, você deve colocar um cabeçalho de carta formal no topo do seu documento. No entanto, para candidaturas online, você deve reservar o cabeçalho apenas para as informações necessárias. Geralmente o seu nome, número de telefone e outros detalhes de contato. Dessa forma, não importa em qual mesa sua carta caia, a pessoa que a lê saberá como entrar em contato.
O objetivo do cabeçalho da carta de apresentação: manter seu nome e informações de contato ao alcance do gerente de contratação, com um toque adicional de formatação profissional e apropriada.
Embora tenha apenas algumas palavras, a saudação da sua carta de apresentação define o tom para todo o restante da carta. Como recepcionista, sua saudação pode variar dependendo do setor em questão. Você pode usar a linguagem da própria empresa para avaliar o quão informal deve ser, mas recomendamos optar pelo profissionalismo se não tiver certeza. “Prezado(a)” seguido por um cumprimento e o nome é a saudação mais segura.Um ”Oi” ou um “Olá” podem até ser adequados em empresas com uma imagem mais casual ou jovial, especialmente se a sua carta de apresentação for enviada no corpo de um e-mail.
O objetivo da saudação da carta de apresentação: tratar o leitor de forma educada e respeitosa, e estabelecer o tom para o restante da carta.
Prezado Sr. Irineu,
Uma ótima introdução pode fazer a diferença entre uma carta de apresentação de recepcionista que garante o emprego e uma que é descartada. Este é o momento de conquistar o leitor e incentivá-lo a continuar lendo. Você pode optar por uma anedota ou outra declaração enérgica, mas a chave é chamar a atenção ao mesmo tempo que estabelece um tom profissional.
O objetivo da introdução da carta de apresentação: apresentar sua carta de forma forte e cativante, incentivando o leitor a continuar para a seção intermediária.
Tendo trabalhado como recepcionista de relações públicas em meio período nos últimos três anos, entendo que toda campanha começa com uma conexão emocional.
O corpo da sua carta de apresentação de recepcionista pode ser uma das partes mais desafiadoras de escrever, mas não necessariamente é. Uma boa opção é dividir o corpo da carta em duas partes.
Na primeira parte, você falará sobre seus sucessos e marcos anteriores e como sua perspectiva e conjunto de habilidades únicas o levaram a esses lugares. Utilizar a estratégia STAR em cada exemplo que você der pode ser bem útil. A estratégia STAR consiste em falar sobre a Situação, a Tarefa, sua Ação e o Resultado positivo que ela trouxe.
Na segunda parte do corpo de sua carta de apresentação, fale sobre suas maiores habilidades à medida que se relacionam com a posição em questão. Aqui, você pode aprofundar sua capacidade de agregar valor ao futuro empregador.
O objetivo do corpo da carta de apresentação: destacar suas maiores conquistas, juntamente com suas principais habilidades e traços de personalidade, e como elas se relacionam com a função específica de recepcionista para a qual você está se candidatando.
No momento em que alguém entra em nosso escritório, é meu dever garantir que eles não sejam distraídos por reservas duplicadas, ligações direcionadas no momento errado ou apatia nos afazeres. Se possível, busco mantê-los em seu próprio estado de espírito, oferecendo um bate-papo agradável e livre de política ou dando minha opinião honesta sobre nossas últimas ações promocionais.
Meu trabalho é ajudar a manter o fluxo de ideias deles, fornecendo assistência profissional e eficiente da melhor maneira possível.
Além disso, digito 90 palavras por minuto, estou acostumada a direcionar mais de 250 ligações por dia e cumprimento até 80 visitantes diários com uma atitude calorosa e acessível.
Na recepção, nunca se sabe ao certo o que pode ser pedido a você. Mas, em vista do meu objetivo de carreira de ingressar na profissão de RP após meus estudos, dou o máximo sempre que possível:
• Organizei acomodações e viagens para 60 eventos de imprensa (mais de 40 jornalistas cada vez)
• Reuni recortes de matérias diários de 35 veículos de notícias, conforme necessário para preparar apresentações para clientes.
• Mantenho calendários editoriais, de conferências e de imprensa, além de manter o banco de dados atualizado.
• Coordeno a contribuição dos funcionários para as plataformas de mídia social e acompanho o engajamento.
As pessoas que entram na minha área de recepção (ou que ligam no telefone) são minha prioridade absoluta pelo tempo que precisarem de mim, mas acredito que um recepcionista de RP pode oferecer mais.
Depois de ter certeza de que você acertou a seção intermediária da carta, provavelmente sua vontade será de encerrar a carta com algo como “Então, me contrate!” Mas não, não faça isso. Prometemos que não funciona.
Há uma maneira profissional de encerrar a sua carta de apresentação de recepcionista, incentivando um empregador a entrar em contato. Isso é chamado de chamada para ação. Usando uma ou duas frases você convida os gerentes de contratação a continuar a conversa, dando um gancho para eles entrarem em contato. Você pode considerar agradecê-los pela consideração ou encerrar simplesmente com “Atenciosamente, ” ou “Melhores cumprimentos, ”. Apenas certifique-se de manter o tom profissional do início ao fim.
O objetivo da conclusão da carta de apresentação: transmitir seu entusiasmo pela vaga de recepcionista e pelo empregador, criando uma chamada para ação eficaz, além de terminar de maneira positiva e profissional.
Há muito tempo acompanho o sucesso da Revista RH nas redes sociais e adoraria a oportunidade de uma entrevista para ver se temos essa conexão especial. Sinto que podemos ter.
Atenciosamente,
Teresa Bernardes