A estrutura da sua mensagem ajudará a determinar qual será o seu impacto, e é por isso que a aparência é importante ao criar uma carta de apresentação para uma vaga de marketing.
Embora transmitir criatividade seja bom, ela precisa seguir uma estrutura convencional consistente com o próprio processo de recrutamento. Faz sentido que os gerentes de contratação tenham certas expectativas sobre onde encontrar informações específicas.
Vamos analisar o melhor formato para estruturar a sua carta de apresentação de marketing e incluir os seguintes componentes:
Além deste guia específico para marketing, o Onlinecurriculo.com.br possui diversos outros conselhos em nosso guia geral sobre como escrever cartas de apresentação. Vale a pena conferir.
Como sugerido anteriormente, certos aspectos de sua carta de apresentação de marketing precisam seguir o padrão e ser prática. Assim como você incluiria informações de contato no final de uma postagem em um blog, o cabeçalho da sua carta de apresentação deve conter todas as informações necessárias caso o leitor queira se conectar ou saber mais sobre você.
Objetivo do cabeçalho da carta de apresentação: uma formalidade prática para identificá-lo com facilidade para que o recrutador saiba quem você é e não te confunda com outros.
Da mesma forma que as mensagens de marketing mais eficazes refletem a sua compreensão do público-alvo, uma carta de apresentação de marketing bem-sucedida demonstra a sua capacidade de se dirigir ao destinatário de forma direta e pessoal.
A saudação tradicionalmente formal “Prezado Sr. / Sra. [Nome]” ainda é a escolha preferida. Mas, se você não conseguir descobrir o nome do gerente de contratação ou do contato de RH, escrever “Prezado gerente de contratação da [Nome da Empresa]” ou “Prezada equipe de contratação para o cargo de marketing” é preferível ao invés do impessoal “A quem possa interessar.” Marketing é um trabalho centrado em pessoas, então, personalizar a saudação é uma boa maneira de iniciar sua carta.
Objetivo da saudação da carta de apresentação: fazer a escolha certa para criar uma conexão pessoal e estabelecer o tom de sua carta.
Prezada Sra. Marta Santinelli,
Profissionais de marketing sabem que a primeira impressão conta. As pessoas que leem a introdução de sua carta de apresentação esperam que você traga as melhores credenciais logo nas primeiras linhas, então certifique-se de não decepcionar.
Escolha a história da sua carreira que você mais deseja discutir em sua entrevista e depois a apresente de forma irresistível na introdução da carta de apresentação.
Objetivo da introdução da carta de apresentação: tornar impossível para o destinatário parar de ler ou parar de pensar sobre o seu potencial valor para o cargo.
Tendo entrevistado mais de 8.000 donos de animais de estimação em um cargo anterior, compreendo que não importa se você possui uma tarântula ou uma tartaruga: o que os animais precisam e o que seus proprietários acham que eles precisam podem ser coisas bem diferentes. Os sentimentos que os animais despertam nas pessoas é uma das minhas obsessões e é algo que exploro com os 52.000 assinantes do meu blog semanal. Compreender os clientes, tanto animais quanto humanos, é fundamental para o meu sucesso no marketing.
O corpo de uma carta de apresentação de marketing precisa passar com clareza a sua capacidade de se comunicar de forma poderosa e eficaz. Nem o estilo nem o conteúdo podem ser comprometidos nesta vitrine do seu talento de marketing em ação.
Se o leitor não sair pensando: “Essas são boas razões pelas quais devo contratar essa pessoa”, então sua carta de apresentação falhou na seção intermediária.
Com tanto a dizer sobre sua carreira, a disciplina para fazê-lo de forma concisa, mas eficaz, é o grande desafio de sua carta de apresentação. Mantenha-se focado em suas duas histórias mais relevantes e impactantes que farão seu futuro empregador se interessar. Conte-as com emoção e deixe os recrutadores com um “gostinho de quero mais” em uma entrevista.
Objetivo do corpo da carta de apresentação: transmitir sua compreensão como profissional de marketing de que a forma como você escreve algo é quase tão importante quanto o conteúdo em si.
No cargo de Gerente de Marketing na Santinelli, você precisará de alguém que tenha experiência em oferecer novidades mensais com mensagens envolventes e marketing viral. Alguém que possa escrever artigos para classificar as páginas do seu site no topo das listagens do Google e que auxilie os “pais de pets” a realizar seu sonho de tornar a vida de seus queridos animais um pouco mais agradável.
Meus cinco anos na Petco foram gratificantes, mas agora estou me mudando para Curitiba e espero que esta carta de apresentação e meu currículo possam despertar algum interesse em você. Para ajudar que isso acontece, compartilho alguns de meus resultados:
Tomar decisões analíticas e fazer pesquisas meticulosas são essenciais para o sucesso em uma indústria onde as emoções podem ofuscar o julgamento. Embora tenha trabalhado em toda a minha carreira com cuidados com animais de estimação, eu não possuo um, pois acredito que esse afastamento está no cerne da tomada de grandes decisões de marketing. Dito isso, tenho um carinho especial por coelhos.
Assim como em qualquer mensagem de marketing, é importante antecipar o impacto em seu público. As últimas linhas de sua carta de apresentação de marketing ficarão na memória do leitor por mais tempo do que qualquer outra parte. Portanto, é vital julgar corretamente o tom de sua chamada para ação.
Deixe o gerente de contratação saber que você está disponível para uma entrevista a qualquer momento. Talvez deixe um link para seu portfólio criativo ou apenas expresse seu interesse em trabalhar com este empregador. A positividade ajuda muito a iniciar um relacionamento.
Por fim, encerre com “Atenciosamente,” ou “Melhores cumprimentos,” acima de seu nome.
Objetivo da conclusão da carta de apresentação e da assinatura: encerrar com uma chamada para ação confiante e poderosa que dê suporte a suas mensagens principais.
Se você estiver interessada em saber mais, ficaria feliz em participar de uma entrevista para discutir como poderei inspirar seus clientes e encantar seus animais de estimação.
Atenciosamente,
Monica Silveira