Talvez o erro mais bobo que você possa cometer em uma carta de apresentação (ou currículo) seja deixar de fora suas informações de contato, para que o empregador não tenha ideia de como entrar em contato com você. Se o envio for feito por e-mail, você pode pensar que basta o empregador clicar em “Responder”. Mas se o e-mail for encaminhado ou impresso para ser compartilhado com outros tomadores de decisão, seu endereço de e-mail pode facilmente se perder. Não dificulte para os empregadores descobrir como entrar em contato ou você perderá esse emprego de enfermagem!
Seu nome, número de telefone, endereço de e-mail (e opcionalmente seu endereço de correio tradicional, se necessário) devem aparecer no topo da carta de apresentação, no cabeçalho, também conhecido como timbre. Além de fornecer informações cruciais sobre como entrar em contato com você, o cabeçalho pode e deve ser projetado de forma atraente para atrair a atenção do leitor e fornecer espaço em branco que divide os parágrafos pretos sólidos do texto que se segue. Além disso, os melhores cabeçalhos colocarão seu nome no topo e no centro com a fonte maior da página, demonstrando sua confiança e tornando mais fácil para os empregadores se lembrarem de você.
Isso se refere à parte “Prezado(a) Xxxxx” da sua carta. Muitos anos atrás, a diretriz universal era escrever “Prezado(a) Sr./Sra. Nome”, ou se o destinatário fosse desconhecido, “Prezado Sr. ou Sra”. De muitas maneiras, o e-mail mudou a forma como as saudações são escritas, tendendo a torná-las menos formais. Mas tome cuidado ao adotar um tom muito casual em uma carta formal de negócios endereçada a pessoas que você não conhece.
“Estou escrevendo….” Não faça isso! O gerente de contratação já sabe por que você está escrevendo. Se você não estivesse escrevendo, ele não teria sua carta na frente dele. Pesquise e destrua a frase “estou escrevendo” de cada carta de apresentação que você enviar. A introdução é absolutamente crucial — você precisa começar com uma frase ousada e sincera que identifique o trabalho que está procurando e ofereça uma dica inicial sobre suas qualificações.
Este é o lugar onde a coisa começa a ficar séria. Você se apresentou, disse o que faz, e agora tem dois, talvez três parágrafos para explicar por que é ótimo nisso. E você precisa fornecer alguns fatos para apoiá-los. Uma diretriz útil é o método STAR/CAR. STAR significa “Situação, Tarefa, Ação, Resultado”, enquanto CAR simplifica esse modelo em “Contexto, Ação, Resultado”.
A conclusão deve sugerir uma chamada à ação — você está ansioso para receber uma resposta, ficaria encantado em agendar uma entrevista ou talvez se proponha a ligar para seu alvo na próxima semana. Aqui você precisa parecer determinado, confiante e decisivo, sem parecer arrogante ou presunçoso. Termine com uma observação forte, não deixando dúvidas na mente do seu leitor de que você leva a sério esse trabalho e que deve ser levado a sério como candidato a enfermagem.