A carta de apresentação é seu contato pessoal com um gerente de contratação — seu esforço para estabelecer uma conversa pessoal que pode levar a um emprego. O objetivo da carta é descrever sua experiência, competências e qualificações, tendo como objetivo máximo aumentar suas chances de conseguir o emprego.
O mesmo pode ser dito de um currículo, mas o currículo é uma lista mais impessoal da sua experiência e formação. Uma carta de apresentação proporciona-lhe a oportunidade de falar diretamente com um potencial empregador em nível pessoal. Ocasionalmente, você encontrará um empregador que solicita especificamente que não seja enviada uma carta de apresentação, ou talvez o sistema de candidatura de emprego dele permita apenas o carregamento de um currículo. Nesses casos, você não tem escolha a não ser cumprir os desejos da empresa.
Porém, a menos que seja especificamente solicitado que não o faça, você deve sempre incluir uma carta de apresentação em uma candidatura de emprego. O único dano possível que isso pode causar ao seu caso é se sua carta de apresentação estiver mal escrita ou formatada incorretamente. Mas, quando bem feita, uma carta de apresentação só pode aumentar suas chances de sucesso.
As cartas de apresentação para qualquer profissão geralmente devem seguir a mesma estrutura:
Contabilidade — carta de apresentação com elementos para o cargo de contador
Vejamos cada um desses componentes, qual é o propósito deles e como fazê-los corretamente.
Nosso guia detalhado de cartas de apresentação oferece um aconselhamento mais geral sobre como compilar cartas de apresentação e mais exemplos de cartas de apresentação. Abaixo, porém, você encontrará conselhos específicos sobre como maximizar a eficácia de cada parágrafo e seção de uma carta específica para contador.
O objetivo do cabeçalho na parte superior da carta é transmitir suas informações pessoais de contato, incluindo nome, endereço, número de telefone e e-mail. Ele também transmite uma marca visual que deve corresponder ao currículo, e não é má ideia escrever o cabeçalho do seu currículo e da carta de apresentação da mesma forma.
Seu nome geralmente deve ser o primeiro e maior elemento da página, demonstrando sua confiança e tornando você mais memorável como candidato ao emprego. Se sua carta de apresentação for impressa e colocada em uma pilha com 10 outras, será fácil encontrá-la procurando seu nome no topo.
O formato tradicional para todas as cartas comerciais inclui o endereço de retorno do remetente. Na era digital atual, os endereços de correspondência nem sempre são considerados necessários, mas geralmente devem ser incluídos, a menos que haja uma razão para não fazê-lo. No mínimo, você deve incluir a cidade e o estado (e possivelmente o país) onde você mora.
Outra função do cabeçalho é fornecer um elemento de design atraente em uma página que, de outra forma, consistirá em nada além de blocos de texto em preto. O cabeçalho apresenta a possibilidade de algo colorido, talvez uma foto sua, e elementos de design que dão à sua carta uma aparência mais interessante.
Objetivo do cabeçalho da carta de apresentação: destaque-se entre dezenas de outros candidatos ao cargo de contador com um cabeçalho de aparência distinta, que identifica quem você é e como os recrutadores podem entrar em contato com você.
Alinhe os estilos dos documentos
Os estilos do seu currículo e da sua carta de apresentação devem corresponder visualmente — usando as mesmas fontes, tamanhos de fonte e formatação. De pronto, deve parecer óbvio que esses dois documentos vieram do mesmo candidato.
Se os estilos do cabeçalho e do texto em seu currículo e da carta de apresentação forem totalmente diferentes, parecerá que você não conseguiu decidir sobre um estilo visual ou não acha que isso importa. Ou pode parecer que você está usando um currículo antigo que é enviado para todos os empregadores, com uma carta que você acabou de escrever em sua nova fonte favorita.
Por outro lado, um estilo e um design visualmente agradáveis aplicados a ambos os documentos demonstrarão sua atenção aos detalhes e consistência — sinais de uma mente conservadora, algo essencial para um contador.
“Prezado(a) Sr(a), Xxxxxxx:” é a fórmula mais simples e confiável para escrever a saudação. Aqui não tem como errar — a menos que você escreva o nome ou gênero errado!
No entanto, a era do e-mail mudou muitas convenções que antes eram consideradas invioláveis. “Olá” é frequentemente usado para substituir o “Prezado(a)”. Estude a empresa que pretende atingir para entender o nível de formalidade adequado, considerando a imagem que ela projeta e o cargo que você procura. E tome cuidado para não ser muito informal em uma carta que você está escrevendo para um estranho que tem o poder de lhe oferecer um emprego.
Tente endereçar sua carta a uma pessoa real
Com poucas exceções, é quase sempre melhor endereçar uma carta de apresentação a um indivíduo pelo nome. Há várias razões para isso:
Os anúncios de emprego geralmente não mencionam o nome do gerente de contratação. Mas pode valer a pena ligar para a empresa e perguntar quem é essa pessoa.
No entanto, os gerentes de contratação, às vezes, preferem permanecer anônimos e, quando você ligar para a empresa, poderá ser informado de que não há necessidade de incluir o nome de ninguém. Em caso afirmativo, respeite os desejos da empresa e encontre outra maneira de escrever sua saudação — “Prezado Departamento de Relações Humanas”, “Saudações, equipe XYZ” ou algo parecido.
Objetivo da saudação da carta de apresentação: começar abordando diretamente o recrutador de maneira amigável e profissional.
Prezada Sra. Bárbara,
Preparar, apontar, escrever! O primeiro parágrafo da sua carta deve conter uma ou duas frases envolventes, sinceras e chamativas, que identifiquem o trabalho que você está procurando e forneçam uma prévia rápida do motivo pelo qual você seria um excelente candidato para ele. A introdução é sem dúvida o parágrafo mais importante da sua carta, porque vem em primeiro lugar. Todos nós sabemos quantas chances temos em uma primeira impressão. Quaisquer desvios na introdução — um erro de digitação, um tom desajeitado ou o tom de voz errado — causará uma impressão ruim no destinatário desde o início.
A introdução deve ser escrita em uma linguagem alegre e enérgica, mas profissional, que defina o tom para o resto de sua carta. Nunca deve ser chata ou sem graça nem deve cruzar uma linha de familiaridade excessiva ou arrogância. A introdução perfeita fará o leitor querer ler.
Há uma regra para falar em público que se aplica bem à escrita: “Diga o que vai dizer; em seguida, diga; e depois recapitule o que o que acabou de dizer.” A introdução é onde você “diz o que vai dizer”.
Objetivo da introdução da carta de apresentação: apelar para as necessidades específicas de contratação do empregador, enfatizando o valor que você traria como contador.
No mundo do recrutamento temporário, muitas vezes é difícil controlar o dinheiro. Após doze anos lidando com contabilidade voltada para o recrutamento de pessoal, tenho à minha disposição uma vasta gama de instrumentos financeiros e inovações de software para garantir uma gestão financeira eficaz.
É aqui que você “diz”.
O corpo da sua carta de apresentação é o seu argumento principal. Deve consistir em dois a três parágrafos focados em sua experiência profissional, suas conquistas no local de trabalho, quaisquer certificações contábeis que possua e as competências e paixões que fazem você ser excelente no que faz. Ao revisar sua experiência profissional, destaque algumas realizações específicas no seu trabalho. Seja o mais exato possível — inclua fatos, números e casos curiosos usando verbos de ação fortes para ilustrar seus sucessos comprovados.
No último parágrafo do corpo da carta, você pode falar sobre o passado para discutir suas competências gerais e outras qualificações que o tornam um candidato ideal para este trabalho. Você também pode discutir como suas contribuições ajudarão especificamente a empresa para a qual você está escrevendo. Lembre-se sempre de que o objetivo de uma carta de apresentação não é descrever por que você merece um emprego — é convencer seus correspondentes de que você pode ajudar a resolver os problemas deles e torná-los uma empresa mais forte.
Objetivo do corpo da carta de apresentação: fazer o recrutador acreditar nas suas competências como um excelente contador.
O fluxo de caixa é o que importa para qualquer recrutador temporário. Como detentor de um MBA pela Universidade do Rio de Janeiro, projetei sistemas, equilibrei orçamentos, avaliei riscos e orientei estratégia para três recrutadores de primeira linha na última década, todos com mais de 60% de candidatos temporários.
Agora, quero mudar para uma empresa menor, onde eu possa chefiar o departamento. Entendo que vocês estão se expandindo internacionalmente — tenho quatro anos de experiência trabalhando com escritórios afiliados na Ásia e na Europa. Os regulamentos diferem significativamente em diferentes regiões, e vocês precisam de alguém que tenha passado por vários dos obstáculos encontrados. Minha esposa é de Hong Kong — é lá que seu primeiro escritório satélite está situado, correto?
Aqui estão alguns números para dar uma amostra, mas tenho muito mais para compartilhar na entrevista:
• Criação de um premiado sistema em nuvem para faturamento e rastreamento de atividades para mais de 800 temporários.
• Histórico de gerenciamento de contas inadimplentes — economia estimada de US$ 4-5 milhões.
• Gerenciamento de uma equipe de três pessoas no meu empregador anterior — contribuir para o desenvolvimento de outras pessoas é uma paixão.
Os recrutadores sempre gostaram de trabalhar comigo, porque sabem que farei tudo o que estiver ao meu alcance para que sejam pagos mais rapidamente. Tenho espírito de equipe, sou um planejador meticuloso e louco por detalhes. Estremeço com a possibilidade de cometer um erro.
É aqui que você “recapitula o que acabou de dizer”. O parágrafo final deve ser um breve resumo da introdução e do corpo da sua carta, e também deve ser um apelo à ação.
Por exemplo: “Posso ligar para você na próxima semana para tentar marcar uma entrevista?"
Uma pergunta como essa pode levar seu correspondente a pensar: “Hum, essa pessoa realmente quer uma resposta”. E esse é exatamente o efeito que você deseja alcançar. A última coisa que você quer é que o gerente de contratação deixe sua carta de lado e não faça nada a respeito.
O fechamento tradicional para cartas comerciais de todos os tipos, incluindo cartas de apresentação, é um simples “Atenciosamente”, seguido do seu nome. Uma assinatura física não é necessária, a menos que você esteja enviando uma cópia impressa da sua carta de apresentação.
Objetivo do fechamento da carta de apresentação: terminar com uma chamada à ação que, possivelmente, resulte em uma entrevista.
Se você precisa de um contador que seja mestre nas artes ocultas do financiamento de recrutamento, eu ficaria feliz em compartilhar mais alguns dos meus segredos na entrevista.
Atenciosamente,
Tomás de Aquino
Alguns textos devem ser informativos, outros devem ser divertidos, mas a carta de apresentação se enquadra na categoria de escrita persuasiva. Você está literalmente tentando fazer com que seu leitor faça algo diferente como resultado da carta — e para isso você pode precisar usar um pouco de psicologia. Os psicólogos dizem que o cérebro humano funciona tanto no nível emocional quanto no racional. A reação emocional é tipicamente mais rápida e automática, mas é poderosa porque nos toca em um nível pessoal. A reação racional é mais lenta, mais deliberativa e mais analítica — a resposta de que você precisa para que alguém considere chamá-lo para uma entrevista.
Estudos mostraram que uma abordagem emocional pode nos tornar mais receptivos a uma abordagem racional, alcançando o melhor dos dois mundos.
Aqui está um exemplo de linguagem de carta de apresentação que agrada mais ao coração do que à cabeça:
“Sou o tipo de pessoa que fica empolgada com os números. Gosto do desafio de organizar e analisar informações complexas e produzir relatórios precisos e relevantes — e me estremeço com a possibilidade de cometer um erro
Pode parecer muito pessoal dizer a um potencial empregador como você se sente em relação ao seu trabalho, mas todo o objetivo da carta de apresentação é fazer um apelo pessoal. Isso mostra aos seus correspondentes que você é humano, tornando-os mais propensos a prestar atenção quando você passar para declarações mais racionais envolvendo fatos, números e casos curiosos.
Estude a empresa-alvo, desde a lista de empregos até o site e as postagens nas mídias sociais, para ver que tipo de linguagem ela usa para abordar os clientes. Em seguida, adote um tom semelhante — não imitador, mas usando o mesmo nível de formalidade ou a falta dela.
Além disso, considere o cargo almejado na empresa. Você é um estudante universitário se candidatando a um estágio ou está procurando um cargo sênior de contabilidade em uma grande empresa? Encontre o tom apropriado em relação a quem você é e a quem está se dirigindo.
A confiança é sempre uma coisa boa, mas o excesso dela nunca é algo positivo. Tente se colocar no lugar da pessoa a quem você está se dirigindo e tente imaginar o que ela pensaria de sua abordagem.
Estes são alguns dos erros que as pessoas geralmente cometem ao escrever cartas de apresentação:
A melhor maneira de evitar falhas de formatação potencialmente fatais é usar um modelo de carta de apresentação profissional. No resume.io, fornecemos dezenas de modelos para currículos e cartas de apresentação, com uma ferramenta de criação que orienta você em cada etapa.
O resultado será um PDF com design atraente e devidamente testado, usando fontes apropriadas. A vantagem de um PDF é que ele é universalmente legível e preserva a formatação, fazendo com que a carta tenha a mesma aparência na tela do destinatário e na sua.