Como arquiteto, você não precisa que ninguém lhe explique a importância da estrutura, embora possa não estar familiarizado com os componentes básicos de uma boa carta de apresentação. Aqui estão eles:
O guia abrangente de cartas de apresentação oferece conselhos mais gerais sobre como compilar cartas de apresentação. Abaixo, porém, você encontrará conselhos específicos sobre como maximizar a eficácia de cada parágrafo e seção específicos da carta.
O objetivo do cabeçalho na parte superior da página é apresentar de forma rápida e atraente seu nome, endereço, número de telefone e e-mail. Seu nome geralmente deve ser o maior elemento da página, mostrando sua confiança e tornando mais provável que seu correspondente se lembre de você.
Um endereço de retorno, embora historicamente considerado essencial, pode ser omitido na era digital atual. No entanto, é bom incluí-lo, a menos que haja uma razão para não, ou pelo menos mencione a cidade, o estado e talvez o país em que você mora. O cabeçalho também é uma oportunidade singular para alguma criatividade de design em uma página que, de outra forma, consistirá em parágrafos de texto em preto. Pode ser uma boa ideia incluir uma foto e um leve toque de cor, embora o cabeçalho nunca deva ser extravagante ou excessivamente decorado.
Use o cabeçalho para proporcionar espaço em branco, dando uma pausa aos olhos e criando um equilíbrio visualmente agradável para a página.
Objetivo do cabeçalho da carta de apresentação: indicar claramente seus detalhes de contato cruciais. Guarde os floreios para o corpo da sua carta.
O formato consagrado pelo tempo para uma carta de apresentação é um simples “Prezado(a) Sr. (ou Sra.) Xxxxxxx.” É quase impossível errar com essa abordagem, então, não pense demais. É verdade que a era do e-mail afrouxou algumas das regras das cartas de saudação, com opções mais informais como “Saudações” ou “Olá” ganhando popularidade. Reserve algum tempo para estudar o tom e o estilo usados pelo seu possível empregador e tente igualar seu nível de formalidade ou familiaridade. Mas quando estiver em dúvida, prefira uma abordagem mais conservadora.
É quase sempre melhor enviar uma carta de apresentação usando o nome da pessoa responsável pela contratação. Se essas informações não estiverem prontamente disponíveis, geralmente vale a pena ligar para a empresa para perguntar. Uma carta endereçada a um indivíduo é, na verdade, mais provável de obter uma resposta do que uma carta endereçada a uma empresa inteira. Se lhe disserem que nenhum nome é necessário, você pode estar lidando com um gerente de contratação que, por qualquer motivo, prefere permanecer anônimo. Se for esse o caso, não insista e encontre uma maneira criativa de endereçar sua carta para toda a empresa ou para o departamento apropriado dentro da empresa.
Prezado Sr. Antônio Pedroso,
É hora de começar a escrever. A introdução é um único parágrafo que consiste em uma ou duas frases provocantes e atraentes que declaram o objetivo do seu trabalho e fornecem uma breve prévia de sua experiência e qualificações para o emprego. É importante encontrar o tom certo, que pode até ser ousado e confiante, mas deve ser profissional e apropriado.
O objetivo da introdução da carta de apresentação: chamar a atenção logo de cara com sua mensagem mais importante para que os recrutadores continuem lendo.
Depois de quatro anos trabalhando com um dos líderes em construção sustentável nos Emirados Árabes Unidos, quero trabalhar com um dos líderes no Brasil.
Nos dois ou três parágrafos centrais da sua carta, você precisa fazer seu discurso principal. Aqui, você pode discutir sua formação e certificações, mas definitivamente precisa destacar sua experiência profissional relevante. Você deve ser o mais específico possível, usando fatos e números, como o número de prédios que projetou e quanto a empresa em que trabalhou faturou com eles. Além disso, use casos curiosos sobre suas conquistas passadas — por exemplo, desafios incomuns que você enfrentou, como os resolveu e os resultados positivos que alcançou.
No final do corpo da carta, você pode seguir para uma discussão mais ampla de suas competências e paixões, talvez discutindo novos desafios que gostaria de abraçar no futuro e como está preparado para fazê-lo.
O objetivo do corpo da sua carta de apresentação: descrever seu processo de design e como você trabalha com os clientes para garantir um projeto de sucesso, em termos de estética, função e orçamento.
A EcoStrutura trabalhou em alguns projetos fantásticos, e eu gostaria de trazer minha premiada experiência em sustentabilidade para suas equipes comerciais e residenciais.
Meu treinamento em Dubai foi um dos melhores do mundo, e sou proficiente no uso de softwares como Rhino 3D, Autodesk Revit, ArchiCAD e SketchUp.
Depois de desempenhar um papel de liderança na conquista do prêmio MENA Green Building para construções multiplex, escrevi informe técnicos para o setor sobre avaliações de ciclo de vida, modelagem de energia e contabilidade de carbono. A liderança de pensamento nunca foi tão importante e, por isso, eu palestrava com frequência nas conferências de sustentabilidade da MENA. Ajudar a projetar mais de 35 projetos comerciais e residenciais aprimorou meu senso do que é possível.
Olhando para o pipeline do seu projeto, minhas conquistas citadas a seguir podem ser úteis:
Os desenhos n.º 6 e n.º 12 do meu portfólio são particularmente relevantes para a agenda de sustentabilidade da EcoStrutura. Minhas habilidades de gerenciamento de projetos internacionais também seriam um trunfo para sua empresa, pois sei que Sr. tem uma equipe global diversificada.
O parágrafo final deve ser um resumo do que você já disse e um apelo entusiasmado à ação.
O objetivo desta parte: dizer ao seu futuro empregador por que você é a pessoa certa para o trabalho e justificar seu pedido de entrevista.
Eu adoraria a chance de discutir meus projetos e saber mais sobre seus planos futuros em uma entrevista.
Atenciosamente,
André Martins
Esse tipo de solicitação de ação demonstra que você leva esse trabalho a sério e que está preparado para dar o próximo passo. Seu pedido deve ser confiante, mas não agressivo e, idealmente, fará com que seu correspondente responda.