Se você decidiu que trabalhar no meio acadêmico é o que deseja, precisará de uma carta de apresentação acadêmica bem escrita para iniciar o caminho. Felizmente, se você já enfrentou uma tese de mestrado ou dissertação de doutorado antes, escrever uma carta de apresentação de uma página será algo bem fácil se souber o caminho certo para fazê-lo.
E é nisso que podemos ajudar. Este guia acadêmico de redação de cartas de apresentação e os exemplos que ele fornece descrevem o que você precisa saber para elaborar uma carta de candidatura excelente, incluindo:
Você pode encontrar mais dicas de escrita e formatação nos mais de 125 exemplos de cartas de apresentação e guias de redação específicos do Resume.io.
A formatação adequada para uma carta de apresentação acadêmica requer boa estrutura, design e layout. As cartas de apresentação quase nunca devem ter mais de uma página e devem incluir seis elementos essenciais:
Sua carta também deve ser tão boa quanto parece. Aqui estão algumas das opções de design que você precisa considerar:
Para obter mais conselhos sobre design, consulte nosso guia detalhado sobre como escrever uma carta de apresentação.
Abaixo, você encontrará exemplos de cartas de apresentação acadêmicas adaptáveis que podem servir como estrutura para a sua.
O cabeçalho da carta de apresentação, também conhecido como timbre, deve ser uma seção com design atraente na parte superior e que inclua seu nome, ocupação, endereço para correspondência, número de telefone e e-mail. Se você tiver um perfil no LinkedIn ou outro site que destaque suas conquistas acadêmicas ou profissionais, também poderá incluí-lo.
O cabeçalho é a sua melhor oportunidade de dar à sua carta um design e layout elegantes, com uso cuidadoso de tipografia e layout e talvez uma cor de destaque. Sua carta deve parecer bonita de pronto, antes mesmo de alguém ler a primeira palavra, criando uma impressão visual positiva assim que for aberta. Confira nosso exemplo de carta de apresentação para obter mais ideias sobre como criar um ótimo cabeçalho.
“Caro Paulo Fernandes”, “Prezada Helena Silva” e “Prezado Felipe Toledo” são formas apropriadas de escrever uma carta de apresentação. “A quem possa interessar” não é.
Sempre tente personalizar a carta de apresentação endereçando-a à pessoa responsável pelo processamento de candidaturas para o emprego que você está procurando. Caso você conheça a pessoa pelo primeiro nome, uma saudação que usa o primeiro nome também é aceitável.
Se você não souber o nome da pessoa para quem deveria escrever, faça um esforço para descobrir. Se você não conseguir encontrar essas informações on-line, é só ligar para o empregador e perguntar. As pessoas gostam de ler seus próprios nomes e é mais provável que você receba uma resposta a uma carta endereçada a uma pessoa do que a uma empresa ou um departamento inteiro.
Se você não conseguir encontrar o nome de que precisa, terá que adotar uma abordagem mais genérica, como “Prezada Equipe de RH da Universidade de São Paulo” ou algo semelhante. Alguns escritores adotam uma abordagem mais casual, substituindo “Saudações” ou mesmo “Olá” pela palavra “Prezado(a)”, o que pode ser bom, pois não tem como errar usando “Prezado(a)”. Abaixo, você encontrará a parte de saudações do nosso exemplo de carta de apresentação.
Caro Professor Thiago Figueira,
O primeiro parágrafo, a introdução da carta de apresentação, é como você causa sua primeira impressão, e deve-se ter o desejo de começar bem. Especifique o trabalho que você está procurando e abra com um enunciado convincente sobre por que você se destaca em seu campo.
As cartas de apresentação geralmente abrem com os anos de experiência de trabalho que um candidato tem. Para uma carreira acadêmica, também pode ser uma boa ideia mencionar o diploma que você possui e onde o obteve. Mencione seus pontos fortes e destaque aquele que o recrutador de empregos achará irresistível.
Não abra com “estou escrevendo esta carta para” ou “por favor, considere esta carta como minha candidatura de…” Não há necessidade de fazer referência à sua carta – apenas escreva-a!
A introdução da nossa amostra de carta de apresentação para acadêmicos está abaixo.
O cargo de professor acadêmico de MBA em meio período no departamento de negócios da Fundação Getúlio Vargas seria um ajuste ideal após minha mudança da USP e a preparação da minha recente série de livros.
Os dois ou três parágrafos intermediários da sua carta, o corpo, devem construir um argumento persuasivo de que você é a pessoa certa para o trabalho. Aprofunde-se em sua experiência de emprego e credenciais acadêmicas.
Seja específico sobre o que você conquistou em empregos anteriores ou mencione quaisquer distinções especiais recebidas como parte de sua formação. Use fatos e números sempre que possível e considere contar uma história interessante sobre um desafio que enfrentou alguma vez em seu campo de atuação e como você o superou sucessivamente.
Também é útil mencionar o nome da instituição à qual você está se candidatando e por que deseja trabalhar lá. Evite escrever uma carta de apresentação de tamanho único que possa ser enviada a qualquer pessoa e personalize-a para o empregador para o qual está se candidatando.
Aqui está a seção do corpo da nossa amostra de carta de apresentação para acadêmicos:
Por sete anos, ensinei uma ampla gama de cursos de economia para alunos do primeiro ano de MBA na USP. Após quinze anos de liderança empresarial em finanças e tecnologia, obtendo meu próprio MBA na mesma instituição, mudei para uma carreira acadêmica e ganhei minhas qualificações de ensino. Transmitir conhecimento para a próxima geração de empreendedores é tão agradável quanto trabalhar em qualquer novo produto ou serviço.
Minhas especializações de MBA englobam funções de cadeia de suprimentos e compras considerando minha experiência prática, mas também ministro cursos sobre gestão de P&L, previsão, estratégia de M&A e todos os aspectos do planejamento financeiro. Publiquei dois livros e mais de trinta informes técnicos sobre inteligência artificial em gestão de negócios e estou prestes a embarcar no meu terceiro livro. Eu gostaria de fazer parte de uma instituição em que meus alunos possam se juntar a mim na minha exploração desta área em rápido crescimento.
A conclusão, o parágrafo final, pode servir como um resumo e um agradecimento, mas também deve incluir um apelo à ação pedindo ao destinatário que responda. Você pode dizer que está à disposição para conversar por meio das informações de contato fornecidas, que aguarda uma resposta e que ficaria feliz em ser convidado(a) para uma entrevista. Plante na cabeça do leitor o pensamento de que ele deve fazer algo como resultado por receber sua carta.
Feche com uma despedida como “Atenciosamente”, “Tudo de bom” ou algo parecido, adicione um espaço e digite seu nome, conforme mostrado no exemplo de carta de apresentação acadêmica abaixo. (Não há necessidade de assinar a carta em correspondência eletrônica, embora você possa adicionar uma assinatura digital, se desejar.) Veja a conclusão da nossa amostra de carta de apresentação acadêmica abaixo.
Anexo uma amostra dos meus trabalhos publicados e algumas resenhas dos meus livros. Eu sempre tento ensinar com exemplos do mundo real durante minhas aulas e dou palestras em mais de 25 conferências por ano sobre os mais recentes desenvolvimentos do setor. Agradeceria a oportunidade de uma entrevista para explorar o cargo com mais detalhes.
Atenciosamente,
Daniela Siqueira
O motivo para escrever uma carta de apresentação é estabelecer uma conexão pessoal com um gerente de contratação. Portanto, embora esta seja uma carta comercial formal, também deve ser um pouco pessoal. Você pode optar por discutir suas razões pessoais para procurar um novo emprego e destacar as motivações que levaram você ao seu campo de atuação.
Escreva sua carta como uma pessoa real – não um robô – então, evite clichês, fala de RH e “linguagem rebuscada”, que pode parecer chique, mas na verdade não diz nada. Escreva em uma voz humana, amigável e comunicável.
Imagine que você é o gerente de contratação recebendo esta carta. Você se interessaria em conhecer a pessoa que a escreveu? Sua carta deve transpirar competência e confiança, sem jamais assumir um tom arrogante ou presunçoso. Tente parecer profissional e simpático, tendo em mente que ninguém quer contratar alguém de quem não gosta.
Erros comuns a evitar:
Uma carta de apresentação bonita é a melhor maneira de atrair o gerente de contratação e causar uma primeira impressão profissional. Se você não tiver tempo para ajustar a formatação, considere usar um modelo de carta de apresentação projetado por especialistas para tornar o trabalho rápido e fácil.