No dia 01 de maio é celebrado o Dia do Trabalhador. A data é comemorada internacionalmente e é dedicada a homenagear os trabalhadores de todas as categorias e segmentos do mercado. Muitos aspectos do universo do trabalho são lembrados na data, especialmente aqueles que falam sobre os direitos que são reservados a toda a classe.
Assim como no dia simbólico, que é marcado por um feriado nacional, a lei prevê que os trabalhadores não devem exercer suas funções em feriados, podendo ser eles internacionais, nacionais, estaduais ou mesmo municipais, sendo preservado o direito do descanso com garantia da remuneração. Aqueles que trabalharem em feriados, conforme garante a legislação, devem receber o valor respectivo à diária em dobro.
No entanto, inegavelmente, feriados são datas importantes para o descanso dos trabalhadores, que muitas vezes anseiam pelas datas para conseguirem recobrar as energias ou poder fazer alguma programação diferenciada, que ganha ainda mais expectativa quando se formam os conhecidos feriadões. Neste sentido, a Onlinecurriculo, plataforma de currículos online, realizou um levantamento mapeando quais são os estados brasileiros que possuem mais feriados remunerados e quais trabalhadores do Brasil, por consequência, possuem mais dias de folga ao longo do ano.
Ao todo, o Brasil possui dez feriados nacionais, além de cinco pontos facultativos. Uma das datas que entrou recentemente na lista de feriados do país foi o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, sancionado em dezembro de 2023. A data, celebrada no dia 20 de novembro, era considerada como um feriado estadual em muitas localidades brasileiras, e agora, por sua relevância histórica, passa a ser um dia de folga para todos os brasileiros.
Abaixo, veja ranking com os estados que mais possuem feriados estaduais, além da descrição das datas para cada uma das localidades:
1. Acre: 7
2. Alagoas: 5
3. Amapá: 4
4. Amazonas: 2
5. Bahia: 1
6. Ceará: 2
7. Distrito Federal: 2
8. Espírito Santo: 2
9. Goiás: 1
10. Maranhão: 2
11. Mato Grosso: 0
12. Mato Grosso do Sul: 1
13. Minas Gerais: 0
14. Pará: 1
15. Paraíba: 1
16. Paraná: 0
17. Pernambuco: 2
18. Piauí: 1
19. Rio de Janeiro: 3
20. Rio Grande do Norte: 1
21. Rio Grande do Sul: 1
22. Rondônia: 1
23. Roraima: 1
24. Santa Catarina: 1
25. São Paulo: 1
26. Sergipe: 1
27. Tocantins: 3