Na maioria dos casos, as palavras CV e currículo significam exatamente a mesma coisa: aquele documento crucial de candidatura a emprego preparado para convencer um empregador a contratar você. Currículo é simplesmente o termo preferido nos Estados Unidos e Canadá, enquanto CV (curriculum vitae) é mais comumente usado no resto do mundo de língua inglesa.
Mas há uma grande exceção a essa regra, quando “CV” tem um significado diferente, e é por isso que a descrição do sinônimo de currículo acima se refere a CVs “comuns” ou “normais”. Continuar lendo
“CV acadêmico” é um termo usado de forma mais universal, inclusive nos EUA e no Canadá. Este é um documento mais longo, normalmente usado na academia, na medicina e em certos campos científicos. Ele apresenta uma lista bastante exaustiva de realizações acadêmicas, publicações, prêmios, honras, subsídios, bolsas e outras realizações notáveis.
Tanto CVs comuns quanto currículos incluem cinco elementos básicos:
Um CV acadêmico detalha muito mais as realizações acadêmicas de uma pessoa. Esse tipo de currículo longo seria usado por alguém que procura um emprego na academia, ou talvez se candidate a uma bolsa, um subsídio, uma posição de pós-doutorado ou um cargo de pesquisa.
Além do básico listado acima, aqui estão alguns dos elementos adicionais que podem ser incluídos em um CV acadêmico:
Como já foi dito, um currículo e um CV normal são geralmente o mesmo tipo de documento para o mesmo propósito. Se é chamado de currículo ou CV provavelmente depende do país onde você está se candidatando a um emprego. De qualquer forma, um resumo de uma página (ou possivelmente de duas páginas) de sua experiência profissional, formação e competências é tudo o que você precisa para a grande maioria dos empregos, independentemente da ocupação.
CVs acadêmicos são reservados para a academia e certas áreas médicas ou científicas. Normalmente, isso ocorre quando os candidatos procuram uma bolsa, um subsídio ou um trabalho de pesquisa.
Se você não estiver em uma dessas categorias, tudo o que você precisa é de um currículo/CV curto e simples.
Se a sua situação cair em uma área cinzenta onde um currículo curto ou longo pode ser apropriado, considere perguntar aos destinatários qual estilo é necessário ou preferido. Veja nossa página de exemplos de currículos e confira o currículo ideal para sua profissão
Escrever um bom CV ou currículo requer, em primeiro lugar, conhecer a sua área e o que os empregadores procuram nos candidatos a emprego.
Você deve começar estudando atentamente os anúncios de empregos para entender o que os empregadores estão procurando. Seu CV/currículo não deve ser esculpido em pedra, mas deve ser adaptado para cada candidatura de emprego.