Pode parecer simples, mas os metadados contidos no nome do seu arquivo podem transmitir muito sobre seu profissionalismo ao gerente de contratação e ajudar a garantir que ele não perca sua candidatura — uma responsabilidade muito grande, afinal.
Neste blog, veremos:
É apenas o nome do arquivo de currículo ou de carta de apresentação, isso realmente importa? É uma ação muito simples, mas que pode fazer a diferença na hora de ser selecionado para uma entrevista.
Considere o momento em que sua carta de apresentação ou currículo chega à caixa de entrada do gerente de contratação. Ele pode dar uma olhada nesse arquivo enquanto corre para outra reunião. Mais tarde, quando volta para a mesa, ele sabe que leu, mas não consegue encontrá-lo!
Se o nome do seu arquivo não for algo facilmente pesquisável, pode ser difícil localizá-lo. Por exemplo, se você o nomear como “meu CV”, não será fácil rastrear em uma caixa de correio ou em um site de busca de emprego. O gerente não vai gastar horas procurando, então tente facilitar esse processo. Um bom nome de arquivo também pode refletir seu profissionalismo. A importância do nome do seu arquivo pode não parecer relevante, mas há razões pelas quais você precisa prestar atenção a ele. Embora você não precise pensar muito — seu próprio nome é mais do que eficiente.
Revise seus documentos
Seja o próprio documento ou o nome do arquivo do currículo, certifique-se de revisar tudo antes de enviá-lo. Se você não for cuidadoso, pode até cometer um erro no seu nome, então sempre tome cuidado.
O nome de arquivo mais apropriado para um currículo ou carta de apresentação é, naturalmente, seu nome. O gerente de contratação estará mais propenso a pensar que é um arquivo legítimo e, portanto, estará mais propenso a abri-lo. Isso também o ajudará a encontrar seu currículo ou carta de apresentação se ele estiver procurando na caixa de correio. Se o seu nome for particularmente longo, pode ser uma boa ideia abreviá-lo. Como regra geral, mantenha o nome do arquivo o mais curto possível, facilitando a localização e o reconhecimento. Por exemplo, se seu nome for “Leonardo Matarazzo”, você pode encurtá-lo para “Currículo L. Matarazzo”. Dessa forma, o gerente de contratação ainda poderá encontrá-lo, mas o manterá limpo e profissional.
Exemplos de nome de arquivo de currículo e carta de apresentação
A convenção de nomenclatura usada para seu currículo deve corresponder à usada para sua carta de apresentação para não confundir o gerente de contratação. Por exemplo, se o nome do arquivo do seu currículo for Currículo_L_Matarazzo, a carta de apresentação deve ser CartaApresentação_L_Matarazzo, e não CartaApresentação_Leonardo_M.
Em geral, você deve priorizar seu sobrenome, pois é mais profissional e pode ajudar a diferenciá-lo, pois outros candidatos podem ter o mesmo nome.
Você deve verificar o anúncio de emprego primeiro antes de salvar seu currículo ou carta de apresentação, pois pode haver instruções específicas. Se você não ler as instruções, isso mostrará falta de atenção aos detalhes de sua parte, algo que você deseja evitar a todo custo!
Algumas candidaturas on-line solicitarão especificamente um documento do Word, mas se você quiser garantir que sua formatação (e sua escrita) não seja alterada entre seu computador e o do gerente de contratação, é melhor salvar como PDF.
Se seu software de processamento de texto não permitir o salvamento do currículo ou carta de apresentação como PDF, pode encontrar programas on-line que permitem convertê-lo de Word para PDF gratuitamente. O arquivo de currículo deve ser fácil de abrir, como se o Microsoft Word estivesse sendo usado.