Existem várias carreiras em que as habilidades necessárias para a execução das funções do cargo, podem ser desenvolvidas fora do ambiente de trabalho.
Por isso, vale a pena adicionar em seu currículo informações sobre você que ajudem a aumentar o seu valor aos olhos do recrutador.
Isso inclui falar sobre hobbies e interesses pessoais, afinal, futuros empregadores sabem que esses aspectos interferem na personalidade, no rendimento e na forma de trabalho dos colaboradores que já atuam na empresa.
Logo, esse tipo de atividade também pode dizer muito sobre os candidatos a uma vaga.
Contudo, atenção! Afinal, hobbies e interesses pessoais não devem receber o maior destaque em seu currículo, por mais interessantes que sejam.
Uma linha simples na parte inferior do documento ou após a seção de habilidades técnicas já é o suficiente.
Como posso apresentar meus hobbies?
Atenha-se à regra de uma linha. Para profissionais com experiência, em nível de carreira pleno ou sênior, seus hobbies e interesses pessoais, geralmente, adicionam uma informação extra à sua candidatura, mas não devem ocupar mais de 1 ou 2 linhas, porque, caso contrário, parecerá que a sua experiência profissional é reduzida. Frases completas também não são necessárias. Prefira descrições breves como: Natação – recorde sub-18 dos 1.000m costas. Compositor - vocalista de uma banda de rock.
Há muitas habilidades relacionadas ao trabalho que podem ser desenvolvidas com a ajuda da prática de esportes.
Não importa se você faz um esporte em equipe ou individual, fato é que a determinação, a concentração e a resiliência aprendidas nesse tipo de atividade serão úteis em muitas situações profissionais.
Aprender com suas perdas também é uma grande lição que o esporte tem a oferecer.
Além disso, todos os esportistas entendem a ligação entre trabalho duro e a capacidade de alcançar bons resultados.
Aventuras ao ar livre te deixam em situações em que você fica exposto a tudo o que a natureza coloca em seu caminho.
Nesse cenário, você precisa pensar por conta própria, encontrar soluções criativas para problemas inesperados, aprender a assumir riscos controlados e definir seus próprios objetivos e estratégias.
Manter acesa a sua criatividade como músico requer disciplina e dedicação.
Da mesma maneira, tentar aprender a cantar ou tocar algum instrumento também exige repetição e treino, o que demonstra sua capacidade de foco e determinação em aprender uma nova habilidade.
Qual é a diferença entre um hobby e um interesse pessoal? Um hobby é algo que você faz regularmente com a finalidade de se divertir. Já um interesse pessoal é menos regular, geralmente, uma habilidade que você ainda está tentando dominar. Nesse artigo, vamos falar dos dois em conjunto e sem distinção. Contudo, em seu currículo ou em uma entrevista, não chame algo de hobby se você tiver feito apenas algumas vezes. Nesses casos, prefira usar o termo interesse.
Existem muitas formas de realizar um trabalho voluntário, e todas elas dizem muito sobre você.
Escolher fazer algo pelos outros sem nenhum ganho financeiro é louvável e indica a sua vontade genuína de dedicar tempo e atenção aos outros. Isso é incrível dentro de um local de trabalho.
Algumas opções de trabalho voluntário incluem:
Muitas atividades artísticas são realizadas individualmente, da mesma maneira, alguns dos momentos mais difíceis no trabalho também acontecem quando você está sozinho, tarde da noite, em frente a um computador, tentando resolver um problema difícil ou tomar uma decisão importante.
Encontrar uma direção quando você não tem certeza do que fazer a seguir, faz parte da essência de qualquer processo artístico, e do trabalho diário em uma organização.
Qualquer hobby ou interesse pessoal que envolva habilidades de comunicação será útil para a maioria das empresas.
A capacidade de alcançar outras pessoas com a escolha certa de palavras é um dom incrivelmente útil, portanto, alguém que escreve por prazer em seu tempo livre provavelmente terá facilidade em se comunicar com os demais.
Com o constante avanço da tecnologia, o conhecimento sobre códigos e as dezenas de possibilidades da Inteligência Artificial estão impulsionando a transformação digital em muitos setores.
Funcionários com interesses nessas áreas têm maior probabilidade de identificar oportunidades para o aproveitamento das novas tecnologias no local de trabalho.
Isso sem falar na possibilidade deles influenciarem e despertarem esse tipo de curiosidade nas pessoas que estão ao redor.
Manter um site ou blog atualizado ou criar uma forte presença nas redes sociais são habilidades que chamam a atenção dos gestores da maioria das empresas modernas. E, embora esses funcionários nem sempre trabalhem no setor de marketing, eles podem se tornar promotores da empresa e ajudarem nos resultados da marca dentro desses canais. Além de oferecerem feedback valioso, compartilhando novas ideias e abordagens criativas.
A capacidade de cativar uma multidão com uma boa oratória ou influenciá-la com uma atuação convincente não é apenas para o teatro.
Afinal, pessoas que gostam de fazer apresentações ou realizar performances artísticas, provavelmente dominam técnicas que também podem ser úteis no escritório e durante reuniões.
O desejo de ampliar horizontes, vivenciar diferentes culturas e aprender novos idiomas é sinal de uma mente curiosa.
A vontade de se aventurar no desconhecido e descobrir algo novo é a característica de quem vai levar a equipe a novos patamares.
Fato é que a experiência internacional é cada vez mais valorizada em nosso mundo globalizado e multicultural.
Por isso, nesse aspecto, dois pontos são especialmente relevantes:
Se você curte exercitar a mente com um jogo de xadrez, experimentar temperos e sabores na cozinha ou desenvolver suas habilidades de bricolagem em um projeto de “faça você mesmo” para a sua casa, saiba que até os seus hobbies mais simples podem oferecer ao recrutador informações relevantes sobre a sua personalidade.
Por isso, mesmo que a sua atividade favorita não pareça estar entre as mais emocionantes, não tenha vergonha de apresentá-la em uma entrevista ou mesmo em seu currículo.
Quais são os interesses e hobbies sobre os quais você deve evitar falar?
O que achou desse conteúdo sobre Hobbies e interesses pessoais no currículo? Caso queira monta o seu, confira nossa página de exemplos de currículos e veja o melhor para sua profissão