Aqui está o que vamos explorar neste blog:
Habilidades conceituais são aquelas que lhes permite enxergar o panorama geral de uma organização. Por exemplo, em vez de pular de cabeça em um projeto, você consegue entender por que está fazendo o projeto, como ele se relaciona com a organização como um todo e como isso afeta o ambiente externo. Em termos muito básicos, alguém com habilidades conceituais pode entender por que algo está sendo feito. Essas habilidades são mais relevantes para as funções de gerenciamento, pois você está focado em alcançar os objetivos mais amplos da organização. No entanto, elas também podem ser úteis em qualquer outra função.
Quando você estiver sendo questionado sobre suas habilidades em uma candidatura ou entrevista, pode não ficar óbvio, pois a pergunta será mais ou menos assim:
Você pode mencionar uma situação complexa em que teve que identificar possíveis problemas para entregar um resultado positivo?
Um exemplo de resposta a essa pergunta, o qual retrataria suas habilidades conceituais, poderia ser o fato de você estar trabalhando como gerente em uma cafeteria local quando um Starbucks abriu na mesma rua. Os possíveis problemas advindos desse fato seriam a competição de preço, a qualidade, a popularidade da marca etc., o que pode afetar a lucratividade do negócio.
Uma pessoa com habilidades conceituais seria capaz de analisar essa situação e elaborar um plano para garantir que houvesse um impacto mínimo no negócio. Por exemplo, baixar preços, melhorar a marca, oferecer extras que o Starbucks não conseguiria por causa da marca, como uma livraria dentro da loja, e, talvez, até fazer parceria de alguma forma com ele. Sem habilidades conceituais, você só consegue ver o dia a dia e, não, o panorama geral.
Qual é a principal diferença entre alguém com habilidades conceituais e alguém sem essas habilidades?
Alguém sem habilidades conceituais tenderá a mergulhar direto em um projeto ou tarefa, enquanto alguém com habilidades conceituais levará algum tempo para analisar todos os aspectos que podem afetar o projeto ou a tarefa, pois vê o panorama geral e os riscos.
Estes são alguns dos exemplos de habilidades conceituais que você pode considerar usar ao longo do seu currículo/CV e carta de apresentação, quando apropriado.
As habilidades de análise são habilidades conceituais importantes em gerenciamento. Você precisa ser capaz de analisar vários aspectos das operações de negócios para garantir que cada departamento esteja trabalhando em direção aos objetivos gerais da organização. A habilidade de análise inclui ser capaz de prever, diagnosticar e compreender quaisquer problemas que a empresa possa enfrentar e entender como melhorar o negócio. Algumas habilidades que se enquadram na análise incluem habilidades de pesquisa, análise de dados, criatividade e pensamento crítico.
As habilidades conceituais consistem na capacidade de comunicar suas soluções para outras pessoas em uma organização. Por exemplo, se usarmos o exemplo prático mencionado anteriormente em relação ao concorrente da cafeteria, o gerente não apenas encontrará possíveis soluções, mas também dará feedback para outros gerentes/colegas. Pessoas com habilidades conceituais precisam ser fortes comunicadores, tanto verbais quanto auditivos. Precisam considerar as necessidades dos funcionários antes de elaborar um plano de ação adequado. Alguns exemplos de fortes habilidades de comunicação incluem escuta ativa, verbal e não verbal, escrita, apresentação e capacidade de fazer as perguntas certas.
A capacidade de identificar e solucionar problemas também é um exemplo de habilidades conceituais. As habilidades conceituais de gerenciamento exigem a capacidade de tomar decisões rápidas, quando necessário. Alguns tipos de habilidades de resolução de problemas incluem tomada de decisão, pensamento crítico, pensamento lógico, multitarefa e solução de problemas.
Quais são as habilidades conceituais de um gerente?
Embora os funcionários de todos os níveis possam se beneficiar do aprimoramento das habilidades conceituais, os gerentes são os mais propensos a enfrentar desafios conceituais no dia a dia. As habilidades conceituais para gerentes incluem:
Não é suficiente para um gerente apenas identificar e encontrar soluções, ele também precisa ser capaz de fazer com que os outros sigam sua visão. Portanto, fortes habilidades de liderança são primordiais, incluindo a capacidade de desenvolver uma equipe, motivar e persuadir os outros. Algumas habilidades típicas associadas a ser um líder incluem gestão, delegação, formação de equipes, empatia, persuasão e flexibilidade.
A capacidade de “pensar fora da caixa” e trazer ideias para a mesa é importante. Em outras palavras, ser criativo. Alguns exemplos de habilidades de criatividade incluem planejamento estratégico, mente aberta, capacidade de formular ideias e colaboração.
Como melhorar as habilidades conceituais
Embora algumas pessoas possam estar naturalmente inclinadas a olhar para o panorama geral e avaliar os problemas antes de iniciar uma tarefa, todos nós podemos melhorar nossas habilidades conceituais com a prática. Aqui estão alguns passos que você pode realizar:
Pode não ficar óbvio quando lhe perguntam sobre suas habilidades conceituais, mas se lhe perguntam sobre sua capacidade de identificar e encontrar uma solução para um problema, a resposta está relacionada a essas habilidades. Em sua carta de apresentação, você pode mencionar algumas das habilidades conceituais que possui, e os exemplos de habilidades conceituais podem incluir: