Existem vários argumentos que podem ser usados para apoiar a ideia de incluir o seu endereço no currículo:
A ausência do endereço provavelmente será notada, muitas vezes levantando questões e dúvidas. E se você fosse esse empregador em Belo Horizonte e recebesse dois currículos idênticos, mas um tivesse um endereço em Belo Horizonte e o outro não tivesse endereço? Você não se sentiria um pouco mais confortável lidando com o candidato de Belo Horizonte, sem qualquer dúvida sobre onde a pessoa mora?
Se você está se candidatando a um emprego em Maceió e mora em Curitiba, ir à entrevista não será um processo simples. O empregador ou você vão precisar ir ao encontro um do outro para se conhecerem pessoalmente. E se for contratado, possivelmente terá que lidar com custos de realocação.
Pode levar semanas ou até meses para você empacotar suas coisas em Curitiba, se mudar para o norte do país com sua família e todas as suas coisas, encontrar um novo lugar para morar em Maceió, se instalar e se familiarizar.
Mas se você está se candidatando a um emprego em Maceió e já mora lá, nenhuma dessas preocupações se aplica. Então, por que não informar ao empregador que você está próximo dele e que o processo de adaptação será muito fácil?
De qualquer maneira, eventualmente a maioria dos recrutadores precisará do seu endereço de correspondência, então por que não fornecê-lo desde o início? Talvez eles precisem enviar pelo correio documentos importantes para o Imposto de Renda, informações sobre benefícios, seu primeiro pagamento ou até mesmo um cartão de Natal.
Se você for selecionado e estiver no processo de contratação, certamente será solicitado em algum momento o seu endereço. Por que não economizar ao empregador o trabalho de entrar em contato com você com esta pergunta tão básica?
E se o processo seletivo se concluir e seu futuro empregador em Manaus pedir o seu endereço e descobrir que você mora em Santos?
“Santos, como assim?” “Isso, Santos/SP.” “Espera, O QUÊ?!”
Ou talvez uma empresa de São Paulo que realmente goste do seu currículo (sem endereço), tenha feito uma entrevista em vídeo com você e esteja seriamente pensando em contratá-lo e pagar seus custos de realocação. Mas apenas bem mais tarde no processo fica claro que você mora fora do Brasil.
Tudo isso gera inconvenientes para a empresa, e perda de tempo para você e para ela.
Por outro lado, podemos também citar várias razões pelas quais você pode não querer incluir o seu endereço em seu modelo de currículo.
Um dos motivos para manter o seu endereço em sigilo está relacionado a preocupações com sua segurança pessoal. Você pode ter alguém como, por exemplo, um ex-parceiro(a) que o(a) persegue, pode temer o roubo de identidade ou, quem sabe, estar no programa de proteção a testemunhas.
Muitas pessoas postam seus currículos no LinkedIn ou em outros sites de empregos globais acessíveis a qualquer pessoa. Se você achar que ninguém precisa saber onde você mora, é seu direito manter essa informação em sigilo.
Nesse caso, uma boa opção é criar um currículo sem endereço para postar publicamente, enquanto você utiliza outro documento com um endereço quando for enviar o material para uma empresa específica, entrando em contato de forma privada.
Todas as razões citadas no segundo ponto acima em “Vantagens” podem ter um lado negativo: se você realmente mora longe do empregador, isso pode ser um ponto contra você durante o processo seletivo.
Dificilmente o recrutador irá até você para uma entrevista, e é comum que ele não queira ou não possa arcar com os custos e com o tempo necessário em um processo de realocação. Dessa forma, ele pode preferir escolher alguém já familiarizado com a região em que a empresa está.
Sem o objetivo de enganar, você pode optar por excluir seu endereço do currículo por esses motivos. Pode ser que você queira ser avaliado por seus méritos, não pela sua localização, e talvez esteja confiante de que, quando os gestores perceberem que você se encaixa bem no cargo, eles não se importarão onde você mora atualmente.
O trabalho remoto tem aumentado ao longo dos anos e, após a pandemia de COVID-19, o trabalho em casa se tornou a nova modalidade de prestação de serviços. Se você é um “nômade digital” que pode trabalhar de qualquer lugar, seu endereço de correspondência é completamente irrelevante.
O artigo que você está lendo agora, por exemplo, foi escrito, ilustrado, editado e colocado online por uma equipe que trabalha em quatro países diferentes e fusos horários múltiplos. Logo, nossos endereços são irrelevantes!
Se esse for o seu caso, não há necessidade de fornecer um endereço de correspondência que nunca será usado. Mas, ainda recomendamos fornecer pelo menos uma cidade, estado e/ou país, mesmo que seja apenas para acompanhar as diferenças de horário em todas aquelas chamadas pelo Zoom.
E seja você o Sr. Transparente ou a Sra. Mistério, boa sorte na sua busca por emprego!
Quer baixar os melhores currículos de acordo com a sua profissão? Confira nossa página com os melhores exemplos de currículos para você baixar