Competências interpessoais são características pessoais que afetam a forma como você se comporta e atua no local de trabalho. Os exemplos mais comuns de competências interpessoais são habilidades de comunicação, gerenciamento de tempo, atenção aos detalhes, liderança e ética de trabalho. As competências interpessoais geralmente são qualidades que os candidatos já possuem, em oposição às que são aprendidas no trabalho. Os empregadores prestam atenção especial às competências interpessoais, porque elas podem fazer toda a diferença quando dois candidatos têm formação educacional ou níveis de experiência semelhantes.
As competências interpessoais são muitas vezes vistas como o oposto das competências técnicas. Enquanto as competências interpessoais dizem respeito à sua capacidade de interagir com outras pessoas e gerenciar sua carga de trabalho, as competências técnicas são muito mais técnicas. Programas de software, ferramentas e processos específicos do setor cairiam na categoria de competências técnicas. Se você precisa de treinamento especializado ou de um objeto físico para realizá-lo, é quase certo que é uma competência técnica.
Competências técnicas | Competências interpessoais |
Requer conhecimento especializado | Qualidade que você sempre teve ou desenvolveu por meio da experiência social |
Pode levar anos de prática ou treinamento para dominar | Difícil de treinar em pessoas que ainda não a tem |
Muitas vezes envolve um objeto físico ou software de computador | Geralmente, a “parte dos pontos fortes” de sua resposta a “Quais são meus pontos fortes e fracos?” |
As duas regras mais importantes para colocar competências interpessoais em seu currículo são: precisão e relevância. Isso significa que as competências interpessoais que você descreve devem refletir sua experiência profissional e/ou conquistas, bem como ser relevantes para o trabalho que você está almejando.
As competências interpessoais que você deve colocar em seu modelo de currículo se resumem a dois fatores: suas qualidades reais e a descrição do trabalho.
Suas qualidade: comece criando uma lista principal de todas as competências interpessoais que você possui e se sentiria confortável em demonstrar em sua próxima posição. Sobretudo, suas competências interpessoais devem ser precisas, com exemplos para apoiá-las.
A descrição do trabalho: quando estiver confortável com suas próprias habilidades, dê uma olhada na descrição do trabalho para aprimorar o que seu possível empregador mais valoriza. Procure semelhanças entre sua própria lista e as competências interpessoais mencionadas na descrição do trabalho. Faça uma pesquisa sobre a empresa para obter mais informações sobre a cultura do local de trabalho.
Seu primeiro instinto pode ser pular direto para a seção de competências do currículo, mas as competências interpessoais realmente precisam ser colocadas em todo o currículo, integradas em quase todas as seções do currículo de várias maneiras. Isso inclui colocar suas competências no Resumo, na Experiência Profissional e (obviamente) na sua lista de Competências.
Na seção de resumo, também conhecida como perfil ou declaração pessoal, suas competências interpessoais provavelmente assumirão a forma de adjetivos pessoais. Como o resumo tem tudo a ver com chamar a atenção do gerente de contratação, certifique-se de incluir apenas as competências interpessoais mais relevantes, aquelas que você sabe que a empresa está procurando.
O elemento mais importante da seção de experiência profissional é que ela oferece espaço para fazer backup de suas competências interpessoais com números e detalhes. Quase todo mundo pode escrever que possui ótimas habilidades de comunicação, mas como é possível provar isso? A seção de experiência profissional é o local para mostrar a um gerente de contratação que suas competências interpessoais são iguais aos ganhos para a empresa.
Embora a natureza da seção de competências interpessoais seja mais apropriada para competências mais técnicas, seria um erro deixar de lado as competências interpessoais totalmente. A seção de competências é um ótimo lugar para competências interpessoais mais específicas que você não conseguiu expandir na seção de experiência profissional, ou seja, falar em público, negociar ou orientar. Essas competências podem ser independentes, enquanto ideias como criatividade ou comunicação geralmente se beneficiam de alguma explicação.
Ainda está em dúvida sobre quais competências interpessoais são as melhores para o seu currículo? Aqui está uma lista de nossos 7 principais exemplos de competências interpessoais para currículos, que você pode modificar para suas próprias necessidades e experiência: colaboração, adaptabilidade, desenvoltura, atitude positiva, ética de trabalho, vontade de aprender, pensamento crítico.
Vamos analisá-las em detalhes abaixo e fornecer algumas competências interpessoais relacionadas a cada uma.
Colaboração é um ótimo termo abrangente para várias competências relacionadas ao trabalho com outras pessoas. Essa competência interpessoal implica que você ouça ativamente seus colegas de equipe e trabalhe com eles em direção a um objetivo comum. Isso também significa que às vezes você pode liderar, mas também sabe como seguir as instruções quando necessário. Aqui estão algumas outras competências interpessoais para currículo relacionadas à colaboração:
Se 2020 e 2021 nos ensinaram alguma coisa, é que as situações podem mudar quase que instantaneamente. Saber se adaptar e ser flexível diante de novos desafios é uma das características mais importantes que os empregadores procuram. Isso é ainda mais verdadeiro quando se trata de se candidatar a empregos de serviço de nível básico, como barista ou associado de vendas, onde o agendamento pode mudar semanalmente. Aqui está uma lista de competências interpessoais relacionadas à adaptabilidade:
Relacionada à adaptabilidade, desenvoltura é a sua capacidade de aproveitar ao máximo o que você tem e encontrar soluções criativas quando surgem novos problemas. Muitas empresas inovadoras procuram candidatos que não sejam apenas máquinas mecânicas, mas que possam trazer novas abordagens para situações difíceis. Aqui estão alguns exemplos de competências interpessoais para currículo relacionados à desenvoltura:
É uma competência interpessoal tão antiga quanto o tempo, mas ter uma atitude positiva é mais importante do que nunca. Mostrar as maneiras pelas quais você é uma pessoa com a qual é agradável de se trabalhar pode ajudar muito a criar uma ótima primeira impressão de si mesmo. Aqui está uma lista de competências interpessoais relacionadas à atitude positiva:
Em certos setores, a capacidade de chegar cedo e ficar até tarde é praticamente uma exigência. A ética de trabalho tem tudo a ver com o seu compromisso com o trabalho e o esforço que você faz para trazer os resultados da empresa. Se você precisa provar seu interesse, exemplos de competências interpessoais para currículo relacionados à ética de trabalho podem ser sua melhor aposta:
Para estudantes, estagiários e candidatos iniciantes, o desejo de aprender coisas novas é uma das competências interpessoais mais importantes a serem transmitidas no currículo. Você provavelmente enfrentará outros candidatos com o mesmo histórico educacional ou competências técnicas, portanto, ser capaz de provar seu compromisso com o crescimento na área é fundamental. Aqui está uma lista de competências interpessoais relacionadas à vontade de aprender:
A concorrência é acirrada, por isso, as empresas estão à procura de candidatos com ideias brilhantes sobre como fazer as coisas de maneira melhor e diferente. Se o seu empregador valoriza uma abordagem inteligente, competências interpessoais relacionadas ao pensamento crítico são obrigatórias. Confira estes exemplos de competências interpessoais para currículo: