Antes de se despedir em um e-mail profissional, certifique-se de encerrar o conteúdo com um parágrafo conclusivo. Afinal, dependendo do objetivo da mensagem, o último parágrafo pode servir para agradecer ao destinatário e/ou fazer uma chamada à ação, convidando o contato para discutir o assunto mais a fundo.
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Um bom parágrafo final permite que você humanize o e-mail, expressando gratidão pela atenção de quem está lendo a mensagem e destacando a sua vontade de continuar a conversa.
Também serve como um lembrete educado ao destinatário de que você realmente gostaria de receber uma resposta.
Para obter mais informações sobre como escrever um parágrafo de conclusão, consulte nosso guia “Como escrever uma carta de apresentação”.
Tudo pronto para escrever um ótimo parágrafo final para o seu e-mail? Então, agora, vamos nos dedicar às suas últimas palavras.
Deixe um espaço entre o último parágrafo e o fechamento. Inclua a saudação final, coloque uma vírgula no final, adicione um espaço e digite seu nome completo abaixo disso.
Bobby Fischer disse que a abertura do xadrez E4 (empurrando o peão do rei duas casas) foi "melhor pelo teste", isso significa que ela foi previsível, esperada, não surpreendente e, ainda assim, excelente.
O mesmo pode ser dito de “Atenciosamente”, que é provavelmente a forma mais comum de encerrar um e-mail e nunca é inapropriado.
As únicas ocasiões para evitar “Atenciosamente” são ao enviar uma mensagem mais casual para alguém que você conhece. Nesse caso, a despedida soa muito formal.
Esta é uma maneira amigável de dizer que você deseja o melhor para o destinatário.
Outro fechamento tradicional, "Cordialmente" é uma boa opção para encerrar um e-mail profissional, embora possa parecer um pouco antiquado.
Sem dúvida, o encerramento “respeitosamente” é uma forma muito formal de terminar um e-mail e, por isso, nem sempre é indicada.
Entretanto, ela pode ser útil em e-mails nos quais você deseja, de fato, enfatizar seu respeito por alguém.
Talvez você esteja enviando um e-mail para reclamar sobre um produto com defeito ou para expressar uma opinião que pode ser diferente da apresentada pelo destinatário.
Nesses casos, “Respeitosamente” pode te ajudar a enviar um sinal de que, apesar de qualquer desacordo, sua mensagem é enviada com respeito.
Essas são opções ideais para encerrar um e-mail no qual você está fazendo algum tipo de solicitação ou esperando que o destinatário faça algo por você.
Lembre-se que você quer encerrar seu e-mail de forma amigável, mas não íntima.
Evite termos que surgiram demonstrações de afeto ou uma proximidade que não existe. Por isso, prefira fechamentos mais profissionais para esse tipo de mensagem.
Evite expressões que soem religiosas ou mensagens inspiradas em autoajuda.
Você pode usar esse enceramento em uma troca de e-mail entre amigos, ou até mesmo com algum contato profissional com quem você fala com frequência, mas, caso contrário, evite a expressão, porque tem uma conotação muito casual.
Um e-mail sem assinatura é inaceitável em quase todas as mensagens profissionais. A única exceção a essa regra é se você estiver trabalhando em estreita colaboração com alguém e estiver trocando diversos e-mails curtos, que criam um tipo de “chat”, como se fosse mensagens no celular.
Seja qual for a assinatura que você escolher, coloque apenas a primeira palavra em maiúscula (ou seja, escreva “Muito obrigado” e não “Muito Obrigado”).
Termine sua assinatura com uma vírgula: “Atenciosamente”, “Grato”, etc. Em seguida, adicione um espaço e digite seu nome logo abaixo.
Se escrever para alguém que você não conhece, use seu nome completo.
Mas se e quando começarem a se corresponder com mais frequência, você pode usar apenas o primeiro nome, para criar uma sensação de proximidade.
Também é possível criar uma assinatura automática que contenha seu nome completo, ocupação, e-mail, número de telefone e talvez um site que mostre seu trabalho.
Se você tiver uma assinatura completa com informações de contato na parte inferior, geralmente pode começar usando apenas o seu primeiro nome. Por exemplo:
Grata,
Cinthia
Cinthia Rodrigues
Relações Públicas
cinthiarodrigues@domain.com
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