Carta de apresentação por e-mail

Se você está em busca de emprego, é provável que tenha encontrado um anúncio de emprego que solicite uma carta de apresentação por e-mail. Mesmo na era dos portais de candidatura on-line, muitos gerentes de contratação ainda recrutam candidatos diretamente por meio de suas caixas de entrada de e-mail. Um exemplo de carta de apresentação por e-mail tem muitas das mesmas características de uma carta tradicional, com algumas diferenças importantes.
Anna Muckerman
Redatora de Conteúdo para o Resume.io
Atualizado em 30 maio 2024

Se você enviar um e-mail introdutório com seu currículo e carta de apresentação anexados, terá uma oportunidade adicional de se vender. E por que não fazer isso? Esta carta de apresentação por e-mail nunca deve substituir o documento PDF da carta de apresentação (já que os e-mails são facilmente excluídos), mas também não deve ser uma linha simplista “envio em anexo meus documentos”.

Então, onde estão as oportunidades potenciais de uma carta de apresentação por e-mail?

Os capítulos a seguir foram elaborados para ajudar você a:

  1. Decidir se deseja enviar sua carta de apresentação no corpo de um e-mail ou como anexo;
  2. Analisar um exemplo de carta de apresentação real para modelar sua carta de apresentação por e-mail;
  3. Escrever a melhor carta de apresentação por e-mail que você puder para seu possível empregador;
  4. Criar um exemplo de candidatura de emprego por e-mail que aumente suas chances de receber uma resposta.

O que é uma carta de apresentação por e-mail?

A definição de uma carta de apresentação por e-mail é bastante simples: é um exemplo de carta de apresentação enviada no corpo de um e-mail, em oposição a uma enviada por meio de um portal de aplicativos on-line ou como anexo de um e-mail.

Exemplo de candidatura de emprego por e-mail

Para começar, aqui está um exemplo de candidatura de emprego por e-mail (ou exemplo de carta de apresentação por e-mail) que foi desenvolvido com base em práticas reais de contratação e experiência do recrutador:

Como você pode ver, este exemplo de carta de candidatura é baseado em uma vaga de emprego para um cargo de Assistente Executivo, mas você pode usá-lo como inspiração para sua própria carta de apresentação. As realizações sendo mencionadas, os exemplos estão quantificados e cada parte da história é relevante para a função em questão. Você também pode conferir nossa biblioteca de exemplos de cartas de apresentação gratuitas, talvez encontre sua própria profissão ou setor lá.

Para determinar se você pode optar por inserir uma carta de apresentação semelhante diretamente no e-mail ou enviá-la como anexo, leia abaixo.

Dica do especialista

Mantenha uma cópia do e-mail para referência futura. Você pode vasculhar seus itens enviados ou, alternativamente, enviar uma cópia oculta para seu endereço de e-mail e organizar uma pasta que agrupa toda a sua correspondência de e-mail de busca de emprego. Por que perder tempo e energia procurando um e-mail que você enviou há três semanas?

Você deve escrever uma carta de apresentação em um e-mail ou anexá-la a ele?

A resposta para colar sua carta de apresentação no corpo do e-mail ou anexá-la a ele depende muito da descrição do trabalho. Normalmente, o gerente de contratação deixa instruções de como deseja receber a carta de apresentação. Alguns anúncios de emprego até lhe dirão qual linha de assunto usar. Siga exatamente as instruções, pois qualquer desvio pode fazer com que o gerente de contratação ignore sua candidatura.

Se enviá-la como anexo: esta é a mais fácil das duas opções, pois basta anexar seu arquivo de carta de apresentação existente ao e-mail. Você ainda deve escrever algumas frases introdutórias no espaço do corpo do e-mail para chamar a atenção do gerente de contratação para a carta de apresentação anexada (e outros materiais de candidatura). A quantidade de informações que você inclui no corpo do e-mail depende de você. Para tudo o que você precisa saber sobre como escrever uma ótima carta de apresentação, confira nosso guia de cartas de apresentação completo com exemplos!

Você pode consultar o exemplo de carta de apresentação por e-mail no capítulo diretamente acima deste ao enviar uma carta de apresentação como anexo.

E aqui está uma ideia simples do que você pode escrever no corpo desse mesmo exemplo de carta de apresentação por e-mail.

Exemplo

Prezado(a) (nome do(a) gerente de contratação),

Gostaria de me candidatar para o cargo de XYZ na (nome da empresa). Em anexo, envio meu CV, carta de apresentação e amostras de trabalho.

Agradeço sua consideração,

(Seu nome)

Dica do especialista

Se você estiver se perguntando como enviar um e-mail com um anexo, siga estas simples instruções: clique no ícone para compor um novo e-mail. Preencha os campos Para e Assunto. Escreva algumas frases no corpo do parágrafo mencionando o anexo dos materiais de candidatura. Clique no ícone do clipe de papel para abrir o navegador de arquivos. Navegue até o arquivo da carta de apresentação e clique em “Abrir”. Sua carta de apresentação está agora anexada!

Não se esqueça de alterar o nome do arquivo para algo descritivo, mesmo que seja tão simples quanto Sobrenome_carta de apresentação. Essa etapa simples garante que o gerente de contratação acompanhe sua carta de apresentação durante todo o processo de candidatura.

Se enviá-la no corpo do e-mail: você terá que prestar um pouco mais de atenção em como envia sua carta de apresentação. A brevidade é fundamental, então, escolha apenas os exemplos mais relevantes de sua carta de apresentação completa. Mantenha seu exemplo de carta de apresentação por e-mail com um máximo de três parágrafos curtos, mais a saudação e a assinatura. 

Aqui estão os passos a serem seguidos:

  1. Dirija-se ao gerente de contratação pelo nome sempre que possível ou use “Prezado(a) Gerente de Contratação”.
  2. Apresente-se e mencione a vaga para a qual está se candidatando.
  3. Mencione 1-2 realizações ou habilidades relacionadas que o tornam um excelente candidato.
  4. Termine sua carta de apresentação por e-mail com uma chamada para ação que convida o gerente de contratação a entrar em contato com você.
  5. Finalize a carta de apresentação com uma assinatura respeitosa como “Atenciosamente” seguida do seu nome.

Aqui está um pequeno exemplo de carta de apresentação por e-mail com um currículo anexado:

Exemplo

Prezada Sra. Maria Gonçaves,

Parabéns pela palestra no evento Mulheres no Marketing da semana passada. Em anexo, envio meu currículo para me candidatar ao cargo de gerente de marketing associada da DGI Global. Acredito que meus seis anos de experiência executando campanhas de anúncios digitais para públicos-alvo me prepararam para essa função.

Na minha última posição, desenvolvi a estratégia de publicidade para uma marca de roupas em ascensão. Durante meus três anos na empresa, aumentei nossa conta no Instagram de 300 seguidores para mais de um quarto de milhão. Por meio do posicionamento de anúncios direcionados e da criação de uma galeria na web inovadora, aumentei as vendas on-line da empresa em mais de 15% no ano passado. 

Eu adoraria falar com você mais sobre minhas ideias para, como gerente de marketing, expandir a presença on-line da DGI. Estou à disposição por e-mail ou pelo telefone (11) 0000-0000. Aguardo o seu contato.

Atenciosamente,

Patrícia Fonseca

Dica do especialista

Se a descrição do cargo não informar como enviar sua carta de apresentação, você terá que supor com base no bom senso. Primeiro, analise se está sendo solicitado o envio de outros materiais de candidatura como anexos. Se a carta de apresentação for apenas um documento em uma longa lista, seria uma boa ideia escrever um breve e-mail introdutório com a carta de apresentação completa e todos os outros materiais incluídos como anexos.

Por outro lado, se a carta de apresentação não for mencionada, você pode escrevê-la no corpo do e-mail como forma de integrá-la naturalmente à candidatura. Abaixo, você pode encontrar um ótimo exemplo de uma carta de apresentação por e-mail com currículo anexado que você pode modificar para que se encaixe nas suas próprias necessidades. 

Como você escreve uma carta de apresentação por e-mail?

Quando se trata de como escrever uma carta de apresentação por e-mail, existem alguns ajustes que podem ser feitos em termos de formatação e tom.

Formato da carta de apresentação por e-mail:

A grande diferença do formato de carta de apresentação por e-mail é que ela não possui um cabeçalho. Portanto, é importante que você incorpore as principais informações pessoais nas frases finais. Assine com seu nome completo e inclua seu número de telefone em uma chamada para ação ou na assinatura automática do seu e-mail. Esse também é um ótimo lugar para vincular seu LinkedIn, contas de mídia social relevantes, portfólio on-line ou site pessoal.

Assim como em uma carta de apresentação padrão, seu formato de carta de apresentação por e-mail também deve ser altamente legível. Use estilos e tamanhos de fonte de e-mail padrão com a cor preta. Não se esqueça de incluir um espaço em branco (ou talvez dois) entre cada parágrafo. 

Dica do especialista

Ao enviar seu exemplo de carta de apresentação por e-mail como anexo, um modelo de carta de apresentação por e-mail pode facilitar a formatação. Nossos modelos de carta de apresentação profissional são projetados habilmente para uma variedade de setores. Escolha o modelo que melhor se adapta à imagem e à marca do possível empregador.

O tom certo para um exemplo de candidatura de emprego por e-mail:

Há uma série de razões pelas quais sua candidatura de emprego por e-mail pode ser mais flexível em tom do que uma carta de apresentação tradicional enviada por meio de um portal de candidatura on-line.

Em primeiro lugar, se você tiver o endereço de e-mail do gerente de contratação, provavelmente terá o nome dele. Em muitos setores, o melhor a se fazer é manter a saudação “Prezado(a)” seguido pelo nome e sobrenome do destinatário. Em certos campos de atuação, no entanto, usar o sobrenome pode parecer excessivamente formal e fora de contexto. Se for esse o caso, você pode usar “Oi” ou “Olá” seguido do primeiro nome para um toque mais pessoal.

Dica do especialista

Uma exceção às diretrizes acima em relação ao tom é se você estiver escrevendo um e-mail de candidatura de estágio. Como provavelmente você ainda é um aluno que está enviando um e-mail para alguém numa função mais sênior, é melhor usar um tom semiformal que expresse seu entusiasmo ao mesmo tempo em que ainda mantém a formalidade. Não há necessidade de exagerar nas gentilezas, apenas faça com que seu e-mail de candidatura de estágio transmita respeito pelo tempo do gerente de contratação.

Outra razão pela qual você pode enviar sua candidatura por e-mail é o fato de já conhecer o gerente de contratação. Talvez você já tenha trabalhado na empresa anteriormente ou tenha outra conexão que lhe deu a oportunidade de se candidatar diretamente. Nesse caso, você não quer que sua candidatura de emprego por e-mail pareça estar vindo de um completo estranho! Ajuste seu tom com base em seu relacionamento anterior para que sua carta de apresentação por e-mail pareça natural e amigável.

Principais conclusões

Embora você não queira que o gerente de contratação perca tempo lendo as mesmas informações em sua carta de apresentação por e-mail que estão incluídas na carta de apresentação anexada, vale a penas torná-las ligeiramente diferentes e aproveitar a oportunidade adicional de impressioná-lo.

  • Siga regras típicas para o conteúdo da carta de apresentação.
  • Inclua muitas das mesmas realizações, mas apresente-as de forma ligeiramente diferente.
  • Entenda que o tom de um e-mail pode ser um pouco mais caloroso e menos formal do que o de uma carta de apresentação.
  • Inclua todas as informações de contato e links sociais na seção de rodapé do e-mail (não na parte superior).
  • Escreva o nome do gerente de contratação se você conhecê-lo, mas tenha cuidado, pois outros podem acabar lendo-a.

Agora que você escreveu com sucesso uma carta de apresentação por e-mail, dê uma olhada em nossas cartas de apresentação testadas em campo. Esses modelos de carta de apresentação profissional seguem exatamente as “regras de carta de apresentação” que os empregadores procuram. 

Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo