O currículo de uma babá precisa transmitir a impressão de segurança, afeto e eficiência. Você espera conquistar a confiança da família e tranquilizá-los ao deixar seu filho com você, além de permitir seu acesso a detalhes pessoais de suas vidas.
O primeiro passo na elaboração do seu currículo de babá é entender quais seções incluir. Seu currículo deve conter os seguintes elementos:
Independentemente do uso ou não de agências de contratação, você precisa passar pelos sistemas de rastreamento de candidatos (ATS), que muitas agências e sites utilizam para eliminar currículos de candidatos menos qualificados. No entanto, se você estiver se candidatando diretamente a uma família, esse tipo de sistema não precisa ser uma preocupação. Contudo, é preciso, ainda assim, seguir nossas recomendações para montar um currículo eficiente.
Como você está ajudando a criar uma criança, sua abordagem para o currículo de babá deve ser diferente de outras carreiras mais formais. Sinta-se à vontade para ser criativo aqui. Você deve permanecer profissional, mas dê a si um pouco de margem para explicar por que será uma ótima babá.
A qualidade número um que qualquer profissional de cuidados infantis precisa ter é o amor pelas crianças. Seria um descuido não destacar isso na introdução do currículo, através de exemplos de como você diverte e trata as crianças na seção do documento que permite que você fale mais abertamente sobre a sua personalidade .
A introdução do currículo possui de duas a quatro frases. Lembre-se: você não está escrevendo uma biografia.
Essa área deve destacar seus sucessos profissionais, além dos atributos que farão as crianças respeitarem e gostarem de você e os pais confiarem no seu trabalho.
Use linguagem descritiva e alto astral, com verbos de ação fortes acompanhados da história de suas conquistas profissionais.
Babá experiente e confiável com mais de dez anos de experiência cuidando de crianças e de suas famílias. Habilidosa em fornecer os cuidados ideais para crianças desde 8 semanas de idade. Apresento um histórico comprovado de clientes satisfeitos, dispostos a recomendar meus serviços com grande satisfação. Estou disposta a assumir tarefas domésticas e trabalhar diretamente com os clientes para atender melhor às suas necessidades individuais.
Todo o seu trabalho com crianças, incluindo criar sua própria família, é relevante quando se trata de montar um ótimo currículo de babá. Mesmo que você esteja procurando seu primeiro emprego como babá, você pode ter experiências que mostrem seu comprometimento com a área.
Sua experiência profissional mostra às agências e aos pais que você leva seu trabalho a sério. Se você criou a sua própria família, este é um emprego em que você definitivamente deve destacar isso. Quais são seus maiores sucessos como pai/mãe? Considere adicionar essa experiência como um “emprego” e listar algumas de suas filosofias e conquistas na criação dos filhos.
Aqui os detalhes são essenciais. As descrições secundárias oferecem um pouco do seu estilo e criatividade. E também destacam você em relação aos demais. Certifique-se de continuar pensando nas palavras-chave que farão com que você supere os sistemas de rastreamento de candidatos (ATS) e chegue às mãos de uma pessoa. Em seguida, impressione com seus sucessos e realizações. Por exemplo, considere as vezes que você ajudou a regular a rotina de sono de uma criança ou auxiliou a melhorar suas notas.
Babá na Babás do Beabá, São Paulo
Setembro 2015 — Setembro 2019
Babá , Rio de Janeiro/RJ
Abril 2007 — Agosto 2015
Use a área de habilidades para dar às agências e aos pais a oportunidade de visualizar rapidamente todas as aptidões que você trará para o trabalho. Trabalhar com famílias requer a capacidade de entender e se relacionar com as pessoas, mas isso é apenas o começo.
Habilidades interpessoais, também conhecidas como soft skills, são importantes. Assim como as habilidades técnicas, que são conhecimentos específicos que você precisa para realizar seu trabalho.
Antes de finalizar a seção de habilidades, você deve fazer duas coisas:
É comum que se peça como requisito mínimo para um emprego de babá o diploma de ensino médio, mas muitos pais esperam mais. Se você fez cursos de educação infantil ou possui um diploma de nível superior, certifique-se de listá-los na seção de educação do seu currículo de babá.
Ter um curso ou diploma de bacharel em alguma área relacionada à educação, ou desenvolvimento infantil, aumentará sua atratividade como candidato. Muitas agências exigem cursos ou diplomas em áreas relacionadas ao cuidado infantil.
Caso possua uma formação superior, você pode excluir o diploma do ensino médio desta seção.
Cursos preparatórios A+, Curso de babá, Rio de Janeiro/RJ
Agosto 2012 — Maio 2014
Diploma do Ensino Médio, Colégio Santo Agostinho, Rio de Janeiro/RJ
Agosto 2007 — Junho 2011